Nesta rotina são gerados os aquivos de remessa contendo informações sobre os pagamentos que a empresa deseja efetuar: para quem, de que forma, quando e quanto. No dia agendado, o banco liquida os compromissos e envia à empresa um arquivo de retorno contendo as faturas que foram pagas, para que o usuário possa processar a baixa em lote destas faturas.
Ao acessar a rotina, estarão disponíveis os seguintes filtros:
- Período: filtra por data de vencimento ou data de emissão das faturas. Serão respeitados todos os filtros escolhidos para a pesquisa, porém somente os que se encaixam na data de início e final do vencimento serão exibidos.
- Formato/Configuração: será possível escolher qual conta pagadora será utilizada, consequentemente, também determina qual banco receberá o arquivo;
- Formas de pagamento: deve ser selecionada a forma de pagamento;
- Empresa p/ filtro das faturas: determina a empresa cujas faturas serão apresentadas;
- Empresa p/ geração do arquivo: determina a empresa cujos dados serão utilizados;
- Formas de Lançamento: determina a forma de lançamento. As formas podem variar de acordo com o que estiver selecionado no campo "Formato/Configuração";
- Tipos de Serviço: deve ser selecionado o tipo de serviço;
- Data do Pagamento: permite determinar em qual dia o banco efetuará o pagamento do título:
- Data do vencimento;
- Data Específica: ao selecionar este filtro, será exibido um campo para que o usuário insira a data específica para a pesquisa.
Tela de filtros da rotina de geração de arquivos de remessa
Nota
A influência do campo "Forma de Lançamento" sobre a listagem de faturas acontecerá da seguinte maneira:
- Crédito em Conta Corrente: somente serão listadas faturas nas quais a conta principal do fornecedor for pertencente ao mesmo banco que a conta pagadora. Para mais informações vide manual Faturamento/Financeiro.
- DOC / TED, TED – Outra Titularidade, TED – Mesma Titularidade ou Doc Compe: serão listadas as faturas cuja conta principal do fornecedor não for pertencente ao mesmo banco que a conta pagadora;
- Liquidação de Títulos do Próprio Banco: serão listadas as faturas cuja linha digitável for pertencente a um título do mesmo banco que o da conta pagadora;
- Pagamento de Títulos de Outros Bancos ou Títulos de Terceiros: serão listadas as faturas cuja linha digitável for pertencente a um título de qualquer banco que não seja o da conta pagadora;
- TED, Cheque OP (Ordem de Pagamento) ou Crédito em Conta Real Time: serão exibidas todas as faturas do período informado, pertencentes ou não à conta pagadora.
Ao clicar em Listar Faturas, serão exibidas todas as faturas que se encaixaram nos filtros anteriormente inseridos. O usuário poderá selecionar as faturas manualmente, ou utilizar o ícone para selecionar todas. Nesta tela também será possível alterar o status das faturas.
Listagem de faturas
Nota
Para que sejam exibidas faturas ao gerar a listagem é necessário que:
- A linha digitável das faturas esteja preenchida;
- No cadastro de Clientes/Fornecedores na aba "Faturamento/Financeiro" tenha pelo menos um banco cadastrado.
Ao confirmar, o usuário será direcionado para a tela de confirmação de dados, para conferir as informações de: Banco, Agência, Conta Corrente, Tipo de Serviço, Fatura/Empresa, Emissão, Doc./Série, Vencimento, Valor da Fatura e Cliente.
Conferência de dados
Conferidos esses dados, basta clicar no botão "Clique aqui para fazer o download do arquivo de remessa" que o arquivo será baixado.
Download do arquivo
Nota
Para utilizar esta rotina, o usuário deve possuir a permissão Cobrança Eletrônica configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > grupo Financeiro - Contas a Pagar > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Pagar.