O erro apresentado acima, ocorre pois o sistema Humanus está tentando conectar-se ao banco de dados através da configuração efetuada na ODBC (32-bits).

Geralmente ocorre por buscar “uma fonte de dados” (já cadastrada no sistema) e não encontrar na ODBC da máquina ou então, por buscar um banco de dados inacessível.

 

Abaixo, segue algumas verificações que devem ser feitas:


1) Acesse o módulo do Gerenciador do Sistema > "...\Humanus 8.0\Bin\SisMgr80.exe",  e efetue o login usando o usuário Sysadmin.

 Clique na aba "Configurações > Configuração do Sistema > Relação de Conexões"

 

Se o usuário está tentando logar por exemplo selecionando “HUMANUS_Homolog” deve existir uma ODBC (32-bits) com o mesmo nome cadastrada. Caso não possua deve-se criar.


2) A ODBC deve ser sempre de 32 bits, caso cadastrada na de 64 não irá funcionar do mesmo jeito.

(Demonstraremos as verificações baseadas no SQL Server, para outros tipos de banco seguir os mesmos procedimentos de acordo com o driver utilizado.)

 

3) Caso ambos passos acima estiverem corretos, verifique a conexão da ODBC com o banco de dados.

3.1) Certifique-se o servidor que está sendo apontada a ODBC está correto (seja por IP ou DNS)


3.2) Confira os dados do usuário que está sendo usado para autenticação (no caso do SQL, sempre deve utilizar a autenticação do SQL Server com usuário e senha)


3.3) No final da configuração, é exibida uma tela para “Testar Fonte de dados....”

Caso testada a fonte e apresente algum tipo de falha, é necessário checar a conexão da máquina onde ocorre o erro, se está comunicando com o servidor indicado no tópico 3.1.

Se por acaso utilizem VPN, checar se a mesma está online e devidamente parametrizada.

Verificar se o banco de dados está acessível e de fato existe no local indicado.


4) Se verificado os tópicos acima e o erro persistir, é recomendável que recrie a conexão com o banco. (Volte ao tópico 1, exclua a configuração da relação existente e cadastre novamente).

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