Região é uma área delimitada de acordo com as suas particularidades que as diferenciam entre si e com outras. Pode ser definida em termos ambientais, econômicos, históricos, paisagísticos, culturais, políticos entre muitos outros. Uma região também é uma divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, como departamentos, províncias, cidades, entre outras.

Exemplo: O Brasil foi dividido em cinco grandes regiões, que foram criadas observando-se as características naturais e econômicas predominantes em cada grande área, são elas, Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.

Filial é um estabelecimento subordinado de uma determinada entidade empresarial, chamada matriz, constituindo-se da extensão de sua personalidade jurídica, devendo adotar até a mesma denominação. A filial não tem personalidade jurídica própria (exceto para fins específicos, como, por exemplo, tributários/fiscais), sendo em geral mero prolongamento do estabelecimento principal.  A criação e extinção de filiais são realizadas mediante alteração contratual ou estatutária, com registro no órgão competente.

Toda filial deve possuir o mesmo ramo de atividade da matriz exemplo: se a matriz tiver como objeto comércio varejista de calçados esse também é o ramo da filial. Para fins de inscrição no CNPJ, a barra do nº de ordem do estabelecimento indica ou representa a existência de filiais iniciando a partir de /0002, tendo em vista que o primeiro nº pertence à casa matriz.

Exemplo: A matriz da Linx fica localizada em São Paulo, e a mesma possui filias em outros estados como, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná dentre outros.

Conclui-se então que Região Filial é localidade onde encontra-se uma filial de determinada empresa.

Fontes de referências: significados.com.br

pt.scribd.com/doc/58239892/Conceito-de-Matriz-Filiais-Sucursal

Conceito.de

Data de consulta: 28/08/2018

  • Sem rótulos