Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

1 Conceito

A rotina de devolução do Linx Postos AutoSystem permitirá registrar a entrada de produtos devolvidos, a saída de produtos a devolver, e ainda a devolução de aferições. É possível também gerar relatórios dessas movimentações.

2 Requisitos

Para utilizar a rotina de devoluções é necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

3 Configurações

Por padrão todas as configurações vem com o valor Não, isto significa que não será permitido executar as ações sem autorização/permissão. Para configurar as permissões acessar os caminhos citados abaixo, marcar Sim caso desejar permitir que o Grupo de usuários execute a ação e Não caso desejar bloquear o acesso a estas ações. No módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de Usuários, habilitar as permissões:

  • Estoque > Devolução de produtos ao fornecedor;
  • Estoque > Devolução de produtos no estoque por clientes;
  • Estoque > Aferição;
  • Movimentação de Produtos > Lançamento de devolução ao fornecedor;
  • Relatórios > Relatórios de aferições;
  • Relatório > Relatório de devolução ao fornecedor.

3.2 Motivo de Movimentação


Para realizar as devoluções será necessário cadastrar previamente um Motivo de Movimentação do tipo Devolução ao Fornecedor e outro do tipo Devolução de Venda. Para tal, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivo de Movimentação. Clicar no botão Novo, e preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo da movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta em que o valor será debitado; 
  • Conta creditar: informar a conta em que o valor será creditado; 

O parâmetro Tipo movto permitirá selecionar as opções:

  • Devolução a fornecedor: permitirá realizar devoluções aos fornecedores;
  • Devolução de compra consignada: permitirá realizar devoluções de compras consignadas;
  • Devolução de venda: permitirá realizar devoluções de venda.


Os demais campos, são cadastrados opcionalmente.




3.3 Natureza de Operação

Para clientes que possuírem o módulo NF-e ativo, será necessário cadastrar previamente uma Natureza de Operação do tipo Devolução de Compra, Devolução de Venda e Devolução de Aferição. Para tal, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Natureza de Operação.


Clicar no botão Novo e em seguida, preencher os campos:

  • Nome: informar o nome da natureza de operação;
  • Tipo Operação: informar o tipo da operação. No caso das devoluções ao fornecedor, o tipo da operação será de saída e no caso de devoluções de vendas e aferições, será uma operação de entrada, conforme segue a imagem abaixo: 

   
 Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar.



4 Funcionalidades

A rotina de devolução é dividida em três opções: Devolução de aferição, Devolução a fornecedor e Devolução de venda.

4.1 Devolução de Aferição

Após os registros das aferições, realizadas no módulo Caixa, podem ocorrer devoluções de combustível para o tanque. Por exemplo, se o cliente ou o proprietário do posto acharem que estão sendo prejudicados e a quantidade indicada na bomba não é a que está saindo pelo bico, pode-se solicitar uma aferição. Após a verificação, o combustível da aferição é devolvido ao tanque e dessa forma não gera movimentação financeira ou alteração no estoque.

A devolução de aferição apenas será realizada quando for emitido cupom fiscal da aferição e somente para estados em que a lei exige.

No módulo Gerencial o registro é realizado através da rotina de Devolução de Aferição. Acessar o menu Estoque > Devolução > Devolução de Aferição.  

 


Essa janela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Conta: informar a conta caixa;
  • Turno: informar o turno;
  • Período: informar o período.

Após clicar no botão Preencher lista, serão apresentadas as aferições pendentes, selecionar as aferições que deseja devolver e clicar no botão Confirmar, será apresentada a mensagem:



Caso o cliente possua o módulo NF-e ativo, ao clicar no botão Sim será apresentada a tela de Natureza de Operação, selecionar a natureza correta para devolução de aferição e clicar no botão Confirmar.

Após isso, a devolução será efetuada. Será possível conferir a Nota Fiscal gerada através do caminho Financeiro > Fiscal > Gerenciamento de Notas Fiscais.


4.2 Devolução a Fornecedor

Será necessário realizar a devolução a fornecedor quando por exemplo a quantidade de produtos em uma nota estiver incorreta, ou quando os produtos estiverem com defeito, entre outros. Para acessar a rotina de devolução a fornecedor acessar o módulo Gerencial > Estoque > Devolução > Devolução a Fornecedor. Na janela exibida será possível visualizar as devoluções, utilizando os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Fornecedor: informar o fornecedor;
  • Período: informar o período;

Após informar os filtros, clicar no botão Preencher lista.


Essa janela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar devoluções à relação;
  • Editar: permitirá editar a devolução selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a devolução selecionada.

   Ao clicar no botão Adicionar, a seguinte janela será exibida:

 

Para realizar a devolução, preencher os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Fornecedor: informar o fornecedor;
  • Data: informar a data;
  • Hora: informar o horário;
  • Turno: informar o turno;
  • Documento: informar o nome do documento;
  • Observação: informar observações relacionadas a devolução.

Esta janela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar produtos para devolução;
  • Editar: permitirá editar o produto selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o produto selecionado.

Ao clicar no botão Adicionar, será exibida a seguinte janela:   

   

Será possível filtrar as compras de mercadorias consignadas através do botão Buscar mercadorias consignadas, escolher entre as opções: Últimas notas de entrada do fornecedor e Produtos associados ao fornecedor.

Após selecionar todos os produtos desejados, clicar no botão Confirmar. O sistema questionará se deseja emitir a nota fiscal de devolução. Conforme imagem abaixo:


Clicar no botão Sim para escolher uma natureza de operação, apenas clientes que possuírem o módulo NF-e ativo.

 


Ao clicar no botão Confirmar, será exibida a nota fiscal com todas as informações da devolução, informar o CFOP do produto e clicar em Salvar para gerar a nota fiscal.


Em caso de dúvidas referentes ao CFOP entrar em contato com a contabilidade e a mesma repassará a informação correta.  


4.3 Devolução de Venda

Será necessário realizar a devolução de venda quando por exemplo, não for possível cancelar um cupom ou houver um produto com defeito, entre outros. Para acessar a rotina de devolução de venda acessar o módulo Gerencial > Estoque > Devolução > Devolução de Venda.

Na janela exibida será possível visualizar as vendas realizadas, informar os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Modelo: informar modelo do documento. Somente será habilitado se a opção Nota fiscal estiver selecionada;
  • Período: informar o período;
  • Turno: informar o turno;

O filtro Procurar por permitirá selecionar as opções:

  • Cupom fiscal: permitirá visualizar apenas as vendas em que foram emitidos cupons fiscais de acordo com os filtros informados;
  • Nota fiscal: permitirá visualizar apenas as vendas em que foram emitidas notas fiscais de acordo com os filtros informados.
  • Nr. Cupom/Número NF: informar o número do cupom ou da nota fiscal;
  • Nr. ECF/Série NF: informar o número do ECF ou o número de série da nota fiscal;
  • Exibir apenas as vendas referentes a volume remanescente: exibirá apenas os volumes remanescentes no período informado.

Após informar os filtros, clicar no botão Preencher F4.


Selecionar a venda desejada e clicar no botão Confirmar F5. Caso o cliente possuir módulo NF-e ativo será solicitada a natureza de operação desejada, selecionar a que seja referente à devolução de venda.


Ao clicar no botão Confirmar, será exibida uma janela com todas as informações da devolução, informar o CFOP do produto e clicar em Salvar para gerar a nota fiscal.

 


Em caso de dúvidas relacionadas ao CFOP que deverá utilizar, entrar em contato com a sua contabilidade para esclarecimentos. 


5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o LINX Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle de entrada de produtos devolvidos, saída de produtos à devolver, e ainda na devolução de aferições. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis nesta rotina. 


5.1 Devolução de Venda

Essa rotina tem por objetivo exibir as informações referentes aos documentos devolvidos. Para gerar o relatório de devoluções de venda, acessar o módulo Gerencial Estoque > >Relatórios > Devolução > Devolução de venda.  


A janela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Período: informar o período que ocorreu a devolução;
  • Turno: informar o turno que ocorreu a devolução;
  • Documento: informar o número do documento.

Após informar os filtros, clicar no botão Visualizar ou Imprimir, o relatório será gerado conforme imagem abaixo:


5.2 Devolução a Fornecedor

Essa rotina tem por objetivo exibir as informações referentes a devoluções realizadas aos fornecedores. Para gerar um relatório de devoluções a fornecedor, acessar o módulo Gerencial > Estoque > Relatórios > Devolução > Devolução a fornecedor


Essa janela possui os seguintes filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Fornecedor: informar o fornecedor;
  • Período: informar o período em que ocorreu a devolução;

Após informar os filtros, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado conforme imagem abaixo: 

 


  • Sem rótulos