O que é SAT?
O SAT é o Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico. Instituído pelo Ajuste SINIEF 11, de 24 de setembro de 2010, permite que os Estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo possam instituir o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-SAT), modelo 59, em substituição principalmente ao Cupom Fiscal emitido por equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, Modelo 2.
Em resumo seria: “É a SEFAZ dentro do estabelecimento”
Dados necessários para implantação
- Contratação/Ativação Comercial do módulo
- Configuração de ambiente.
- Dados da empresa Preenchido.
- Configuração tributária devidamente realizada.
- Usuário Mid-e
- Login supervisor Microvix
- Login Supervisor de consultor Microvix
- Equipamento SAT desbloqueado
- Cód de ativação do fabricante
- Impressora não fiscal se comunicando com o Windows
- Treinamento SAT
Comunicação SAT
A comunicação com o sat é realizada entre o Microvix X Mid-e que é um sistema da Linx.
O mid-e se comunica com o aparelho SAT (todos os fabricantes que estiverem homologados), e o SAT se comunica com o sefaz.
Caso o aparelho sat tenha algum problema ao se comunicar com o sefaz, o mesmo possui autonomia suficiente para autorizar ou não determinada venda. Uma vez autorizada pelo SAT o Sefaz assina em baixo.
è um pré requisito que o aparelho já esteja devidamente instalado e se comunicando com o aplicativo do fabricante.
Antes de iniciar Tenha em mãos:
É recomendados que tenha um bloco de notas com todas as informações baixo, para que a implantação fique agil e organizada.
Usuário Microvix, Portal e Empresa.
Ao realizar a contratação comercial de um novo cliente, é aberto uma OP e quando concluído o processo, enviado ao solicitante os dados de login e senha do novo portal do cliente, geralmente este login é microvix.nomedocliente, a informação ".nomedocliente" chamamos de sufixo. Caso este sufixo não esteja do agrado do cliente, o consultor poderá utilizar a ferraenta tolls para altera-lo.
Acesse o portal e identifique o numero do portal e empresa do cliente do cliente:
CNPJ:
O Cnpj deverá ser informado tanto nos dados da empresa, quanto também ao configurar o Mid. tendo ele me mão facilita o processo.
Usuários Mid-e e senha
Ao realizar a contratação comercial de um novo cliente, é aberto uma OP e quando concluído o processo, além de ativado o módulo comercialmente é enviado ao solicitante os dados de login e senha do novo portal do cliente, se na contratação tiver o módulo de NFCE e SAT, o backoffice faz a criação deste login, e envia ao solicitante.
O solicitante sempre receberá dois logins:
- Usuário.client = Deve ser utilizado para utilizado para implantação do Mid-e
- Usuário.portal = Deve ser utilizado para acessar o cadastro do cliente junto ao portal Mid-e
Acessar o Portal Mid com o usuário ".portal"
O acesso ao portal Mid-e pode ser utilizado para o consultor conferir uma serie de cadastros durante a implantação, e futuramente realizar a extração de arquivos XML em lote.
Para acessar o MID-e o usuário Cliente deverá acessar o Link do endereço do ambiente de Produção. http://mide.linxsaas.com.br/portal
Informar Usuário e Senha e clicar no botão Entrar. Sistema mostra a tela inicial.
PDV para TEF
O número do PDV para TEF é composto pela montagem das seguintes informações:
Portal + Empresa + PDV TEF
Portal: sempre com 4 dígitos, se o portal tiver apenas 3 informar um S na frente ex:
Portal com 4 digitos: 1035
Portal com 3 digítos: S837
Empresa: 01, 02, 03 ...
PDV para TEF: 01, 02, 03..
EX de numero de PDV para TEF: 10350101
Revisão de dados Iniciais
Antes de iniciar a implantação é necessário revisar os cadastros para evitar erros de rejeições na emissão de documentos fiscais.
Consulta de dados cadastrais no Sefaz
Acesse: http://www.sintegra.gov.br/
e selecione o estado da empresa:
No campo CNPJ insira o CNPJ da empresa, informe a imagem de segurança e clique em pesquisar:
Os dados que estiverem informados no Sefaz, devem ser os mesmos informados no Mid-e e no Microvix. Caso o cliente informe qualquer dado diferente, é necessário orienta-lo a solicitar a atualização junto ao sefaz.
Consulta de dados cadastrais no Microvix ERP
Ao acessar empresa> dados da empresa, se atente a todos os campos, principalmente ao CNPJ e razão social.
No Microvix a razão social não pode conter caracteres especiais como "/- &"
O endereço e regime de tributação dos cadastros devem ser o mesmo que cadastrado no sefaz.
Encontrando qualquer problema com o numero do CNPJ ou razão social, o consultor deverá acionar central de contratos para ajustar, deverá ser apresentado a tela de consulta no Sefaz para justificar o ajuste.
Consulta de dados cadastrais no Mid-e
Acesse: http://mide.linxsaas.com.br/portal
Informe o login e senha ".portal" disponibilizado ao cliente.
.
No Mid-e a razão social não pode conter caracteres especiais como "/- &"
O endereço e regime de tributação dos cadastros devem ser o mesmo que cadastrado no sefaz.
Clique em Mid-e Cliente Master, em seguida cadastro de terceiro, e clique na "Lupa" para pesquisar. Caso o cliente tenha mas de uma empresa (matriz e filiais) que usam SAT ou NFCE vai aparece setas para navegar entre os cnpjs cadastrados. Localize o CNPJ desejado e confira os dados. Encontrando qualquer problema com o numero do CNPJ ou razão social, o consultor deverá acionar central de contratos para ajustar, deverá ser apresentado a tela de consulta no Sefaz para justificar o ajuste.
Fuso Horário
Em estados que possuem fuso horário deve se tomar cuidado com as configurações do Windows.
No relógio do Windows clique "Alterar Configurações de data e hora"> alterar data e hora> escolha uma opção de acordo com a diferença entre o estado local e Brasília.
Consulte neste link o fuso horário de cada estado: http://www.apolo11.com/tictoc/fuso_horario.php
Veja qual é o fuso horário do seu estado, e selecione uma opção no relógio do Windows, pode ser que ao selecionar a opção o relógio fique com hora errada, se isso acontecer, salve mesmo assim em seguida clique em alterar data e hora coloque a hora correta - Reinicie o computador. Desta forma você está forçando o Windows a achar o fuso horário
No exemplo abaixo temos o caso de Manaus com uma diferença de 4h:
Desativar economia de energia da Porta USB
Acesse o gerenciador de dispositivo do Windows e desative a função de economia de energia.
Este procedimento impede que a porta USB do SAT “adormeça” por ociosidade e perca a comunicação.
Cadastros
É necessário alguns cadastros para que sejam utilizados durante a implantação.
Cadastro de Natureza de operação
Caso você ainda não tenha uma natureza de operação cadastrada para vendas, será preciso cadastrar.
Acesse: Faturamento> Cadastros Auxiliares> Natureza de operação.
Preencha todos os campos conforme orientações disponíveis aqui.
Cadastro de Série de Saída.
Faturamento>Cadastros Auxiliares>Serie Própria.
O número da série será indicado no equipamento.
Modelo: Cupom Fiscal Eletrônico
Cadastro de Pinpad
Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> NFc-e/SAT> Pinpad> cadastrar.
Numero de Serie deve ser verificado no equipamento.
•**Caso o cliente não use TEF não é preciso configurar
Cadastro de Estação (PDV)
Empresa>Parâmetros Globais> POS>Estações POS>Configurar.
Descrição: Formato amigável para identificar na instalação o POS exemplo: PDV caixa 1.
Modo Terminal: Se habilitado some as demais opções e ao instalar o POS fica somente como modo terminal. (Lançamento de DAV-Pré venda - consultas ferais)
Servidor TEF: Não alterar
Tipo de emissão: Selecione NFCE. Após selecionar o tipo de emissão ficará disponível para preenchimento somente a emissão que será utilizada.
Ativo: Marcar
Série: Informar a série cadastrada anteriormente.
No cadastro da estação não aparece as opções NFCe ou SAT
Somente as opções contratadas estarão disponíveis na listagem do cadastro da estação. Caso tenha contratado o Módulo de NFCE ou SAT, e o mesmo não estiver aparecendo significa que ainda não foi ativado comercialmente. neste caso o consultor de implantação deverá acionar a central de contratos para verificar o status da ativação.
Regras de tributação
As regras de tributação são definidas pelo sefaz. A seguir vamos conhecer as combinações permitidas para autorização de notas. No entanto são apenas sugestões, em caso de dúvidas contate o seu contador.
Combinações de Configuração tributária Simples nacional
As combinações abaixo são de acordo com o sefaz para empresas do Simples Nacional.
Exemplo para Simples Nacional - Tributado Integralmente (venda)
Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:
Exemplo para Simples Nacional – Substituição Tributária -ST (venda)
Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:
Combinações de Configuração tributária Lucro Presumido
As combinações abaixo são de acordo com o sefaz para empresas do Lucro Presumido.
Exemplo para Lucro Presumido - Tributado Integralmente (venda)
Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:
Exemplo para Lucro Presumido – Substituição Tributária-ST (venda)
Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:
Combinações de Configuração tributária Lucro Real
As combinações abaixo são de acordo com o sefaz para empresas do Lucro Real
Exemplo para Lucro Real - Tributado Integralmente (venda)
Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:
Exemplo para Lucro Real – Substituição Tributária -ST (venda)
Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:
Permissões de usuário.
Existem permissões de usuários que impactam diretamente na usabilidade do POS SAT.
Permissões de Usuários – Frente de Loja.
Empresa>Segurança>Configurar Usuários>Grupo Faturamento>Subgrupo Frente de Loja.
Para funcionamento do POS é necessário liberar as permissões para vendas.
Permissões de Usuários – NFC-e
Empresa>Segurança>Configurar usuários>NFC-e.
Além das permissões do subgrupo frente de loja e POS que também impactam na funcionalidade, ative as funções de NFCE.
Permissões de Usuários – POS
Empresa>Segurança>Configurar usuários>Grupo Faturamento>Subgrupo POS.
Parâmetros Restritos.
São parâmetros de acesso exclusivo do consultor ou suporte Linx.
Vincular Natureza de Operação
Acesse: Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento>
Neste campo é definido a Natureza de operação Padrão que será utilizada para vendas no POS.
Homologação tributária.
Em caso de implantação de novas lojas, é necessário realizar a homologação tributária fiscal logo após realizar todas as parametrizaçoes de tributação. Não é possível realizar vendas sem esta ativação.
Em caso de lojas que já existiam e está apenas alterando o POS, ou reinstalando não é necessário, pois já estrá habilitado.
Acesse: Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento> Homologação tributária fiscal> Marcar
Ativa/Desativa pré venda.
Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito>POS>
Somente marcar estas 2 opções se for aderente ao cliente, Ao ativar esta funcionalidade sempre que lançar o primeiro item na venda, o sistema irá perguntar se é uma pré venda ou DAV, se ambas tiverem desabilitadas a pergunta não será exibida o lançamento da venda é iniciado diretamente.
Configuração de inutilização de NFC-E/SAT.
Empresa> Parâmetros Globais> Faturamento - NFC-e
Preencher todos os campos. O não preenchimento causará erro no início da venda.
As informações de produto, vendedor e plano de pagamento podem ser aleatórias.
Em Natureza de Operação utilizar "Venda de Mercadoria" e CFOP "5102".
Configurações MID-e Client.
Ao instalar o pacote do instalador do POS automaticamente é instalado o Mid-e client na versão recomendada e homologada para uso no Microvix.
Iniciar Serviço
Abra O Menu do Windows e pesquise por: "Configurações" e siga os processos abaixo:
Inserir o CNPJ do cliente. Clicar em >>
Clicar em Iniciar Serviço.
Configurações de Acesso
Clicar em //localhost:8089/ ou copiar o endereço no navegador.
Informe o usuário e senha do Mid-e Cliente, em seguida clique em Login, o sistema fará uma validação nos campos e apresentará o retorno se os dados estão ok.
Após conexão com usuário MID-e o sistema estará pronto para vendas.
Histórico
Tela de consulta de histórico das operações realizadas pelo Mid-e Client
Mid-e - Contingência
Nesta tela pode ser observado as notas que estão em contingência, e alternar o modo Offline par sim ou não.
Recomendamos que fique sempre como não, para que os serviços fiquem on line, e que o modo contingencia entre apenas de forma automática.
Guarda Cfe SAT
Ficam armazenadas as notas que estão sob a guarda de dados do Mid-e
Mid-e - Emissores
Clique na aba “Emissores”, deverá listar o emissor e para qual módulo o mesmo está habilitado. Se ao acessar esta aba não aparecer nenhum emissor, ou não estiver setado o módulo correto (NFCE ou SAT) o consultor responsável pela implantação deverá entrar em contato com o suporte Mid-e, e Informar: “CNPJ/ Login Mid/ Print da tela/ Informação do que falta”
Configurações
Na aba “Configurações” preencha o tipo de emissão como “SAT”.
Em Fabricante: selecione a marca do seu aparelho SAT
Cód de ativação: Informe o cód de ativação do SAT fornecido pelo Fabricante
Não preencher os campos “Caminho XML” e “Caminho Danfe” Uma vez preenchido este campo esta informação deixa de ser enviada para armazenamento do banco Microvix que garante a segurança dos dados do cliente. E passa a ser armazenado na base local.
Estes campos devem ser preenchidos somente se utilizar o mesmo aparelho SAT para mais de um ponto de venda da mesma loja. Ou seja O SAT em rede.
Funções SAT
Em funções SAT Clique em “associar Assinatura”, para que o PDV envie ao Sefaz a informação de que o aparelho SAT será utilizado junto a um PDV Microvix.
Em seguida clique em : Consultar Status, apresentando a msg de Ativo o Mid-e está pronto para comunicação com o Microvix ERP.
Qualquer falha neste processo acione o Suporte Microvix.
Mid-e - Sobre
Nesta aba é possível identificar a versão atual instalada do Mid-e Client
SAT em REDE
É possível utilizar o mesmo equipamento SAT para mais de um caixa. Não há limites de caixa, no entanto quanto mais caixas estiverem usando menor será o desempenho de repostas. Lembrando que o equipamento SAT autoriza uma venda por vez.
Identificação do IPV4 do Computador Instalado o SAT Físico.
No computador em que estiver conectado o SAT abra o cmd do Windows e digite: ipconfig
Identifique o endereço do IPv4
Configurando No Mid-e
No computador em que o SAT será mapeado e não o que está instalado , Abra o Mid-e, na aba “Configurações” adicione a estação do SAT remoto e insira no campo “URL comunicação” a seguinte informação http:// IPV4 do computador que estiver conectado o SAT/ conforme exemplo abaixo.
Desta forma o SAT estará disponível em rede para ser utilizado pelas estações instaladas.
Teste de Comunicação da Rede 1:
Abra o cmd e digite o IP do computador que está instalado o SAT:
A resposta do CMD deve ser conforme abaixo, caso o CMD não consiga localizar o IP significa que há falha na rede.
Teste de Comunicação da Rede 2:
Em seguida abra o navegador de internet digite o IP completo, da mesma forma que você informou nas configurações do Mid (vide exemplo abaixo)
Caso a comunicação esteja ok, irá abrir o local host da página do computador que está instalado o SAT. Isso significa que a comunicação está ok.
Se apresentar algum erro de Internet significa que há falhas na rede.
Se no CMD abrir, e no IE não abrir, significa que o problema está apenas na liberação da porta 8089. Solicite ao técnico de informática da loja a liberação deste IP na rede ou no Modem. Caso não abra no CMD também é falha na comunicação da rede, e também deve ser acionado o técnico de informática.