Através deste relatório será possível consultar faturas pagas ou com o status "Em aberto" e realizar a baixa de faturas em lote. Ao acessar a rotina serão exibidos os seguintes filtros:
- Empresa: por padrão a empresa logada estará selecionada neste filtro;
- Cliente/fornecedor: é possível inserir o código do cliente/fornecedor ou utilizar o recurso da lupa ""para buscá-los;
- Período (Dt. Vencto.): por padrão o sistema sugerirá a data atual e para auxílio. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
- Opção Filtrar por período: ao selecioná-la o sistema considerará o período inserido no filtro "Período (Dt. Vencto.)";
- Formas de pgto.;
- Série;
- Portador;
- Vendedor;
- Status da Fatura;
- Opção Filtrar Natureza de Operação: ao selecioná-la o sistema considerará a natureza de operação inserida no filtro "Natureza de Operação" e possibilitará a seleção de mais de um item;
- Selecione: será possível optar por filtrar faturas pagas, em aberto ou ambas;
- Faturas em aberto: por padrão esta opção virá selecionada;
- Faturas pagas;
- Ordenar: permite ordenar a listagem por: Data Vencimento, Data Emissão ou Nota Fiscal. Por padrão, o sistema trará a ordenação por vencimento;
- Opções:
- Exibir nome do portador e status da fatura por extenso;
- Exibir adiantamentos;
- Exibir coluna com a(s) forma(s) utilizada(s) na baixa de faturas;
- Exibir total de faturas vencidas em aberto;
- Listar apenas faturas baixadas pelo Conciliador Bancário.
Tela de filtros
Nota
- Caso os filtros: Formas de pgto., Série, Portador, Vendedor, Status da Fatura e Natureza de Operação não sejam definidos, o sistema filtrará por todas as opções;
- Para tornar padrão o filtro "Exibir total de faturas vencidas em aberto" é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > grupo CRM > Grupo Análise de Crédito e habilitar o parâmetro "Exibir informações adicionais da fatura".
Depois que todos os filtros foram definidos, ao gerar o relatório, o usuário será direcionado a página de Extrato, na qual será exibida uma listagem com todas as faturas filtradas.
- Sel.: esta coluna somente estará disponível para faturas com o status "Em aberto";
- Fatura;
- Empresa;
- Ordem;
- N. Número;
- Emissão;
- Vcto.;
- Valor Fatura;
- Pagamento;
- Valor pago;
- Doc/Sér.;
- Port/Status.
Extrato de faturas
Nota
- As colunas exibidas na listagem dependerão dos filtros definidos na geração do relatório;
- Caso a fatura seja originada de agrupamento será exibido o ícone "" ao lado do número, ao clicar neste link o usuário será direcionado para o agrupamento de faturas;
- Ao clicar no link da coluna "Documento" o documento interno será exibido em outra aba;
- Através clicar no ícone "" será exibido um menu de opções;
- Ao clicar no ícone "" será possível visualizar o total de créditos que o fornecedor em questão possui.
Referente a coluna Doc/Série:
Caso a fatura lançada seja manual, sem vínculo a um documento fiscal, não será exibido o link para o documento interno e apresentada a seguinte mensagem:
Faturas lançadas manualmente
Para exportar a listagem para o Excel basta clicar no botão "Gerar Arquivo Excel" para iniciar o download do arquivo.
Exportar arquivo para Excel
Baixa de Faturas em Lote
Através deste relatório é possível realizar a baixa de faturas, parcial e em lote, para tanto basta selecionar as faturas e clicar no botão "Baixar a(s) fatura(s) selecionada(s)". O usuário será direcionado para a página de faturas marcadas para baixa, na qual será possível:
- Relacionar a fatura com crédito de adiantamento através do ícone "";
- Alterar o campo "Nosso Número";
- Utilizar cheque para pagamento da fatura através do ícone "".
Faturas marcadas para baixa
Relacionamento de faturas com crédito de adiantamento
Caso o fornecedor em questão possua crédito de adiantamento, será exibido o ícone "" ao lado do número da fatura, através do qual será possível visualizar todos os créditos pendentes do cliente/fornecedor em questão. Estes créditos poderão ser utilizados para realizar o pagamento total ou parcial da fatura. Na listagem serão exibidas as seguintes colunas:
- Crédito: será exibido o número da fatura que foi adiantada;
- Data;
- Valor Disponível (R$);
- Valor a Descontar (R$): neste campo o usuário deve inserir a quantidade do crédito que deseja utilizar.
Relacionamento de fatura com crédito de adiantamento
Após inserir o valor a descontar e confirmar, automaticamente o valor inserido no campo "Valor a Descontar (R$)" será descontado do valor total a ser pago.
Relacionar cheque para pagamento de fatura
Através do ícone "" será possível incluir cheques da empresa como forma de pagamento da fatura, a quantidade máxima permitida se limita a 30 cheques por fatura. Ao clicar no ícone serão exibidos os campos:
- Nr. Cheque;
- Valor;
- Data Vencimento;
- Lançamento efetivado/compensado;
- Total cheques: este totalizador calculará os valores incluídos no campo "Valor" de cada cheque.
Incluir cheque
Nota
- Para excluir um cheque basta clicar no ícone "".
Utilização de mais de um cheque da empresa para pagamento das faturas:
- Poderá ser utilizado um ou mais cheques para cada fatura desde que o valor total seja igual ao valor da fatura;
- Em caso de cheques com faixa de números cadastrados deve-se informar o número da faixa, caso contrário, não será permitido baixar a fatura. Se não houver faixa de números cadastrada para os cheques em questão, o usuário poderá inserir qualquer número. Para mais informações vide manual Cadastros Auxiliares - Contabilidade, tópico Conta Fluxo de Caixa;
- Será possível utilizar o mesmo cheque para mais de uma fatura, para tanto o usuário deverá ratear o valor do cheque entre as faturas;
- Não é necessário informar um cheque para cada fatura do lote, pois para as faturas que não possuírem cheque informado o pagamento será considerado em dinheiro;
- Caso seja utilizado o cheque da empresa para pagamento não poderá ser utilizado nenhum cheque de cliente para completá-lo.
Ao prosseguir, o usuário será direcionado para a Integração com Caixa, nesta página será possível alterar os campos:
- Conta crédito;
- Data de baixa;
- Data do lançamento na conta;
- Documento/Cheque: este campo deve ser preenchido caso o usuário tenha utilizado apenas um cheque da empresa como forma de pagamento para todas as faturas;
- Opção Escolher portador para as faturas: ao selecionar esta opção será exibido o campo "Portador" para que seja selecionado o portador das faturas.
Integração com Caixa
Nota
- Para configurar o status das faturas baixadas em lote acesse Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Financeiro > Subgrupo Status para faturas após baixada em lote.
- Para bloquear alteração/exclusão de faturas já aprovadas é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
Para que não seja possível alterar/excluir faturas aprovadas é necessário habilitar os parâmetros "Usa aprovação de faturas" e "Bloqueia faturas aprovadas" em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Grupo Financeiro > Subgrupo Outros.
Usar cheques de clientes como parte do pagamento
Para utilizar cheques de clientes como parte do pagamento basta clicar no ícone "" e pesquisá-los através dos filtros:
- Portador: poderá ser definido um portador específico ou filtrar por todos os portadores cadastrados;
- Cheques vencendo até: será possível filtrar cheques pela data de vencimento;
- Status: permite buscar por status específicos ou selecionar todos;
- CMC7: será possível filtrar os cheques pela sua faixa de números.
Pagamento de contas com cheques de clientes
Após a inserção de todos os filtros basta clicar no botão "Listar cheques".
- Cheque;
- Valor;
- Vencto.;
- Status.
Listagem de cheques
Nota
- Ao selecionar o check box abaixo do botão "Listar cheques" todos os cheques serão selecionados;
- Para ir até o final da listagem basta clicar no ícone "" e para voltar ao topo basta clicar no ícone "";
- Através do ícone "" o usuário poderá exibir ou esconder detalhes referentes a quantidade de cheques listados, de cheques selecionados e o restante para o lote.
Selecionados os cheques, basta clicar no botão "Confirmar pgto de lote".
Cheques de clientes
Ao confirmar as baixas e o débito, o usuário será direcionado para a última tela da rotina, na qual serão listadas as faturas, seus valores, data de vencimento, entre outros detalhes. Além disso, será possível realizar as seguintes ações:
- Imprimir o recibo através do ícone "";
- Imprimir o Comprovante Contábil através do ícone "";
- Imprimir o Borderô de Pagamento através do ícone "";
- Imprimir o cheque através do ícone "";
- Imprimir uma cópia do cheque através do ícone "";
Ou continuar a baixa de faturas através do link "Continuar Baixa de Faturas".
Confirmação da baixa de faturas
Nota
Sobre a impressão de cheques:
- O cheque é impresso de acordo com o layout relacionado com a conta fluxo da fatura (o relacionamento é realizado no plano de contas) e deve estar previamente cadastrado. Mais informações de configuração de layout é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- Para tornar o campo "nominal" editável, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- É possível imprimir a observação da fatura no cheque e na cópia do cheque, para isso é necessário habilitar o parâmetro "Exibir observação da fatura no recibo e na cópia de cheques" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa de Faturas, marcando a opção "Sim".
- É possível agrupar faturas do mesmo fornecedor na impressão de cheque, desta forma, será impresso um único cheque contendo o valor total das faturas baixadas. Para isso é necessário habilitar o parâmetro "Agrupar impressão de cheques por fornecedor" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa de Faturas, marcando a opção "Sim".
Caso a empresa utilize este recurso de agrupamento e no momento da impressão precisar emiti-los desagrupados, basta clicar no link "Agrupar/Desagrupar Cheques", sem alterar o parâmetro. O mesmo ocorre se a empresa não utilizar o recurso de agrupamento, mas em uma determinada situação necessitar agrupar, basta utilizar este link.
- Também é possível agrupar faturas de fornecedores diferentes, mas somente se os cheques não forem nominais. Para indicar esta situação, basta desmarcar a opção "Cheque Nominal". Assim, o nome do fornecedor não será impresso no cheque.
Impressão de cheques
- Na impressão do cheque e na cópia é possível imprimir a informação: "Bom Para" no rodapé do cheque. Porém, somente ocorrerá quando a data da baixa for diferente da data de lançamento na conta (data de previsão de entrada desse cheque no banco). Para habilitar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- Geralmente a conta fluxo da fatura será selecionada na baixa como a Conta Crédito, caso seja selecionada outra conta, o sistema buscará o layout de cheque configurado à conta selecionada.
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
- Para tornar o campo "Nominal" editável é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros e marcar o parâmetro "Editar campo Nominal em cheque:".
- Para utilizar a informação "Bom Para" no rodapé do cheque é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros e marcar o "Imprime *Bom Para* em Cheques pelo ERP".