1. Conceito
O módulo Conta Digital Integrada é uma nova funcionalidade dentro do nosso ERP, desenvolvida para proporcionar maior comodidade e eficiência nas operações financeiras de seu estabelecimento. Com este módulo, você poderá criar uma Conta Bancária no banco Stone diretamente através do nosso sistema e realizar diversas operações bancárias, incluindo:
- Saldo da Conta: Saldo da conta em tempo real.
- Realizar transferências TED: Envie dinheiro para outras contas bancárias de forma rápida e segura.
- Gerar boletos de cobrança registrados: Crie boletos bancários para facilitar o recebimento de pagamentos de seus clientes.
- Pagar boletos: Efetue o pagamento de boletos diretamente pelo ERP, simplificando a gestão de suas contas a pagar.
- Gerar extrato: acompanhe as movimentações financeiras do seu estabelecimento ligadas a conta Stone. É possível baixar um PDF e Excel do Extrato.
- DDA: receba os boletos gerados contra o seu CNPJ de forma automática.
- Automação de pagamento de títulos do Gerenciamento Financeiro: Estas operações bancárias acima estão ligadas a Contas a Pagar e a Receber do Gerenciamento Financeiro do estabelecimento. Ao pagar um título desses pela conta Integrada, quando o boleto for processado pela instituição financeira o título vinculado ao boleto também será liquidado de forma automática no ERP.
Com a Conta Digital Integrada, todas essas operações podem ser feitas de maneira centralizada e integrada ao nosso ERP, permitindo um controle financeiro mais eficiente e prático. Este módulo foi desenvolvido para otimizar suas atividades financeiras, economizando tempo e reduzindo a necessidade de acessar múltiplas plataformas bancárias.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
- A Retaguarda Empório deve estar na versão 11.24.0001 ou superior;
- Disponível para todas as bandeiras.
Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de suporte.
2.1 Configurações Gerais
Para utilizar esta funcionalidade na retaguarda é necessário ativar um parâmetro.
- É necessário ativar o menu via parâmetro. Caso tenha dúvidas entre em contato com o suporte.
3. Criando uma novo conta Stone para seu CNPJ
Após o time de Linx liberar o módulo da Conta Digital para seu site, acesse o menu: Financeiro > Conta Digital Integrada. Ao acessar pela primeira vez o sistema irá identificar o CNPJ do estabelecimento e mostrará um portal para abertura de uma Conta Digital Integrada no banco Stone.
Ao clicar em <Criar Conta> o sistema irá apresentar algumas etapas:
- Formulários de dados do estabelecimento.
- Tirar fotos do responsável pela conta e de alguns documentos de identificação pelo celular.
- Checagem das informações
- Finalização .
Preencha todos os campos obrigatórios e siga os passos e orientações descritas nos formulários de abertura de conta.
No item 1 o sistema irá preencher com os campos do formulário, de acordo com o cadastro do estabelecimento, contudo é possível muda-los diretamente no portal.
Ao chegar no item 2 mencionado acima, o sistema irá gerar um QRCode na tela, faça a leitura desse código pelo seu celular, pois esta etapa será toda feita pelo celular.
Após finalizar o envio de documentos, o processo de abertura de conta ficará com o Status Em Análise Cadastral. Nesse momento a Stone estará avaliando os dados enviados.
Durante o processo de criação de conta é importante ficar atento aos Status apresentados na tela, pois é possível que o portal peça para ajustar e reenviar: os dados do estabelecimento, as fotos de selfie e documentos de identificação e até que envie outros documentos como: Procuração e entre outros.
Para cada CNPJ ao acessar o menu da Conta Digital Integrada o sistema irá criar uma conta diferente, ou seja, é um CNPJ para uma Conta.
Os resultados do fim da abertura da conta são:
- Liberação das operações do menu Conta Digital Integrada.
- Criação do Centro Monetário "Stone_Agencia_Conta" no menu: Cadastros > Financeiros > Centros Monetários, de forma automática.
4. Operações
Após passar pelo processo de criação ou vinculação de uma conta na Stone, quando o usuário acessar novamente o menu o sistema irá mostrar os dados da sua conta e as suas operações.
Dentro do menu a esquerda terá um painel onde o usuário pode escolher visualizar dados da sua conta e também acessar as operações que o ERP permite realizar. Ao clicar em uma operação como "Pagamentos" por exemplo, na direta será apresentado as funcionalidades daquela operação.
4.1 Dados da Conta e Extrato
Conforme a imagem a abaixo, no painel principal menu: Conta Digital Integrada, é apresenta informações da Conta Digital como:
- Razão Social: razão social lá na Stone informada e enviada pelo usuário no formulário de adesão/abertura de conta.
- Agencia: agencia informada pela Stone.
- Conta: conta gerada pela Stone
- Saldo: valor disponível na Conta Digital da Stone.
Quando é realizado uma operação de Recebimento (alguém fez uma transferência para a sua conta ou pagou um boleto que foi gerado pelo estabelecimento) e Pagamento (quando um usuário pagou um boleto ou fez alguma transferência para sair dinheiro da conta) da sua conta, o saldo só será atualizado quando a operação for processada com sucesso na Stone.
Desta forma a aprovação de uma operação no app Aprovador Linx, não irá alterar o saldo da conta, pois a operação ainda pode ser cancelada ou negada na Stone.
O default da tela é bloquear os dados da Conta, tendo que o usuário clicar no botão para visualizar os dados da conta.
Outras duas funcionalidades do painel principal é copiar os dados de cada campo e o botão para atualizar os dados.
Ao clicar no botão <Extrato> o sistema irá carregar na direita as funcionalidades desta operação.
Temos os filtro rápido: Hoje, últimos 7, 15, 30 e 60 dias no botão <Extrato>, que o sistema ira realizar a busca de acordo com estes filtros.
Caso seja necessário clique no botão <Personalizar> e informa uma data de início e fim e em seguida no botão <Pesquisar>.
O resultado da busca possui as seguintes colunas e funcionalidades:
- Funcionalidades:
- Baixar PDF da tabela.
- Baixar Excel da tabela.
- Esconder ou adicionar colunas.
- Busca geral na tabela.
- Filtros por coluna.
- Colunas:
- Data: mostrará data e hora que a operação foi realizada.
- Conta: Conta movimentada na transação. Mesma do painel principal.
- Valor: Valor da transação.
- Crédito/Débito: Identifica se é entrada ou saída de valores na conta. Crédito e Débito.
- Status: Status do processamento da operação na Stone.
- Categoria: Identifica a operação da transação dentro Stone. Opções:
- Pagamento de Contas: Pagamento de um boleto pelo estabelecimento.
- Transferência Externa: Transferências TED entre instituições financeiras diferentes.
- Transferência Interna entre Contas: Transferências TED entre contas Stone.
- Método de Pagamento: Qual o canal que foi realizada a operação. Opções:
- Boleto: Crédito na conta digital do estabelecimento, ou seja, quando o cliente realizou o pagamento do boleto fora Stone, por outras instituições bancárias.
- Conta: Débito ou Crédito na na conta digital do estabelecimento. Isso identifica que transação foi realizada utilizando uma conta da Stone.
- TED: Débito na conta digital do estabelecimento. Quando o estabelecimento realiza uma transferência para uma outra instituição bancária.
- Informação Adicional: Em algumas operações é possível colocar um texto para ser exibido no comprovante, quando adicionado será apresentado nesta coluna no extrato.
- Carteira:
Os dados que são mostrados na busca de Extrato são dados de entrada e saída da conta já processados na Stone.
As operações que estão pendentes de aprovação no app Aprovador Linx, não serão apresentados na grid do extrato, pois tecnicamente elas não foram enviadas para processamento na Stone ainda.
4.2 Pagamentos
Em Pagamentos será permitido que o estabelecimento realizar o pagamentos de boletos.
Ao clicar no botão <Pagamentos> o sistema irá carregar na direita as funcionalidades desta operação. Inicialmente o sistema mostrará o botão <Realizar Pagamentos> filtros rápidos com as opções: últimos 7, 15 e 30 dias. Quando utilizados este filtros irá apresentar na grid a baixo apenas as transações de pagamentos realizados por esta conta e seus status para acompanhamento.
Na grid teremos as seguintes colunas e funcionalidades:
- Funcionalidades:
- Baixar PDF da tabela.
- Baixar Excel da tabela.
- Esconder ou adicionar colunas.
- Busca geral na tabela.
- Filtros por coluna.
- Data da geração: mostrará data e hora que a operação foi realizada.
- Cliente: Fornecedor no qual foi vinculado o pagamento.
- Valor do Boleto: valor do boleto pago
- App Aprovador: Informa o status da solicitação no app Aprovador Linx. Pode ser: Pendente, Aprovado, Recusado.
- Status: Status da transação na Stone.
- Ações:
- Baixar comprovante.
- Baixar comprovante.
Mesmo que uma transação tenha sido aprovada no app Aprovador Linx, ela ainda pode ser recusada ao ser processada na Stone. Essas recusas ou bloqueios podem ser por diversos motivos, como por exemplo:
- Saldo insuficiente.
- Conta Bloqueada.
- Conta inexistente.
- Outras.
Ao clicar no botão <Realizar Pagamentos> o sistema irá mostrar um modal com a seguinte pergunta: "Deseja vincular o item a um título do financeiro? Sim ou Não".
Se clicar em <Vincular> o sistema irá mostrar uma lista de títulos A Pagar do gerenciamento financeiro. Selecione os títulos e clique em <Vincular títulos>. O sistema irá ir para a tela de decodificação do código de barras do boleto.
Se clicar em <Não Vincular> o sistema prosseguirá direto para a tela de decodificação do boleto.
Copie o código de barras do seu boleto ou que você por alguma plataforma de comunicação e cole no campo <Código de Barras> que o sistema irá decodificar os dados do boleto.
Após realizar o pagamento de um boleto no Acesse o app Aprovador Linx e aprove o transação.
Ao realizar novamente a pesquisa da grid de Pagamentos a transação será mostrada conforme o status do App Aprovador Linx e na Stone.
Quando vinculado a um título o código de barras será apresentado lá no gerenciamento de Contas a Pagar (Financeiro > Conta a Pagar > Gerenciamento de Títulos), campo: <Código de Barras>. Quando o boleto for processado na Stone e voltar com o Status de Aprovado o título vinculado será liquidado de forma automática.
4.3 Cobranças
Em Cobranças será permitido que o estabelecimento gere boletos registrados para poder enviar como cobrança a seus clientes.
Ao clicar no botão <Cobranças> o sistema irá carregar na direita as funcionalidades desta operação. Inicialmente o sistema mostrará o botão <Gerar Boleto> e filtros rápidos com as opções: últimos 7, 15 e 30 dias. Quando utilizado estes filtros, será apresentado na grid a baixo apenas as transações de cobranças geradas por esta conta e seus status para acompanhamento.
Na grid teremos as seguintes colunas e funcionalidades:
- Funcionalidades:
- Baixar PDF da tabela.
- Baixar Excel da tabela.
- Esconder ou adicionar colunas.
- Busca geral na tabela.
- Filtros por coluna.
- Data da geração: mostrará data e hora que a operação foi realizada.
- Cliente: Fornecedor no qual foi vinculado o pagamento.
- Valor do Boleto: valor do boleto pago
- Código de Barras: código de barras do boleto gerado.
- Valor Original: valor gerado
- Valor Pago: valor pago pelo cliente
- Status: Status da transação na Stone.
- Ações:
- Baixar boleto: gera o PDF do boleto.
- Cancelar boleto: permite cancelar boletos ainda não pagos.
Só é permitido cancelar boletos ainda não pagos.
A geração de boletos de cobrança não passa pelo app Aprovador Linx
Ao clicar no botão <Gerar Boleto> o sistema irá mostrar um modal com a seguinte pergunta: "Deseja vincular o item a um título do financeiro? Sim ou Não".
Se clicar em <Vincular> o sistema irá mostrar uma lista de títulos A Receber do gerenciamento financeiro. Selecione os títulos e clique em <Vincular títulos>. O sistema irá ir para a tela de decodificação do código de barras do boleto.
Se clicar em <Não Vincular> o sistema prosseguirá direto para a tela de decodificação do boleto.
Na tela de configuração do boleto Preencha os campos obrigatórios no formulário, que são:
e clique em <Gerar Boletos>, o sistema processará a solicitação e irá gerar um boleto mostrando uma tela com o código de barras do boleto e a possibilidade de baixar o PDF do boleto.
4.3 Transferências
A operação de Transferências permite ao estabelecimento realizar operações de Transferências do tipo TED entre contas Stone e entre intuições bancárias diferentes.
Ao acessar esta operação assim como a operações de Pagamentos e Cobranças, haverá um filtro rápido com as seguintes opções: últimos 7, 15 e 30 dias, que iá mostrar apenas as transações da categoria: Transferências, geradas pela conta.
Também haverá dois botões <Transferências Internas> e <Transferências Externas> que irá ser explicado em seguida.
4.3.1 Transferências Internas
Transferências Internas são transações do tipo TED realizadas entre contas Stone. Ela é mais simples na sua configuração e é processada de forma mais rápida pela Stone.
Para utilizar clique no botão <Transferências Internas> que o sistema irá mostrar uma tela com um formulário com os seguintes campos:
- CPF/CNPJ Conta Destino: insira o CPF ou o CNPJ da conta destino.
- Valor disponível na Conta: quanto possui conta do estabelecimento.
- Valor a transferir: valor a transferir.
Após preencher os campos obrigatório e clique no botão <Realizar Transferências> que o sistema irá processar e enviar a solicitação para o app Aprovador Linx.
Para confirmar acesse o aplicativo e aprove a solicitação.
4.3.2 Transferências Externas
Ao contrário das Internas as Transferências Externas, são transações do tipo TED realizadas para outras instituições bancárias que não seja a Stone.
Para utilizar clique no botão <Transferências Externas> que o sistema irá mostrar uma tela com um formulário com os seguintes campos:
- Tipo de Conta: opções Conta corrente, Depósito, Garantida, Investimento, Pagamento, Poupança.
- Banco: Qual a instituições bancária da conta a ser transferida. Pode procurar pelo código do banco.
- Agência: Agencia da conta.
- Conta: Número da Conta
- Valor da Transferência: valor a ser transferido.
- Data da Transferência:
- Tipo de Documento: com as opções Pessoa Física ou Jurídica. Se PF o sistema irá pedir o CPF da conta. Se Jurídica será solicitado o CNPJ.
- Nome destino: Nome da conta
Após preencher os campos obrigatório e clique no botão <Realizar Transferências> que o sistema irá processar e enviar a solicitação para o app Aprovador Linx.
4.4 DDA - Débito Direto Automático
O DDA - Débito direto automático, é uma funcionalidade que por padrão vem desativada nas contas. Para utiliza-la é necessário acessar a operação DDA e clique em <Ativar> o sistema irá mandar a requisição para a Stone e aguardar a sua aprovação. Após a Stone aprovar o sistema irá receber e irá liberar a funcionalidade no sistema.
Mas afinal o que é DDA?
É um sistema criado pela FEBRABAN que cataloga todos os boletos registrados emitidos contra o seu CNPJ e envia esses boletos de forma eletrônica para a conta do CNPJ relacionado.
Como se aplica no sistema?
Após concluir com sucesso o processo de ativar o DDA, ao voltar no ERP será liberado o botão <Realizar Pagamento DDA> na operação Pagamentos, que funcionará como um buscador de boletos.
Ao clicar neste botão o sistema irá abrir uma tela que listará os boletos emitidos contra o seu CNPJ Pendentes de pagamento. Você pode clicar em <Pagar> na coluna Ações ou copiar o código de barras e clicar no botão <Realizar Pagamento>. Os dois caminhos são o mesmo fluxo.
4.5 Aplicativo Aprovador
Para efetivar as operações de Transferências e Pagamento de Boletos é necessário baixar o app Aprovador Linx, pois é nele que o usuário irá aprovações as operações realizadas no ERP.
Caso queira baixar o app utilize este menu para agilizar este processo.
4.6 Configurações
No momento não há nenhuma ação disponível para ser realizada.
5. Permissões de Perfil de Acesso
Com o módulo da Conta Digital Integrada liberado, o sistema também liberar as permissões de perfil de acesso para esta funcionalidade.
Para realizar as configurações acesse o menu: Cadastro > Sistema > Perfil de Acesso > Retaguarda. Dentro da estrutura "Conta Digital Integrada" temos as seguintes Opções:
- Conta Digital Integrada: Todos e Acesso.
- Aplicativo Aprovador: Todos e Acesso.
- Cobranças: Todos e Acesso.
- Configurações: Todos e Acesso.
- DDA: Todos e Acesso.
- Extrato: Todos e Acesso.
- Pagamentos: Todos e Acesso.
- Transferências: Todos e Acesso.