A opção Manutenção permite o cadastramento dos Planos de Contas no sistema.
As contas a serem incluídas no plano serão determinadas pela empresa, conforme sua necessidade. Entretanto, para melhores resultados, deve-se observar o layout de plano aceito pelo Easy Linx. Nele as contas podem ser distribuídas em até três níveis, da conta geral às contas detalhadas. Veja exemplo a seguir.
Campo | Descrição |
---|---|
Conta | Código da conta. |
Conta Detal. | Código da Conta Detalhada, quando o plano de contas da empresa estiver em layout diferente do Easy Linx. |
Descrição | Descrição da conta. |
Conta Débito / Conta Crédito | Códigos das respectivas contas contábeis. |
Participa Demonstração do Resultado | Indica que os valores lançados para a conta poderão ser utilizados na Demonstração do Resultado do Exercício - DRE. |
Não Participa Pesq. Mov. Caixa | A marcação deste parâmetro indica que os valores lançados para a conta não serão somados ao Fechamento de Caixa. |
Previsão de Custo | As opções Setor e Centro de Custo estão associadas. Ambas fazem parte das configurações para utilização da função Previsão de Custo por Setor.
|
Importante
No preenchimento da Conta Mestra (1º Nível), o sistema irá exibir os campos Crédito e Débito para marcação. Defina qual opção a conta será parametrizada.
Está marcação define também as contas subsequentes (2º Nível e 3º Nível)
Para cadastrar novos Planos de contas, execute os passos a seguir:
- Clique em Novo.
- Informe o código da conta. Inicie o cadastro pelas Contas Mestras, em seguida cadastre cada uma das Contas Agregadoras e, por último, insira as Contas Analíticas.
- Informe a descrição para a conta.
- Realize as demais configurações.
- Clique em Confirmar para salvar o cadastro.