Neste documento vamos detalhar como funcionam e como vão passar a funcionar as ativações de campanha em vendas que possuem troca e qual o racional utilizado para o cálculo dos benefícios, observando, além dos parâmetros do cadastro da campanha, os parâmetros de ambiente que afetam diretamente essas operações.

Os PDV's Linx POS e Omni POS implementaram uma funcionalidade onde eles efetuam o rateio do valor da troca sobre os itens da venda (verificar versão liberada na documentação desses produtos). 

Utilização dos recursos de campanha para troca

O ideal é utilizar o recurso do PDV para troca e não as configurações existentes no Reshop (parâmetro ATIVAR_CAMPANHA_TROCA, e configuração Vendas com Troca no cadastramento da campanha), visto que, o Reshop desconhece o preço por qual foi efetuada a venda do produto que está sendo trocado, ocorrendo situações em que o produto trocado entra com o preço atual e a campanha que concedeu desconto na venda anterior não está mais ativa, ou vice versa.

Quando o PDV estiver configurado dessa maneira (enviará a propriedade RateioTroca = true), o Reshop utilizará o valor enviado como rateio para encontrar o valor efetivo do produto. Ou seja, nesse caso, o PDV enviará o valor a ser abatido de cada item da venda e será em cima do valor efetivo do produto (valor do produto - valor rateado) que o sistema aplicará as campanhas. 

Caso contrário, o Reshop fará o rateio do valor enviado de troca em todos os itens da venda para encontrar o valor efetivo, considerando sempre a representação do item dentro da venda para que o rateio do item de troca seja efetuado de forma proporcional. (Veja no tópico "Rateio proporcional do item de troca sobre todos os itens de venda, conforme cálculo efetuado pelo Reshop:")

Observação:

Quando a responsabilidade do rateio da troca estiver no PDV, o parametro ATIVAR_CAMPANHA_TROCA perdera sua função, pois o PDV fica responsável por obter o valor exato da troca e realizar o rateio.

O primeiro a passo a ser observado são os parâmetros do ambiente. 

Estes são os parâmetros que se encontram fora do cadastro de campanha, são encontrados no menu Configurações → Parâmetros. E são eles:



Além destes, devemos observar sempre o cadastro da campanha, mais precisamente o campo VENDAS COM TROCA. Esse campo possui quatro possibilidades que nortearão a ativação da campanha. São eles: 

  1. Ativa com preço efetivo: indica que o desconto será aplicado sobre o valor líquido do item (VENDA - TROCA)
  2. Ativa com preço atual: indica que o desconto será aplicado sobre o valor bruto do item (VENDA)
  3. Ativa com preço original: indica que o desconto será aplicado sobre o valor da tabela de preço original do item. Essa tabela é parametrizada na integração e equivale ao primeiro preço cadastrado para o produto (PREÇO ORIGINAL) - Disponível somente para clientes com Linx ERP
  4. Não ativa campanha: indica que, em vendas que possuírem troca, essa campanha não será ativada



Exemplos de Cálculo do Rateio da Troca e Valor utilizado como base para cálculo do desconto

Considere o exemplo abaixo, onde o abatimento do valor da troca será efetuado pelo Reshop, proporcionalmente sobre todos os itens de venda.

Valor da troca: R$ 350,00

ItemValor do ItemRepresentaçãoValor Rateado da TrocaValor Líquido do Item
1R$ 100,0012%R$ 41,18R$ 58,82
2R$ 250,0029%R$ 102,94R$ 174,06
3R$ 500,0059%R$ 205,88R$ 294,12
TotalR$ 850,00100%R$ 350,00R$ 500,00

Considere o exemplo abaixo, onde o abatimento do valor da troca será efetuado pelo PDV (Linx POS ou Omni POS), identificando exatamente o produto que foi vendido a partir da troca.

Valor da troca: R$ 350,00

ItemValor do ItemRepresentaçãoValor Rateado da TrocaValor Líquido do Item
1R$ 350,00100%R$ 350,00R$ 0,00
2R$ 250,000%R$ 0,00R$ 250,00
3R$ 500,000%R$ 0,00R$ 500,00
TotalR$ 1100,00100%R$ 350,00R$ 750,00


Legenda: 

Valor do Item: equivale ao preço de venda do item. Ou seja, o preço que o item entrou no carrinho

Representação: é o percentual de participação do item no subtotal da venda. O item 1, nesse caso, representa aproximadamente 12% de R$ 850. A soma das representações deve ser igual a 100%.

Valor Rateado da Troca: indica, de acordo com a sua representação no subtotal da venda, o valor que deve ser subtraído desse item com relação ao item de troca. Do item 1, nesse caso, será retirado R$ 41,18, que é aproximadamente 12% do valor da troca. A soma dos valores a depreciar deve ser igual ao valor da troca.

Valor Líquido do Item: é a diferença entre o valor do item e o valor rateado da troca. O item 1, nesse caso, tem um valor depreciado (ou efetivo) de R$ 58,82, que é o resultado de R$ 100,00 - R$ 41,18. 


Cenário 1 - Ativa Com Preço Efetivo

    • Caso o parâmetro CONSULTA_CAMPANHA_ITEM esteja NÃO, a campanha será avaliada no final da venda, ou seja, calculada sobre o valor da coluna VALOR LÍQUIDO DO ITEM. 
    • Caso o parâmetro CONSULTA_CAMPANHA_ITEM esteja SIM, a campanha será avaliada no lançamento do item, ou seja, calculada sobre o valor da coluna VALOR DO ITEM (valor bruto do item), visto que nenhum valor foi abatido até o momento.
    • Em ambos os casos, é importante observar o parâmetro ATIVAR_CAMPANHA_TROCA. Caso parametrizado para SIM, o item de troca estará elegível também a receber benefício de campanha. Logo, o VALOR DA TROCA que será utilizado para o rateio no Reshop nos itens de venda, poderá ser alterado se receber a aplicação de alguma campanha. Caso o PDV seja o responsável pelo rateio da troca, esse parâmetro perde sua função.
    • Para campanhas que tenham como benefício a aplicação de um Valor Final, essa só será ativada, quando o valor da coluna VALOR LÍQUIDO DO ITEM for maior do que o Valor Final estipulado em campanha, assim, aplicando o desconto efetivo da diferença do valor.
      Ex: Em compras acima de R$ 500,00, pague R$ 50 no item 1. Nesse caso, o desconto da campanha será de R$ 8,82. 
      Ex2: Em compras acima de R$ 500,00, pague R$ 70 no item 1. Nesse caso, a campanha não será ativada, pois VALOR LÍQUIDO DO ITEM do item 1 já é menor do que o valor que a campanha o deixaria.


Cenário 2 - Ativa Com Preço Atual

    • Caso o parâmetro CONSULTA_CAMPANHA_ITEM esteja NÃO, a campanha será avaliada no final da venda, porém, mesmo com o abatimento da troca, a sua base de cálculo será sempre a coluna VALOR DO ITEM (valor bruto do item). Importante ressaltar que o sistema só pode aplicar desconto de valores que existem no carrinho. 
      Ex: observando a planilha acima vemos que o item 1 saiu de R$ 100 para R$ 58,82. Se houvesse uma campanha que aplica 70% de desconto sobre o item 1 e o campo "Vendas com Troca" estiver "Ativa com preço atual", o desconto aplicado, que seria de R$ 70, será de R$ 58,81, que é o limite permitido para que o item 1 não saia com valor 0.
    • Caso o parâmetro CONSULTA_CAMPANHA_ITEM esteja SIM, a campanha será avaliada no lançamento do item, ou seja, calculada sobre o valor da coluna VALOR DO ITEM (valor bruto do item), visto que nenhum valor foi abatido até o momento.
    • Em ambos os casos, é importante observar o parâmetro ATIVAR_CAMPANHA_TROCA. Caso parametrizado para SIM, o item de troca estará elegível também a receber benefício de campanha. Logo, o VALOR DA TROCA que será utilizado para o rateio no Reshop nos itens de venda, poderá ser alterado se receber a aplicação de alguma campanha. Caso o PDV seja o responsável pelo rateio da troca, esse parâmetro perde sua função.
    • Para campanhas que tenham como benefício a aplicação de um Valor Final, essa será ativada observando o VALOR LÍQUIDO DO ITEM do item para que se obtenha o desconto efetivo da campanha.
      Ex: Em compras acima de R$ 500,00, pague R$ 30 no item 1. Nesse caso, o desconto da campanha, que deveria ser R$ 70, será de R$ 58,81. 

Cenário 3 - Ativa Com Preço Original

    • Caso o parâmetro CONSULTA_CAMPANHA_ITEM esteja NÃO, a campanha será avaliada no final da venda, porém, mesmo com o abatimento da troca, a sua base de cálculo será sempre o VALOR ORIGINAL DOS ITENS (valor do item na tabela de preço original parametrizada na integração). Importante ressaltar que o sistema só pode aplicar desconto de valores que existem no carrinho. 
      Ex: observando a planilha acima vemos que o item 1 saiu de R$ 100 para R$ 58,82. Se houvesse uma campanha que aplica 70% de desconto sobre o item 1 e o campo "Vendas com Troca" estiver "Ativa com preço original", o desconto aplicado deve ter como base de cálculo o valor da tabela de preço original. 
      Supondo que este seja, R$ 120, o desconto que seria de R$ 84, já possui uma diferença de R$ 20 para a coluna VALOR DOS ITENS, portanto, o valor a ser aplicado de desconto será de R$ 58,81, que é o limite permitido para que o item 1 não saia com valor 0.
    • Caso o parâmetro CONSULTA_CAMPANHA_ITEM esteja SIM, a campanha será avaliada no lançamento do item, ou seja, calculada sobre o valor da coluna VALOR DOS ITENS (valor bruto do item), visto que nenhum valor foi abatido até o momento.
    • Em ambos os casos, é importante observar o parâmetro ATIVAR_CAMPANHA_TROCA. Caso parametrizado para SIM, o item de troca estará elegível também a receber benefício de campanha. Logo, o VALOR DA TROCA que será utilizado para o rateio no Reshop nos itens de venda, poderá ser alterado se receber a aplicação de alguma campanha. Caso o PDV seja o responsável pelo rateio da troca, esse parâmetro perde sua função.
    • Para campanhas que tenham como benefício a aplicação de um Valor Final, essa será ativada observando o VALOR DEPRECIADO do item para que se obtenha o desconto efetivo da campanha.
      Ex: Em compras acima de R$ 500,00, pague R$ 30 no item 1. Nesse caso, o desconto da campanha, que deveria ser R$ 70, será de R$ 58,81.
  • Sem rótulos