Introdução

Este manual irá te orientar sobre como gerar SPED ECD – Escrituração Contábil Digital.


Apuração do Resultado do Exercício

Antes de gerar o SPED Contábil, o resultado do exercício deverá ser apurado (encerramento das contas de resultado). Para isso, é necessário entrar na tela Apuração de Resultado, através do seguinte caminho: Gestão < Fechamento de Período.

O sistema abrirá a tela abaixo:

Deverão ser preenchidos os campos Empresa e Período e logo em seguida clicar em Pesquisar:

O sistema retornará os saldos de todas as contas de resultado que foram movimentadas durante o ano. Será necessário preencher o campo Conta Resultado (será a conta de apuração do exercício) e Conta Passivo (será a conta de lucros ou prejuízos acumulados no Patrimônio Líquido):

Agora basta clicar em Executar para finalizar a apuração.

Aviso Importante

É importante lembrar que após realizar essa apuração, o usuário deverá conferir se o ativo e o passivo estão iguais e se as contas de resultado no período em questão estão sem saldo (através do balancete).

 Obs.: Este processo deverá ser realizado em cada uma das empresas ativas.


Criação do Diário Geral

Para criar o Diário Geral, o usuário deverá entrar na tela Cadastro de Livro Diário, através do seguinte caminho: Gestão < Diário Geral.

Em seguida, deverá preencher os seguintes campos:

  • Número do Diário Geral;
  • Data de Abertura;
  • Data de Encerramento;
  • Representante Legal;
  • Contador Responsável.

Agora basta incluir o Diário Geral clicando no símbolo (+), contido no canto superior esquerdo da janela.


Criação dos Demonstrativos Contábeis

Os demonstrativos contábeis que vão compor o SPED Contábil são: o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado do Exercício. Para criá-los, entre na tela Compositor de Demonstrações, através do seguinte caminho: Plano de Contas < Compositor de Demonstrações.

Demonstração de Resultado

Irá abrir a seguinte tela abaixo. Para criar a estrutura de Demonstração de Resultado, verifique se o “Tipo” está selecionado como DRE. Após a verificação, clique no símbolo (+) para adicionar a estrutura.

Informe o nome desejado para a demonstração e depois, clique em "Ok".

Certo, a demonstração está criada. Agora, vamos copiar a estrutura do seu Plano de Contas para a nova DRE. Para isso, clique com o botão direito do mouse no canto esquerdo da tela e selecione a opção "Copiar Estrutura do Plano de Contas":

Após isso, a estrutura das Contas de Resultado de seu Plano de Contas já estará copiada.

Importante

Agora, apenas para os Planos de Contas que possuem mais de um Nível 1 nas contas de Resultado, como o nosso exemplo demonstra, precisamos adicionar um novo grupo para que fique de acordo com a estrutura exigida pela Receita Federal para a correta validação do arquivo SPED ECD.

Clique novamente com o botão direito do mouse no canto esquerdo da tela e selecione a opção "Adicionar Grupo":

Este novo grupo deverá ter o nome "RESULTADO DO EXERCÍCIO". Preencha-o, marque a caixinha "Inserir no 1º Nível", selecione a Natureza e em seguida clique em "Ok".

O novo grupo irá aparecer abaixo dos outros, como pode-se observar abaixo:

 Para movê-lo para cima, clique uma vez sobre ele com o mouse. Em seguida, segure a tecla Shift do teclado e tecle a seta para cima junto, até que chegue no topo da estrutura, dessa forma:

Agora, precisaremos mover os principais grupos (RECEITAS; CUSTOS E DESPESAS; e CONTAS DE APURAÇÃO) para ele, para que possa ficar como grupo principal. Para isso, clique e segura sobre cada um dos grupos, um por vez, e arraste-os para o grupo "RESULTADO DO EXERCICIO":

Está feito!

A estrutura ficará dessa forma:

Para finalizar, basta clicar no Disquete "Gravar Estrutura":


Balanço Patrimonial

Para criar o Balanço Patrimonial, basta seguir os passos anteriores, lembre-se apenas de alterar o campo Tipo para Balanço:

Dica Útil

Recomendamos que ao finalizar a criação das duas estruturas, confira se os saldos estão de acordo com os saldos do balancete.


Alterações dos Tipos das Contas

O tipo das contas do Plano de Contas sempre deverá ser verificado antes de gerar o SPED Contábil, pois podem ocorrer erros ao tentar validar o arquivo. 

Para alterar os tipos de contas, o usuário primeiramente deverá entrar na tela Alteração Tipo Conta SPED, através do seguinte caminho: Arquivos Contábeis < SPED < Opções < Tipo Conta SPED:

Irá abrir a seguinte tela. Todas as contas do plano de contas devem estar parametrizadas com o tipo correspondente, como nos exemplos abaixo:

Aviso Importante

Se houver a necessidade de parametrizar, basta selecionar o Nível desejado, o Tipo desejado, marcar todas as contas e clicar em Atualizar Contas.

Amarração do Plano de Contas Referencial

Para fazer a amarração das contas, entre na tela Vincular Plano Referencial, através do seguinte caminho: Plano de Contas < De-Para < Vincular Plano Referencial:

Irá abrir a janela abaixo. No quadro do lado esquerdo está o Plano de Contas definido pelo Contador e no quadro do lado direito está o Plano de Contas Referencial.

Para fazer a amarração de determinada conta, clique e segure sobre conta do quadro direito e arraste ela para a respectiva conta do quadro esquerdo. Após soltar, a conta ficará verde:

Aviso Importante

Deve-se usar a Versão “2” do Plano de Contas Referencial.

Todas as contas do quadro esquerdo deverão ser amarradas para que não gere erros no SPED Contábil.

Após amarrar todas as contas clique no botão Gravar Estrutura, contido no canto superior direito da janela.



Geração do Arquivo SPED ECD

Para gerar o arquivo, será necessário entrar na tela SPED, através do seguinte caminho: Arquivos Contábeis < SPED < SPED ECD:

Aviso Importante

O usuário deverá escolher a opção do ano correspondente ao exercício de entrega do arquivo. Exemplo: SPED ECD que deverá ser entregue em 2020 com as informações do ano-calendário de 2019, escolher a opção SPED ECD 2020.

Irá abrir a janela abaixo. 

Nela, será necessário preencher os seguintes campos:

  • Local onde será salvo o arquivo;
  • Número do Diário Geral criado;
  • Situação Especial;
  • Qualificação do Representante;
  • Porte;
  • Tipo da Instituição;
  • Tipo da ECD;
  • Código do Demonstrativo de Resultado do Exercício;
  • Código do Balanço Patrimonial. 

Após o preenchimento das informações, basta clicar em Gerar SPED.


Validação

Após gerar o ECD, abra o validador da Receita Federal e importe o arquivo. Com o arquivo importado, verifique os possíveis erros e advertências.

Caso não haja erros, basta validar e transmitir o arquivo.

  • Sem rótulos