No dia 04/07/2017 foi realizada uma transmissão ao Vivo com o Tema "SAT e suas funcionalidades"
Objetivo:
- O que é SAT
- Equipamentos homologados
- O que é MID-e
- Comunicação SAT
- Consulta na Sefaz e impressão SAT
- Impressoras homologadas e Sistemas Operacionais Compatíveis
- Quantos dias o SAT opera sem internet
- Contingência
- Obrigações Fiscais
- Informações Gerais
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Como acessar o Mid-e e fazer o Download de XML? Clique aqui e assita o treinamento.
PPT - Transmissão ao Vivo
FAQ - Perguntas e Respostas durante a Transmissão:
1- Quantos dias o SAT Opera sem Internet?
R: Até 10 dias, após este período é necessário conectar um cabo de rede no SAT, com internet para que seja feita a transmissão dos dados.
2- O SAT pode ser usado mesmo nos estados em que não é obrigatório?
R: Não. Deve ser utilizado somente nos estados que possui obrigatoriedade. O contador da loja deve orientar se possui ou não esta obrigatoriedade.
3- A partir de quando será obrigatório o uso do SAT?
R: É necessário consultar o contador para estar seguro de sua data de obrigatoriedade.
4- Como consigo saber se o SAT não está enviando para o Sefaz?
R:No POS não tem nenhuma indicação visível, caso o seu aparelho SAT esteja sem conexão com a internet, as vendas ficam armazenadas na sus memória temporária, e assim que reconectado todas as vendas são enviadas simultaneamente. Sempre que há internet esta conexão ocorre em tempo integral. Uma outra forma seria acessando o Mid e pesquisando pelo documento. Se o mesmo não for encontrado no Mid, indica que o Sefaz ainda não recebeu o documento. Se o mesmo for encontrado no Mid, indica que o Fefaz já recebeu o documento.
5- Possuo dois Sats em loja, porém um deles não está respondendo aos testes. Pode ser problema da porta USB?
R: Sim, Em situações como estas recomendamos sempre que entre em contato com o suporte a clientes para fazer uma análise precisa, evidenciar ou descartar algum problema no POS, e te orientar com a solução.
6- Como o cliente identifica se o cupom está ativo ou cancelado?
R:Na impressão do Cupom (extrato) possui um endereço e um cód de XML. Se o cliente acessar o site do sefaz informado e inserir este cod, estará disponível o status atual deste documento. Por isso caso tenha cancelado o documento por algum motivo, é necessário entrar em contato com o cliente para entregar o novo documento emitido.
7- Quando acontece o erro de comunicação com o SAT pelo POS o problema seria do USB ou da REDE?
R: Na grande maioria das vezes no USB. Em situações como estas recomendamos sempre que entre em contato com o suporte a clientes para fazer uma análise precisa, evidenciar ou descartar algum problema no POS, e te orientar com a solução.
8- O que seria o Token?
R: Em algumas regiões também é chamado de CSC, é um código gerado pelo Sefaz, para implantação de Nfce, um item obrigatório.
9- Minha loja está cadastrada em um CNPJ, talvez eu precise trocar para outro CNPJ, existe algum custo para fazer o repasse do SAT ?
R: Quando há troca de CNPJ de uma empresa, é necessário que acione seu Gerente de Relacionamento, para seguir com os procedimentos para alteração do seu CNPJ também no ERP Microvix e demais módulos (EX: TEF/Conciliador). Quanto ao processo de troca no aparelho é necessário acionar o fabricante.
10- Para migrar o Sistema atual para o SAT, temos manual para fazer?
R: Atualmente ao contratar o módulo é necessário contatar também a ativação que é feita por um consultor de implantação.
11- Como funciona o cancelamento de Venda no SAT?
R: De acordo com o Sefaz, cancelamento é quando o cliente não saiu da loja com a mercadoria, a partir do momento que o cliente sai da loja e volta, caracteriza-se devolução. Por este motivo o Sefaz determina o prazo de até 30minutos após a venda para o cancelamento. Após este prazo é necessário fazer uma nota de devolução.
Diferente de Cupom fiscal, que permite cancelar apenas o último, o SAT permite o cancelamento de qualquer documento que esteja no prazo de 30m.
12- Quando acontece de depois de uma venda no SAT fica saindo um documento de estorno de venda?
R: Caracteriza-se como um erro sistêmico. Em situações como estas recomendamos sempre que entre em contato com o suporte a clientes para fazer uma análise precisa, evidenciar ou descartar algum problema no POS, e te orientar com a solução.