1 Conceito
Desenvolvida integração com a mesa digitalizadora Wacom para captura da assinatura digital no PDV do AutoSystem em vendas com as formas de pagamento a prazo.
A assinatura é salva no banco de dados ou local de forma configurável, de modo que possa ser enviada eletronicamente ao cliente através das rotinas de faturamento de notas ou por uma nova rotina de exportação de assinaturas eletrônicas criada para esta finalidade, eliminando o custo com envios físicos do estabelecimento.
2 Requisitos
Versão do AutoSystem PRO 3.3.1.79 ou superior.
Ter a mesa digitalizadora Wacom modelo CTL-472 (ONE BY WACOM).
Ter os drivers da Wacom instalados no PDV, conforme descrito neste documento.
Ter a SDK da Wacom instalada, conforme descrito neste documento.
3 Configurações
3.1 Permissões de acesso
Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > Cadastros > Permite adicionar assinatura;
Configurações > Usuários > Grupos de Usuários> Cadastros > Permite remover assinatura;
Permissão de leitura e escrita na pasta C:\autosystem\temp onde o sistema grava os arquivos de forma temporária;
Permissão de leitura e escrita na pasta onde o sistema grava os arquivos de forma definitiva.
3.2 Instalação da mesa Wacom CTL-472
Segue o procedimento para instalação dos drivers e SDK e todos os requisitos para o funcionamento da assinatura digital no autosystem.
1. Download dos drivers: Entre no link https://www.wacom.com/pt-br/support/product-support/drivers e digite o nome da tablet ou pesquise no google: "wacom drivers" e encontre o site oficial da Wacom.
2. Download dos SDK's necessários: Entre no link https://developer.wacom.com/en-us/developer-dashboard faça o login ou digite no google "Wacom Developer" entre em "Wacom Dashboard" faça o login. Entre na guia "Downloads" >> "For Signatures" e baixe os baixe "Download Wacom Ink SDK for signatures for Windows Desktop".
3. Após os downloads terá uma pasta compactada e um executável em seus downloads, rode o executável e instale os drivers, e após isso descompacte a pasta compactada e acesse a pasta.
4. Após a etapa 3 terá que acessar a pasta descompactada e ir até a pasta "SigCaptX" e irá rodar o executável dentro desta pasta, feito isso você irá acessar a pasta "SignatureSDK" e vai rodar o executável de acordo com seu sistema operacional.
5. Após todos os executáveis instalados você vai reiniciar o computador para completar as instalações.
6. Após reiniciar acesse a pasta "C:\Program Files\Common Files\WacomGSS" e localize o arquivo FlCaptureAnalyser.exe e execute, então vá na guia "Service >> Test Capture " escolha "Wintab" e se caso abrir uma telinha para assinatura está tudo certo e pronto para uso no AutoSystem.
3.3 Configurações do AutoSystem
Para que seja solicitada assinatura digital no PDV são necessárias algumas configurações.
Segue abaixo passo a passo de cada configuração.
Configurações > Módulos > Assinatura Digital:
Tela de Configuração da integração
“Ativação Assinatura Digital”: Este parâmetro ativa a integração para a empresa selecionada;
“Gravação”: Define o local onde será gravada a assinatura digital sendo, local, banco de dados ou local e banco de dados. (no banco de dados é gravada na tabela movto_info);
“Diretório”: Caso seja selecionado uma das opções locais para gravação, terá que ser preenchido o campo diretório com o caminho da pasta onde será salvo a assinatura. (o caminho é único por empresa, então se utilizar mais de um pdv, ideal ser compartilhado);
“Prefixo”: Caso queira informar um prefixo para o arquivo que será salvo localmente, é um prefixo de 3 letras. Este é opcional.
Foi criada também uma tag "&assinatura_digital" no layout do motivo de movimentação para configurar onde será gerada a assinatura digital. Esta configuração fica em Cadastros > Motivos de Movimentação > ECF/TEF > Layout.
Esta configuração visa apresentar a assinatura no comprovante impresso e também no assinado digitalmente.
Importante
Configuração do motivo de movimentação.
No cadastro do cliente: "Cadastro > Clientes >Política Comercial > Contas", ou Cadastros > Grupos de Clientes > Vencimentos, escolha a conta desejada para que a assinatura seja coletada e então marque a opção "Assinatura Digital".
Esta configuração serve para o estabelecimento identificar os clientes que devem assinar digitalmente os documentos.
Cadastro do cliente > Contas
Para enviar a assinatura por e-mail no faturamento ao cliente que deseja receber essa informação, na guia "Contas" no cadastro do client: "Cadastro > Clientes > Política Comercial > Contas", existe a guia "Faturamento" onde será habilitada a opção "Enviar comprovante assinado por E-mail" assinale-a caso queira enviar a assinatura por e-mail no faturamento.
Cadastro do cliente ou grupo > Conta > Faturamento
4 Funcionalidades
4.1 Operação no PDV
No pdv do AutoSystem, ao realizar uma venda com a forma de pagamento a prazo que tenha as configurações acima realizadas, E informar um cliente configurado, logo após a emissão do documento fiscal será aberta a tela de captura da assinatura digital.
Tela de captura da assinatura
O cliente então pode realizar a assinatura e o operador do PDV ao clicar no OK confirma a gravação.
O sistema então realiza a impressão do comprovante na impressora física e grava o comprovante no local indicado.
Ainda no PDV, na guia de Saídas é possível visualizar ou remover a assinatura realizada. Para isso use a opção “Modificar”
O sistema então apresenta a opção “Assinatura” que faz a impressão do comprovante a prazo assinado quando o comprovante for assinado digitalmente.
Caso não tenha sido assinado, a mensagem abaixo é apresentada:
O sistema então abre uma lista de diretórios para que seja selecionado um novo arquivo.
A opção “Remover Assinatura” permite remover a assinatura realizada, e apresenta a mensagem de confirmação abaixo.
4.2 Operação na Retaguarda
Na rotina "Gerencial > Financeiro > Contas a receber > Envio de assinaturas" foi disponibilizada uma tela para gerenciamento das assinaturas realizadas com a assinatura digital, onde se pode listar as vendas com esta forma de pagamento, é possível enviar por e-mail e exportar as assinaturas caso necessário.
Tela de Filtro para as assinaturas
Parâmetros:
- Grupo Empresa: Permite selecionar as vendas de um determinado grupo de empresa onde as vendas foram realizadas ou todas.
- Empresa: Permite selecionar as vendas de uma determinada empresa onde as vendas foram realizadas ou todas.
- Conta: Permite selecionar as vendas realizadas conforme a conta informado na venda ou baixa.
- Grupo Cliente: Permite seleciona as vendas de um determinado grupo de cliente ou todos.
- Cliente: Permite seleciona as vendas de um determinado cliente ou todos.
- Vencto Entre: Filtro para seleção entre o vencimento da operação
- Emissão Entre: Filtro para apresentar somente as operações entre as datas de emissão.
Rotina de envio de assinatura no gerencial.
Ao selecionar um registro e clicar em detalhar será exibida uma janela com os detalhes.
Quando marcar uma fatura, irá listar todas as notas que compõem essa fatura, exibindo qual nota tem assinatura pela coluna Assinado.
Detalhamento da linha selecionada.
O sistema gera um arquivo .zip com todos os arquivos pdf contidos nele e envia por e-mail ou exporta. Neste ponto é importante observar o tamanho limite para envio de anexos.
4.3 Conferência de caixa
Pela Conferência é possível visualizar/adicionar novas/editar as assinaturas vinculadas na forma de pagamento.
Caso algum documento não tenha sido assinado digitalmente e possuir o comprovante assinado fisicamente, é possível vincular no lançamento pela conferência de caixa. Desse modo também será enviado por e-mail na rotina do faturamento
Rotina: "Conferência de caixa > Guia Financeiro > Selecionar Forma de pagamento configurada > botão modificar ".
Conferência de caixa
Botão Assinatura:
Caso haja assinatura vinculada, irá exibir a mesma.
Caso não exista assinatura vinculada irá questionar se deseja anexar um arquivo.
Anexar assinatura
Botão Remover Assinatura:
Remove a assinatura vinculada ao lançamento.
Remover assinatura