Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

As contas correntes são utilizadas para registrar movimentações financeiras (débito e crédito). Temos também contas do tipo Caixa como a conta ‘financeiro’ que geralmente são utilizadas para a conta de TESOURARIA da empresa e contas do tipo Cobrança para serem utilizadas como portador na cobrança de crediário. 


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

Para acessar a ferramenta ‘Contas Correntes’ é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso. 

Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Cadastro das Contas Correntes: 

Acessar: Acesso a tela de cadastro de contas correntes sem visualizar detalhes.
Modificar: Permite criar uma nova conta corrente ou alterar uma existente.
Relatórios: Permite a impressão da listagem das contas correntes.


Acessar e conhecer a tela da conta corrente

Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro, Cadastros e Configurações e clique na opção Contas Correntes: 


Será exibida a tela com as contas já existentes. Existem 3 contas fixas do SetaERP: 

FINANCEIRO: geralmente utilizada para a tesouraria que centraliza as entradas do dinheiro recebido das movimentações dos caixas da Loja. 

CAIXA: é uma conta fixa do Sistema, um CAIXA GERAL que agrupa todos os lançamentos dos caixas (não precisa ser controlado). 

BAIXA COMPENSAÇÃO DE TÍTULOS: é uma conta fixa do Sistema, utilizado para algumas operações financeiras (também não precisa ser controlado). 

Código: É um texto ou número que representa o código da conta corrente

Descrição: É o nome dado a conta corrente cadastrada

Conta: É o número da conta cadastrada

Tipo: É o tipo da conta cadastrada, pode ser: Caixa, Banco ou Cobrança

No menu lateral tem o botão de:

Incluir: permite cadastrar uma nova conta corrente

Configurar Pix: Permite realizar a configuração da chave pix por empresa

Imprimir: Permite visualizar e imprimir todas as contas cadastradas até o momento. Você poderá ver o código, descrição, tipo, banco, agência, posto, conta, empresas que usam a conta e se está ativo ou não.

Incluindo uma nova conta

Acesse o retaguarda > financeiro > cadastros e configurações > contas correntes > incluir

Para adicionar uma conta corrente simples, que não emite boletos, informe os campos:  

- Descrição (informe uma descrição que seja fácil de identifica-la, se você tem mais de uma loja e cada loja possui uma conta diferente, pode colocar o código da loja na frente do nome, por exemplo ‘Bradesco L02’. Mas se todas as lojas utilizam a mesma conta, pode apenas colocar o número da conta na frente para ajudar na identificação, ex ‘Bradesco 1234-6’). 

- Razão Social/Nome:  Pode inserir o nome fantasia da empresa ou razão social

- Nome do Banco: Nesse campo você pode selecionar um banco cadastrado em retaguarda, financeiro, cadastro e configurações, instituição financeiras. Ao clicar nesse campo irá aparecer uma lista com todos os bancos cadastrados.

- Tipo de conta: Selecione uma das opções (Caixa, Banco ou Cobrança)

  • Você pode também criar uma conta do tipo Cobrança, para utilizar como portador na tela de Cobrança do crediário. Para criar essa conta basta selecionar o ‘Tipo de Conta Cobrança;
  • Para grupos de loja, é possível cadastrar mais de uma conta para gerenciar os valores de caixa, você pode criar uma conta Financeiro para cada loja, assim, quando uma loja fizer o fechamento de caixa, o valor do caixa dela vai todo para a conta específica da sua loja (nesse caso a conta deve ser vinculada a loja na tela de Cadastro de Empresas). Mas se seu controle for todo agrupado, e o dinheiro do fechamento de todas as lojas vão para o mesmo lugar, pode deixar apenas uma conta de financeiro mesmo. 

    Para criar essa conta, selecione o ‘Tipo de Conta’ Caixa: 


- Nº da Agência: É o número da agência da conta corrente

- Nº da Conta: É o número da conta corrente 

- Limite Cheque Especial: É o limite do cheque especial

- Na listagem Empresas Ativas, marque a qual(is) loja(s) pertence(m) essa conta. 

Os demais campos você pode preencher para a configuração do boleto: (para mais informações sobre a configuração de boleto, você pode olhar nosso manual sobre emissão de boletos). 

- Nº do Posto: Alguns estabelecimentos bancários necessitam da informação do posto a que pertencem, este Posto é a região a que a agência bancária está inserida, esta informação é utilizada por exemplo para os bancos cooperativos como Sicredi e Sicoob. 

- Código do Cedente: Código referente a conta corrente que está cedendo a emissão do boleto. 

- Convenente líder: código de contrato de emissão de boletos entre bancos, quando o seu banco usa o serviço de outro banco para emitir boletos. 

- Nº do Convênio: Código referente ao convênio estabelecido com o banco para a emissão dos boletos. 

- N° da cooperativa ou agência: número da cooperativa ou agência. 

- Código de Cobrança: código da cobrança. 

- Carteira: Modelo de cobrança que será utilizado. 

- Sequência NN: Código para gerar o sequencial numérico dos boletos. 

- Convênio/Contrato: Código referente ao convênio ou contrato estabelecido com o banco para a emissão dos boletos. 

- Taxa de Emissão de Boleto: Caso o lojista opte por cobrar alguma taxa por gerar o boleto ao cliente o valor em R$ deve ser informado. 

- Percentual de juros ao mês: Se houver taxa de juros sobre atraso, deve-se informar neste campo para que seja calculado no momento do pagamento. 

- Percentual de multa por atraso: Havendo taxa de multa a mesma deve ser informada, a taxa de multa é calculada por dia de atraso. 

- Local de Pagamento: Deve-se informar conforme orientação da agência bancária, é a informação que consta qual seria o local indicado para o pagamento do boleto. EX: Pagável em qualquer banco até o vencimento.  

- Instruções Boletos: Informação para o caixa bancário no momento da liquidação do boleto, como por exemplo: não receber após 60 dias do vencimento. 

- Fornecedor: Pode informar um dentre os fornecedores cadastrados no seta ou cadastrar um novo clicando na lupa.

Existem duas opções de seleção: "Emite Boletos" e "Registrado via remessa". No entanto, é importante notar que o botão "Registrado via remessa" somente estará disponível para ativação quando o botão "Emite Boletos" for escolhido. O acionamento do botão "Emite Boletos" indica o desejo do cliente de homologar essa conta corrente para a emissão de boletos.

Nessa tela ainda temos os campos que tem as Informações para utilização do Pix Fácil

Tipo de Chave Pix: Selecione uma opção dentro de uma listagem de itens: CNPJ, CPF, Email, Telefone, Chave Aleatória

Taxa de serviço do banco:  % utilizado para calcular o valor do serviço do banco na utilização do Pix

Chave Pix: É o campo que deve ser informado a chave pix conforme a seleção marcada na opção Tipo de Chave Pix

Também tem uma caixinha que você pode marcar, se quiser. Está escrito 'Marcar para receber pagamentos Pix automaticamente'. Se você marcar essa caixinha, todas as vezes que receber dinheiro via Pix na sua conta, isso vai ser registrado automaticamente. Se você não marcar, isso não vai acontecer.

Ah, e tem um botão chamado "Desativar" que serve para parar de usar a conta.

  • Sem rótulos