SUMARIO

O que é um arquivo de remessa e retorno?

  • O arquivo de remessa é um documento para efetivar o registro de um boleto. Ele é enviado às instituições financeiras para notificar a emissão de uma cobrança registrada. 
    Ele contém todos os dados necessários sobre determinada cobrança que permitem registrar ou dar baixas em cobranças, impostos, pagamento de títulos e folha de pagamento.
    Se sua empresa utiliza boletos como forma de pagamento, é imprescindível que no momento da emissão eles estejam acompanhados por um arquivo de remessa para assegurar o registro dos documentos nos bancos e garantir a correspondência correta entre a organização, o pagante e o banco.
    Já o arquivo de retorno é o documento que o banco retorna para você, após o processamento das informações do seu arquivo de remessa. 

Requisitos

  • Antes de utilizar o processo de remessa e retorno, verifique se o banco encontra-se nos padrões do EMSys.
CNAB - Cobrança/Pagamento/R. Cheques/Extrato - EMSys

Cadastro de Cobrança Bancária

Faça o cadastro da cobrança bancária antes de gerar o arquivo, acesse o menu: Gerencial → Financeiro → Cadastro Cobrança Bancária.

Dados de Cobrança

O preenchimento deve ser realizar conforme a necessidade e os dados da Cobrança.

  1. Dados do Banco.
  2. Selecionar o Formato do arquivo conforme o CNAB do Banco.
  3. Informe as opções necessárias para este cadastro de cobrança que será salvo.
  4. Faça o preenchimento dos campos, depois o sistema fará atualização automaticamente.
  5. Após a utilização do cadastro de cobrança para geração das remessa, o sistema irá preencher os campos automaticamente de acordo com a Última Remessa.

Configurações

Nas Configurações faça o preenchimento de alguns campos.

  • Para empresas que possuem filiais e precisam gravar todos os arquivos gerados, selecione a opção Gravar na Matriz.
  • Faça o preenchimento dos campos Local da remessa e Local do Retorno, informando o diretório que será salvo os arquivos.
  • Data de Liquidação: selecione a opção para salvar a data de liquidação dos títulos considerando o dia que teve o Movimento ou no dia da geração Arquivo.
  • Escolha a opção da Multa, e preencha o valor.
  • Informe os Dias para a Baixa.
  • Tipo Cobrança Remessa: Está informação é considerada Padrão durante a geração dos arquivos, ao selecionar o banco no Menu Gera Arquivo Cobrança o sistema fará o preenchimento automaticamente.

Remessa

Para gerar o arquivo acesse o menu: Gerencial → Financeiro → Banco → Remessa → Remessa de Cobrança

Títulos

  1. Dados de Cobrança: Informe o Banco no qual receberá este arquivo gerado no EMSys, para efetuar a cobrança dos títulos.
  2. Faça o preenchimento dos campos Tipo de Cobrança, Classe de Cliente, Sacado, Data de Emissão e Data de Vencimento. No campo Desc. Duplicata é para selecionar somente para os arquivos que precisam aplicar um desconto, antes é necessário fazer o cadastro do desconto selecionando os títulos antes de fazer a seleção no caminho: Gerencial → Financeiro → Desconto de Duplicatas. As opções precisam ser selecionadas de acordo com a necessidade do usuário de acordo com cada arquivo Gerado, são elas "Gerar nosso número para os títulos que já foram inclusos em remessas anteriores, Somente títulos que não forma gerados em remessas anteriores, Gerar XML das NF-e referente aos títulos, Somente Títulos com Nosso Número".
  3. Antes de selecionar os Títulos é preciso fazer a pesquisa deles, selecione o filtro e o Tipo de Título depois clique em Pesquisar Títulos.

Após a pesquisa selecione os Títulos que faz parte do arquivo que será gerado.

Ocorrências

  1. Faça a seleção dos títulos conforme cada situação e clique no sinal + para incluir.
  2. Selecione o Tipo de Cobrança, a opção Tipo Cobrança Remessa é padrão conforme foi cadastrado porém tem possibilidade de alterar.

Pronto agora é preciso encaminhar para o banco e fazer importação para efetuar os pagamentos necessários.


  • Sem rótulos