No cadastro de Produto, localizado no menu Cadastro, são apresentados os dados de preço para visualização :
- A função Formar Preço de Venda estará disponível após cadastro do produto;
- Os valores apresentados em preço será por filial;
- O usuário visualizará apenas as filiais que tem acesso liberado.
Formar Preço de Venda
Ao clicar em o usuário poderá simular e/ou formar um novo preço de venda.
Disponível para produtos cadastrados.
Preço atual
As informações apresentadas somente como leitura e são os valores atuais aplicados e apresentados em cadastro do Produto - Preço:
- Preço de custo atual,
- Índice markup atual,
- Preço de venda atual.
- Valor de lucro atual,
- e % Margem de lucro atual.
Figura 02 - Valores atuais
Simular novo preço de venda
Esses campos serão apresentados bloqueado, para editar clique em , com a confirmação da edição pelo usuário, o sistema irá recalcular todos os valores para simular novo preço de Venda:
- Novo preço de custo,
- Novo índice markup,
- Novo preço de venda,
- Novo valor de lucro,
- e % Nova margem de lucro.
Figura 02 - Simulação preço de venda
Algumas regras sobre a formação de preço de venda:
- Novo Preço de Custo
- NÃO permite que o usuário edite o valor de "Novo Preço de Custo" se o valor for > 0,00, motivo é por que o cálculo é feito pelo sistema a partir da entrada, de formar a garantir histórico formador Custo.
- Será permitido editar o Novo Preço de Custo quando o valor for = 0,00, exemplo compra de produto rural que não possua Nota de entrada.
- Novo índice Markup: permite que o usuário altere o valor de Novo índice Markup, e se editado:
- NÃO recalculará o Novo Preço de Custo
- Calculará o Novo Preço de Venda (Novo Preço de Custo x Novo índice markup)
- Calculará o Novo Valor de Lucro (Novo Preço de Venda - Novo Preço de Custo)
- Calculará o Novo % Margem de Lucro Atual [{ (Novo Preço Venda - Novo Preço de Custo) / Novo Preço venda } * 100 ]
- Novo Preço de Venda: permite que o usuário edite o valor de Novo Preço de Venda, e se editado:
- NÃO recalculará o Novo Preço de Custo
- Calculará o Novo Valor de Lucro (Novo Preço de Venda - Novo Preço de Custo)
- Calculará o Novo % Margem de Lucro Atual [{ (Novo Preço Venda - Novo Preço de Custo) / Novo Preço venda } * 100 ]
- Calculará o Novo índice markup { 100 / ( 100 - % nova margem de lucro Atual) }
- Novo Valor de Lucro: permite que o Usuário Edite o valor de Novo valor de Lucro, e se editado:
- NÃO recalculará o Novo Preço de Custo
- Calculará o Novo Preço de Venda (Novo Preço de Custo + Novo valor de Lucro)
- Calculará o Novo % Margem de Lucro Atual [{ (Novo Preço Venda - Novo Preço de Custo) / Novo Preço venda } * 100 ]
- Calculará o Novo índice markup { 100 / ( 100 - % nova margem de lucro Atual) }
- Novo % Margem de Lucro: permite que o Usuário altere o valor de Novo % Margem de Lucro e se editado:
- NÃO recalculará oNovo Preço de Custo
- Calculará o Novo índice markup { 100 / ( 100 - % nova margem de lucro Atual) }
- Calculará o Novo Preço de Venda (Novo Preço de Custo x Novo índice markup)
- Calculará o Novo valor de Lucro Atual (Novo Preço de Venda - Novo Preço de Custo)
Histórico do Preço de Custo
Ao clicar em o usuário poderá visualizar os documentos de entrada e valores que compõem o Preço de Custo do Produto.
Figura 03 - Simulação preço de venda
- Produto: descrição do produto selecionado,
- Valores considerados na formação: apresenta a configuração realizada em Custo e Preço, podendo ser Última entrada do Grupo de preços ou Média do Grupo de Preços.
- Valor total Custo: (Valor un bruto x quantidade ) + (variáveis desconto, frete, seguro, despesas, IPI, ICMS ST, FCT ST, Crédito ICMS, Crédito PIS, Crédito COFINS) conforme configuração Preço de Custo.
- Quantidade: soma quantidade itens de todas as notas listada na tela
- Preço de Custo UN - Média: Preço de Custo conforme a média entrada das filias do grupo, considerando últimos 90 dias.
- Preço de Custo UN - última entrada: Preço de Custo conforme a última entrada.
Preço de Custo
O Preço de Custo é diferente de Custo, Custo Médio, CMV realizado na entrada que é para efeito Fiscal, outros relatórios gerenciais.
Não será permitido que o usuário altere, manipule o preço de custo, pois sua formação é feita pelo sistema.
Para formação do Preço de Custo é Considerado:
- Notas Fiscais da operação Compra Entrada ;
- Não considerara entradas bonificadas com CFOP 1910, 2910, 5910 e 6910;
- Considerado por CFOP, porque na operação Entrada Mercadoria pode receber CFOP Bonificação e Revenda na mesma nota, mesmo produto.
- Considerar todas as lojas do grupo de Preço;
- Formação Preço de Custo conforme definido em configuração Preço.
- Variáveis de Custo conforme definido em configuração Preço.
Figura 04 - Preço de custo
Para fórmula do Preço de Custo os valores: desconto, frete, seguro, despesas, IPI, ICMS ST, FCP ST, Crédito ICMS, Crédito PIS, Crédito COFINS, são considerados em valor unitário, Exemplo: (valor de desconto / quantidade de itens na nota) , ( valor do ICMS ST / quantidade de itens na nota)
Conforme a filial logada, será apresentado o histórico de entrada do produto, de todas as filiais pertencente ao grupo de preço desta filial.
Considerar o histórico do período dos últimos 90 dias, isso quando histórico a partir da tela cadastro Produto, para Precificação 90 dias é a sugestão, pois caso utilize média para um período longo, o preço médio será baixo e não terá um preço de venda assertivo.