Que o Linx Commerce é uma plataforma de e-commerce que garante ao varejista estabilidade, segurança e facilidade, todo mundo já sabe!
Não é atoa que fomos eleitos pela duas vezes a melhor plataforma do país pela ABComm!
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E que agora temos um motor de Recorrência de Planos & Assinaturas nativo dentro do Linx Commerce, você já sabia? Ainda não! Então vamos lá!
Esta documentação visa em auxiliar no entendimento desta nova implementação! Nela você vai aprender sobre a parametrização e melhores práticas!
Objetivo da documentação!
Entenda quais são as etapas e processos de ativação de uma Assinatura e da Gestão de Assinaturas como um todo!
1. ONDE LOCALIZAR
Esta primeira etapa será simples! Não se preocupe. Apenas salientaremos onde ocorre a Gestão de Assinaturas!
1.1. ONDE PARAMETRIZAR
No menu superior você irá buscar pelo novo menu Recorrência e dentro dele, clique na segunda opção, Gestão de Assinaturas. Conforme imagem abaixo:
1.2. MINHAS ASSINATURAS (LISTAGEM)
Pronto! Você já está na tela de listagem dos Assinaturas criadas! Porém, agora você irá clicar no primeiro item do menu lateral esquerdo, em * Meio de Pagamento e selecionando a forma de pagamento do qual você deseja filtrar as Assinaturas!
Porque? Ah, sim! Nossos Assinaturas (os Planos também) serão passíveis de parametrização com diferentes gateways. Sendo na v1 com a Pagar.me e posteriormente com outros!
Desta maneira, serão listados nesta tela as Assinaturas criados pelo gateway que você selecionar!
Não se preocupe, depois voltaremos nesta tela para auxiliar no entendimento das colunas aqui listadas!
2. COMO CRIAR UMA ASSINATURA
É agora! O grande momento! Vamos criar uma Assinatura!
2.1. CONFIGURANDO UMA NOVA ASSINATURA: ADICIONAR UMA ASSINATURA
Aqui não há mistérios! irá clicar no botão em azul, no menu lateral esquerdo, ele está nomeado como Adicionar configuração. Conforme imagem abaixo abaixo:
2.2. CONFIGURANDO UMA NOVA ASSINATURA: DADOS DA ASSINATURA
Até este momento, haviam muitas semelhanças entre como criar um Plano e como criar uma Assinatura, mas é a partir desta etapa que as coisas mudam!
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Enfim... Lets do this! Você já está na primeira etapa de criação de uma Assinatura, a aba lateral nomeada de Dados do Assinatura.
Nesta sessão você irá preencher o bloco nomeado de Geral (preenchendo apenas o Nome que você deseja para essa Assinatura e o Meio de paramento que irá usar!
Não se esqueça de clicar em Salvar antes de ir para a próxima etapa!
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Periodicidade (Tipo de intervalo vs. Quantidade de intervalos)!
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Se você notou que aqui (ao criar uma assinatura) você preenche menos campos do que ao criar um plano, você está certíssimo!
Isso ocorre pois o não preenchimento de alguns campos (de forma proposital) darão ao consumidor o poder de tais decisões! Incrível né?
2.3. CONFIGURANDO UMA NOVA ASSINATURA: DESCONTOS/TAXAS
Nesta segunda aba (Descontos/ Taxas), iremos definir os Descontos (primeiro bloco) e Taxas (segundo bloco). Porém, antes de mais nada, vale reforçar que:
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Descontos: Proporciona a opção de aplicar descontos em R$ (Fixo) ou em % (Percentual), exclusivamente sobre os itens, permitindo uma flexibilidade personalizada na gestão do preços e claro, a aplicação destes descontos será refletida para todas as assinaturas (avulsas) contratadas por esta Assinatura.
Taxas: Também trabalhando com valores em R$ (Fixo) ou em % (Percentual), pode ser utilizada para inclusão de taxas em pedidos recorrentes, oferecendo uma alternativa para cobrir possíveis ajustes periódicos nas tarifas dos serviços logísticos. A taxa será multiplicada pela quantidade do item e será replicada em todas as assinaturas.
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2.4. CONFIGURANDO UMA NOVA ASSINATURA: DADOS DO PRODUTO
Aqui haverá outra grande e notável mudança sobre o conceito de um Plano e Assinatura, o vínculo de produtos!
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Isso pois em um Plano você atrela o mesmo à um produto (KIT ou SKU).
Porém, em uma Assinatura você pode vincular uma vasta gama de itens, veja só!
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Em Dados do Produto você irá clicar em Adicionar Lista para poder incluir os itens que deseja:
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Logo que acessá-la, você irá em Seleção Dinâmica e poderá filtrar e selecionar os itens em massa! Podendo ainda trabalhar nessa listagem através de Categorias, Marcas, Tags, Flags ou Metadados!
E claro! Não se esqueça de Salvar antes de sair deste pop-up.
2.5. CONFIGURANDO UMA NOVA ASSINATURA: ASSINATURAS
Pronto! Assinatura criada!
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Na última aba, Assinaturas você não precisará realizar qualquer tipo de configuração.
Esta aba servirá futuramente para você validar as Assinaturas (avulsas) que foram criadas a partir da sua Assinatura.
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Para sair desta tela, clique em Salvar e fechar para não perder todas suas configurações hein!
3. MINHA LISTAGEM DE ASSINATURAS
Bom, agora que você concluiu o cadastro da sua Assinatura, ele será listado junto dos outros já existentes em sua loja na tela de Gestão de Assinaturas.
Nesta etapa explicaremos um pouco do conceito da tela de Gestão de Assinaturas, bem como o fluxo de Assinaturas (avulsas) criadas a partir de um Assinatura e afins.
3.1. LISTAGEM E COLUNAS
Vamos entender agora como funciona a listagem de assinaturas que você obtém logo que acessa a tela de Gestão de Assinaturas! O que cada coluna representa faz e quais campos você terá aqui...
Código: Cada Assinatura possui um identificador único, este campo ou variável por assim dizer, chama-se Código e pode ser usado para identificá-lo no seu meio de pagamento;
Nome: Lembra que ao criar sua Assinatura, você definiu um nome à mesma? Bom, ele irá constar aqui;
Criado em: Puramente com o intuito de gerar rastreabilidade e melhor controle, registramos neste campo a data de criação da sua Assinatura, bem como o usuário que o criou;
Status: Como dito anteriormente, toda Assinatura nasce com o Satus Ativo, mas pode ser alterado para Inativo caso não seja mais do interesse do lojista comercializá-lo;
Ações: Por fim, você poderá gerenciar sua Assinatura, pelos dois ícones, Editando o mesmo ou Removendo-o.
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3.2. ASSINATURAS VINCULADAS A ASSINATURA
Anteriormente, ao criar uma Assinatura você viu que existia uma aba chamada Assinaturas na criação, certo? Mas porque há uma aba chamada Assinaturas no meio da própria Assinatura?
Bom, antes de explicarmos exatamente para que serve está tela, vamos reforçar o conceito através de um fluxograma!
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Um Plano e uma Assinaturas são MUUITO semelhantes, sua mera diferença resume em algumas definições que o lojista permite ao consumidor tomar a decisão. Apenas isso!
Porém, um Plano que o lojista cria, ele permite que várias Assinaturas sejam criadas a partir do mesmo, entendendo que cada uma é um pedido por assim dizer, mas todas no mesmo template definido pelo lojista. Estas assinaturas criadas a partir do Plano, chamam-se Assinatura de Plano!
Ok! Mas e na Gestão de Assinaturas, como funciona? Bom, como são inúmeras as possibilidades aqui, a cada pedido gerado a partir de uma Assinatura chamamos a mesma de Assinatura Avulsa!
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Dito isto, vamos a tela (aba) de Assinaturas dentro da gestão de uma Assinatura já criada!
3.3. ASSINATURA AVULSA: DADOS GERAIS
Na aba Dados Gerais você vai identificar um dado importantíssimo que diferem esta Assinatura Avulsa de qualquer outra Assinatura por aí, ele se chama Assinatura e é o primeiro campo no bloco Dados da Assinatura!
Este identificador é único e através dele são criados os pedidos posteriores deste cliente, afinal ele fez uma compra e a mesma irá se repetir por diversas vezes, sempre gerando um novo pedido e atrelando o mesmo à esta Assinatura.
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3.4. ASSINATURA AVULSA: DADOS DO PAGAMENTO
Como o nome mesmo sugere, nesta aba você encontrará dados ligados ao pagamento deste cliente, como Meio de pagamento, Parcelas, Próxima cobrança, Responsável pelo cartão, Últimos Dígitos (para fins de tesouraria ou suporte ao cliente) e a Bandeira:
3.5. ASSINATURA AVULSA: DADOS DO CLIENTE
Sem muitos mistérios, nesta aba você encontrará o Nome e E-mail do cliente:
3.6. ASSINATURA AVULSA: ITENS
Bom, a regra é clara! Uma Assinatura ou Plano poderão trabalhar apenas com um produto no carrinho e nesta aba você verá qual é o mesmo! Bem como o Preço ou Quantidade.
3.7. ASSINATURA AVULSA: DESCONTOS
Calma lá! Você já deu um Desconto inicialmente ao seu consumidor pela compra recorrente e ele ainda quer cancelar porque julga que o preço é alto? Aqui há uma solução!
Nesta tela você poderá conceder (ou não hehe) um Desconto à uma Assinatura Avulsa já existente, editando o Desconto inicial que foi concedido ao consumidor na hora da compra!
3.8. ASSINATURA AVULSA: INCREMENTOS
Lembra da Taxa de Serviço que você adicionou ao criar sua Assinatura, por se tratar um valor "extra" por assim dizer, as informações dos mesmos (se houver) estarão nesta aba (Incrementos): -
3.9. ASSINATURA AVULSA: METADADOS
Para ti auxiliar na gestão, parametrização e customização, aqui serão guardados todos seus Metadados!
3.10. ASSINATURA AVULSA: PEDIDOS
Voilà! A cereja do bolo, os Pedidos! Cada cliente faz uma compra por Recorrência e a mesma chama-se Assinatura Avulsa, porém, todos os meses precisamos criar um pedido novo em sua loja...
Afinal, como você vai faturá-lo e enviá-lo sem isso? Bom, é aqui que todos os pedidos (ciclos) gerados a partir daquele pedido inicial irão estar!
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Uma vez que você clica em um Pedido, o mesmo será aberto em sua tela, e aqui não há muitas mudanças, a única que você precisa se atentar é o Identificador de Integração (apontado com uma flecha vermelha abaixo)!
O Identificador de Integração é simples, ele é a composição pura do código da Assinatura + Ciclo (nº do pedido) + Id do meio de pagamento. Tudo construído para você saber tudo apenas com um único campo!
Ficou com dúvidas? Saiba quem você deve chamar!
Quem são os pontos focais e seus contatos para te auxiliar as ativações e dúvidas.
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Atendimento
Suporte ao cliente e dúvidas sobre o produto.
Contato: [email protected]
Implantação
Ativação durante a implantação, orientações e treinamento.
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