O módulo Caixa, no Linx POS Manager, oferece alguns recursos e telas semelhantes e/ou iguais as do módulo homônimo acessível no Linx POS. A seguir, vamos explicar quais ações é possível executar nesse espaço dentro do sistema.
Gerenciamento | Abrir, Suspender ou Fechar os caixas
O gerenciamento central de caixa é uma funcionalidade importante para as lojas, que possuem mais de um terminal, dentro da loja, para checkout. Com ele, é possível, a partir de um único terminal, abrir, fechar e suspender a operação de qualquer caixa que esteja na rede. Outra possibilidade é que o gerente, estando no Linx POS Manager no terminal 1, realize as operações de abertura, fechamento e suspensão de caixa do seu terminal e dos terminais 2 e 3.
É importante ressaltar que, após abertura do caixa no POS Manager, deve ser efetuada a Leitura X no POS.
Ao acessar o Linx POS Manager, clique na opção Caixa;
- Em seguida, você terá 3 opções disponíveis para acessar, escolha o botão Gerenciamento;
- Será aberta uma tela com a relação dos terminais da loja e seus status;
- Na lateral esquerda, você encontrará a relação dos terminais da loja, com as seguintes colunas: Caixa de Seleção dos Terminais, é possível utilizar os botões facilitadores para seleção ou desmarcação de todos os terminais; Terminal; Status (se está aberto, fechado ou suspenso); Número de períodos no dia (a cada início de caixa após um fechamento é considerado um novo período); e por fim, na coluna Caixa, o código do usuário responsável pela última ação;
- Na lateral direita, no campo Responsável, você poderá indicar a qual dos usuários, previamente cadastrados na retaguarda, a ação será atribuída;
- Perceba que embaixo no campo, haverá a opção Aplicar aos Selecionados ou Aplicar. Caso queira atribuir o usuário a ação de mais de um terminal, basta optar por Aplicar aos Selecionados;
- Na parte inferior estão os botões com a ações de Iniciar (abertura), Suspender (para pausas curtas) ou Fechar (encerramento) o caixa. Ao clicar em um dos botões a ação será executada para todas as opções que estavam com as caixas de seleção marcadas;
Veja seguir, um vídeo da tela:
Relatórios | Saldo, Movimentações e outros Indicadores
Por meio desta opção é possível gerenciar todos os movimentos ocorridos nos terminais de venda, uma vez que o sistema apresenta diversas consultas e relatórios. Os filtros disponíveis permitem selecionar datas, períodos, terminais e operadores.
Guia | Descrição | |
Saldo do Caixa | Apresenta a movimentação financeira do caixa, como os totais de vendas em todas as formas de pagamento disponíveis, devoluções, vales produtos emitidos, subtotais e totais. | |
Resumo de Vendas | Apresenta os tickets emitidos, descontos e acréscimos aplicados em vendas e pagamentos, valor bruto e valor líquido das vendas. | |
Movimentação de Caixa | Apresenta as movimentações de caixa relacionadas a despesas e receitas diversas da loja, como por exemplo: lanches, xerox, troco, sangria, etc. Todas as movimentações podem ser detalhadas, apresentando o período em que ocorreram, terminal, lançamento de caixa e histórico. | |
Tipos de Pagamento | Relaciona os tipos de pagamento ocorridos e seus respectivos valores. Esta opção também apresenta a possibilidade de detalhar todos os tipos de pagamento. | |
Notas Fiscais | Apresenta os dados constantes nas Notas Fiscais emitidas, como código e descrição da natureza, valor dos itens, impostos agregados, dentre outros. | |
Associação de Trocas | Apresenta todos os dados relativos às trocas. O sistema faz a associação entre o cupom fiscal x notas fiscais de entrada referentes às trocas.
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Guia de Relatórios | Descrição |
Resumo do caixa | De forma sintética, apresenta o resumo das movimentações do caixa. |
Movimentação | Apresenta as movimentações de entrada, saída e um resumo de ambas as formas. |
Clientes por Vendas | Apresenta a relação de compras dos clientes por data, dividindo as informações por quantidade, valor, número do ticket e forma de pagamento. |
Tickets por Vendedor | Relaciona, por vendedor, a média de tickets com o valor das vendas e as quantidades vendidas e trocadas. |
Trocas e Cancelamentos | Apresenta a movimentação de trocas e cancelamentos, com a condição de selecionar os cancelamentos de itens, cupons e cancelamento no ECF. |
Ao acessar o Linx POS Manager, clique na opção Caixa;
- Em seguida, você terá 3 opções disponíveis para acessar, escolha o botão Relatório;
- Será aberta uma tela com idêntica ao módulo homônimo do Linx POS;
- Na área superior intitulada Filtros, você poderá ajustar o detalhes da busca como intervalo da pesquisa, de uma data a outra; poderá agrupar os resultados conforme as opções disponíveis; poderá definir a busca por todos os terminais ou somente um em especial; todos os períodos ou apenas um (neste caso, período tem o sentido de abertura e fechamento de caixa, por exemplo, se um caixa foi aberto, depois fechado, e no mesmo dia, aberto de novo, considera que ele teve dois períodos de atividades); será possível também buscar por todos operadores ou por algum em específico;
- Após ajuste de filtro, basta clicar em Pesquisar (F3), no menu lateral, que os resultados serão exibidos na grade;
- As informações serão exibidas conforme as abas: Saldo do Caixa; Resumo de Vendas; Movimentação de Caixa; Tipos de Pagamento; Notas Fiscais; Associação de Trocas; e Relatórios;
- Todas as abas podem ser transformadas em relatórios, disponíveis para impressão ou exportáveis para PDF;
- Na aba Relatórios, basta marcar as caixas de seleção do dados deseja levantar e em seguida, clicar sobre o título da coluna;
- Um arquivo pdf será aberto com os dados solicitados conforme definições dos filtros;
- Caso queira retornar ao menu principal, basta clicar no botão Sair (F11), no menu lateral.