Depois de ativado o buscador de boletos, ele estará disponível no contas a pagar.
Vá até o menu Financeiro > Contas a Pagar.
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Figura 07 - Contas a Pagar
De acordo com as configurações realizadas na Figura 06 acima, a sugestão de novos boletos será visualizada acima (conforme destaque) e já realiza a busca automática de todos os boletos disponíveis para o CNPJ associado à ativação do buscador de boletos (Figura 03 acima).
O mesmo processo pode ser feito de forma manual
clicando no botão
.
![](/download/attachments/403222477/FiguraOK%2008%20-%20Gerenciador%20de%20Buscador%20de%20Boletos.jpg?version=1&modificationDate=1694625644069&api=v2)
Figura 08 - Gerenciador de Buscador de Boletos
Nessa tela de manutenção, será possível realizar vários filtros para pesquisa.
Dentre eles:
- Período do Vencimento - Possível selecionar por período ou então escolher os filtros pré-definidos (Hoje, Ontem, Semana atual, Mês anterior, Este mês);
- Filtros - Defina a Filial e a Conta Digital (essa última é obrigatória, sem ela não é possível buscar os boletos);
- Opções de Filtros - Nessa seção existem algumas possibilidades de filtros para melhorar a busca:
- Possibilidade de seleção entre pagável e impagável;
- Seleção entre não encontrado, encontrado, parcial, inconsistência ou recusado;
- Marcação em sim ou não.
Nessa tela existe a Legenda
onde será especificado cada condição dos boletos da pesquisa, uma breve explicação será visualizado ao passar o mouse sobre a condição, como segue abaixo:
→ Encontrado - Essa condição representa que encontramos uma única ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;
→ Não Encontrado - Ocorre quando o sistema não localiza o registro no contas a pagar correspondente ao DDA;
→ Encontrado Parcial - Essa condição representa que encontramos mais de uma ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;
→ Inconsistência - Ocorre quando não conseguimos identificar o fornecedor cadastrado no sistema ou quando o plano de contas não foi informado no registro do DDA;
→ Recusado - Ocorre quando há uma recusa do título DDA realizada de forma manual pelo usuário, essa recusa servirá apenas para tratamento do sistema, não é comunicada em qualquer meio a recusa realizada.
Para realizar a busca, basta
clicar no botão
e será populada a tela com os boletos emitidos contra o CNPJ da Filial.
- Realiza a verificação do fornecedor existente e cadastra esse fornecedor no banco de dados;
- Abre o cadastro do fornecedor;
- Remove a associação do contas a pagar do boleto selecionado (através das teclas de seleção padrão do sistema);
- Recusa o boleto selecionado (um a um), essa recusa está condicionada a configuração de incluir motivo da recusa conforme Figura 06 acima;
- Realiza a associação do plano de contas do fornecedor (se este não existir);
- Associa um boleto ao registro do contas a pagar, e essa associação deve ser realizada ao boleto com condição "Encontrado" e "Encontrado Parcial";
- Realiza a inclusão e associação de vários registros selecionados ao contas a pagar, desde que esses boletos estejam com a condição "Encontrado" e "Não Encontrado".
Após realizar a Inclusão/Associação dos boletos, se a configuração na Figura 06 acima estiver marcada como "Permitir efetuar agendamento do boleto", o sistema já realizará a sugestão dos boletos para agendamento.
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