- Criado por Kelly Regina Zang, última alteração por Mylena Ribeiro De Castro em jan 03, 2024
Esse artigo tem como finalidade demonstrar o funcionamento do POS Connect no Linx Softpharma. É possível utilizar a funcionalidade no Módulo de Tele-Entregas ou PDV. A integração com o POS Connect possui dois fluxos: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas) e Pagamento Direto (PDV). A partir da versão 215.000 o Linx Softpharma passou a utilizar o fluxo Pagamento Direto de Pedidos à Integração POS Connect (Stone). Para acessar as Configuração de Integrações, vá até o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações. Figura 01 - Configuração de Integrações No campo Selecione a integração a configurar, escolha a opção POS Connect e clique na opção Clique aqui para configurar. Será apresentada a tela de Configurações POS Connect (PAR366): Figura 02 - POS Connect Configurações Selecione a Filial correspondente às informações a serem configuradas; Selecione a Integração que a filial irá utilizar: Insira as informações de Chave Privada e ID da Conta, fornecidas pela Stone. Também é possível visualizar esses dados acessando o seu ambiente da Paga.me. A URL de comunicação já virá preenchida automaticamente. Através da opção é possível validar se os dados de Chave Privada e URL de comunicação estão preenchidos e funcionando corretamente. Quando a Integração selecionada for Listagem de Pedidos (Tele-Entregas), haverá a possibilidade de marcar o parâmetro Manter o parâmetro 'Enviar para lista POS Connect' sempre marcado na TE, caso queira que o parâmetro para enviar as tele-entregas para a Listagem POS esteja sempre marcado em tela. Quando a Integração selecionada for Pagamento Direto (PDV), será possível configurar a Quantidade máxima de parcelas aceitas na venda para recebimento em crédito. Também será possível marcar o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV para que em toda venda seja possível escolher o terminal POS dentre os cadastrados e ativos. Na aba Terminais, registre os terminais POS. Para isso, insira uma Descrição Terminal POS e seu Número de Série. É necessário ao menos um terminal cadastrado. O número de série é encontrado em uma etiqueta no POS ou em suas configurações. Quando a integração for Pagamento Direto (PDV), caso o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV não esteja marcado, será possível relacionar a maquineta POS à uma Máquina (PDV). Esse fluxo não é obrigatório. Figura 03 - POS Connect PDV - Terminais Na aba Bandeiras, vincule as bandeiras existentes no Linx Softpharma com as bandeiras retornadas pelo POS. Dessa forma, o sistema conseguirá registrar os dados para a bandeira correta no Controle de Cartões de Crédito (CAR126). Figura 04 - POS Connect Configurações - Bandeiras Clique duas 2x na bandeira relacionada na grade para editá-la e preencha o campo Código bandeira Linx softpharma (Pressione F2 para consultar as bandeiras cadastradas). Em seguida pressione ou passe os campos clicando com Enter até preencher a informação na grade. Após preencher os campos, clique em para gravar as informações. Através da opção é possível copiar os dados de vínculo de bandeiras de uma determinada filial para outra. É necessário que os códigos e bandeiras utilizados para vínculo sejam exatamente iguais para ambas as filiais selecionadas, caso o contrário, o vínculo ficará incorreto para a filial replicada. Ao clicar no botão , o sistema irá mostrar na tela qual é a Integração selecionada e utilizada pela filial. Figura 05 - Integração Atual Na tela de Movimentação das Tele-Entregas, acessada através do menu Lançamentos > Caixa > Tele-Entregas, será realizado o envio da listagem de tele-entregas a serem recebidas no Terminal POS. Ao selecionar as tele-entregas e enviar para o Motoqueiro, através das opções ou , será possível selecionar o terminal POS que receberá as tele-entregas para recebimento. Para realizar o processo, siga os passos abaixo: Figura 06 - Movimentação das Tele-Entregas - Motoqueiro Marque a opção Enviar para lista POS Connect, ou se preferir, configure para que esse parâmetro esteja sempre marcado em tela, conforme informado anteriormente. Selecione o Terminal POS que irá receber a tele-entrega para recebimento. Em seguida, clique em para prosseguir. Serão enviados para o Terminal POS apenas valores à serem recebidos em cartão. Portanto, caso haja tele-entregas selecionadas e repassadas para o motoqueiro com outras formas de recebimento, será emitida a mensagem abaixo, apenas de maneira informativa. Figura 07 - Atenção - Formas de Recebimento Cada terminal POS possui um limite de 30 lançamentos disponíveis em tela para recebimento, dessa forma, o sistema irá validar entre os lançamentos em aberto (pendentes e recebidos) para o POS selecionado + os lançamentos selecionados que serão enviados, e caso ultrapasse esse limite irá emitir mensagem em tela, para que o usuário possa desmarcar quais tele-entregas não irá enviar nesse momento. Figura 08 - Atenção - Limite de Lançamentos Após realizar os passos acima, a tela irá apresentar um ícone de status para cada tele-entrega enviada ao terminal POS. Figura 09 - Tele-Entregas POS Connect Os status demonstrados na tela de Movimentação das Tele-Entregas são: Ao selecionar um lançamento enviado para o terminal POS, é possível visualizar as informações de Valor à Receber T.E., Valor Recebido POS Connect, a Situação/Status do lançamento, o Terminal POS Connect que o lançamento foi enviado e informações de Última consulta dos recebimentos realizada pelo sistema. A opção pode ser utilizada para validar se o recebimento já foi realizado no terminal POS para a tele-entrega selecionada. A opção direciona para o Gerenciador POS Connect, trazendo em tela os lançamentos referentes a ela. A lista de tele-entregas à serem recebidas em cartão, serão listadas no terminal POS na opção Pagamento. O POS permite o recebimento em Débito, Crédito, Voucher e PIX. Figura 10 - POS Após selecionar o lançamento no POS e realizar o recebimento, o mesmo ficará listado em tela como PAGO. O Linx Softpharma irá receber automaticamente as informações e ajustar o status da tele-entrega como Recebido. Para tele-entregas que foram enviadas à uma lista POS e possuem o valor recebido correto, o sistema irá sinalizar o status como Recebido, conforme imagem abaixo: Figura 11 - Tele-Entrega Situação Recebido Ao realizar a baixa da tele-entrega, o sistema trará na tela das informações de Cartão os valores preenchidos, sem a possibilidade de edição, apenas para conferência e finalização da baixa. Figura 12 - Consulta Cartões Déb/Créd Caso a bandeira retornada pelo POS não possui configuração de vínculo com uma bandeira do Linx Softpharma, a tela trará o campo aberto para que a bandeira seja selecionada manualmente. Para realizar a configuração correta com as bandeiras, é necessário acessar o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações > POS Connect (Figura 01). Ao concluir a baixa, o sistema irá lançar os dados no Caixa e no Controle de Cartões de Crédito (CAR126) normalmente, conforme o funcionamento atual do sistema. O lançamento no Gerenciador POS Connect será apresentado com status Baixado. Após a baixa da tele-entrega recebida, o lançamento é retirado da lista apresentada no terminal POS. Recebido com Divergência e Pendentes Caso a tele-entrega possua recebimento pelo terminal POS com valor divergente do solicitado pela tele-entrega, o sistema irá sinalizar o status comoRecebido com Divergência. Figura 13 - Tele-Entrega Situação Recebido com Divergência Visto que o sistema não permite realizar a baixa de uma tele-entrega sem que a mesma possua recebimento de valor exato, o operador de caixa que está realizando o processo deverá avaliar a situação. O sistema irá emitir um alerta em tela: Figura 14 - Mensagem de Alerta Se o valor passado em cartão no terminal POS estiver correto, porém diferente do solicitado, deverá ser realizada a Troca de Pagamento e inserido o valor faltante para a tele-entrega em outra condição de pagamento recebida. Caso seja realizada a Troca de Pagamento, o sistema apresentará em tela o valor recebido em cartão pelo terminal POS, sem a possibilidade de edição, apenas para complementar as informações de recebimento. Figura 15 - Desdobramento do Recebimento Figura 16 - Justificativa Se o valor recebido pelo terminal POS estiver realmente incorreto, porém o operador de caixa precisa realizar a baixa da tele-entrega mesmo assim, será necessário acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento do POS com a tele-entrega para que a baixa seja realizada informando os dados recebidos manualmente. Figura 17 - Desvincular Ao tentar baixar uma tele-entrega que possui status Pendente, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta e caso o operador do sistema queira realizar a baixa mesmo assim, deverá acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento da tele-entrega. O Gerenciador POS Connect possui os lançamentos gerados a partir do envio de cada tele-entrega à um terminal POS na aba Listagem de Pedidos. Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. Para liberar o acesso do Gerenciador aos demais usuários, será necessário realizar a liberação através do menu Parâmetros > Usuários > Cadastro de Usuários (PAR120). É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect, através do ícone de acesso POS Connect existente na tela de Movimentações das Tele-Entregas (Figura 06) ou ainda na opção (Figura 09) das informações adicionais apresentadas para a tele-entrega selecionada. Figura 18 - Gerenciador POS Connect É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela. Quando acessada a tela pelo menu ou pelo botão POS Connect (Figura 06), o sistema trará automaticamente os lançamentos Pendentes e Recebidos para todos os terminais POS na data atual. Quando a tela for acessada pela opção (Figura 09) das informações da tele-entrega, o sistema trará em tela todos os lançamentos gerados e relacionados com à tele-entrega selecionada. Os Status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125) Serão apresentadas em tela as seguintes informações: Na parte inferior da tela é possível verificar os dados referentes ao recebimento (informações retornadas pela Stone): Caso o recebimento tenha sido realizado com mais de um cartão, o sistema irá demonstrar separadamente. Também são apresentadas as informações de Total à Receber e Total Recebido, considerando todos os lançamentos filtrados em tela. O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades: Informações importantes! Ao Baixar um lançamento Pendente, o sistema irá retirar do terminal POS e atualizar o lançamento no Gerenciador para Cancelado. Também irá retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que seja baixada inserindo as informações de recebimento manualmente. Ao Baixar um lançamento com status Recebido e que esteja vinculado à uma tele-entrega, o sistema não irá permitir. O lançamento deve ser baixado através da baixa da tele-entrega, ou se necessário deverá ser utilizada a opção para baixar os lançamentos separadamente. Só é possível utilizar a opção em um "Lançamento avulso" no qual foi recebido pelo terminal POS sem ter sido selecionado um lançamento na lista, portanto, não possui uma tele-entrega inicial vinculada. Figura 19 - Lançamento Avulso Ao selecionar o lançamento avulso e pressionar , selecione a tele-entrega que será relacionada ao recebimento para que as informações de recebimento sejam apresentadas quando a tele-entrega for baixada. Apenas são listadas em tela as tele-entregas que estão com motoqueiro vinculado. Após vincular uma tele-entrega ao lançamento avulso, mesmo que sejam desvinculados, não será possível vincular novamente. Figura 20 - Vincular Tele-Entrega Com Recebimento Avulso Ao Desvincular um lançamento Pendente, o sistema irá retirar da lista apresentada no terminal POS e sinalizar o lançamento no Gerenciador como Cancelado. Ao Desvincular um lançamento com status Recebido será necessário baixar o lançamento e a tele-entrega manualmente. A tele-entrega não irá possuir os dados de valores recebidos pelo POS, sendo necessário informá-los no momento da baixa. Após desvincular os lançamentos não é possível vinculá-los novamente. Ao Baixar um lançamento com status Recebido que foi desvinculado da tele-entrega, o sistema irá emitir um alerta informando que o valor do título recebido pelo terminal POS não será lançado no controle de cartão de crédito (scc130). Apenas é possível realizar a para lançamentos que ainda estiverem com status Pendente. Não é possível realizar nenhuma alteração em lançamentos com status Baixado e Cancelado. O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários através do menu Parâmetros > Usuários > Cadastro de Usuários (PAR120) informando o usuário que deseja configurar. Figura 21 - Cadastro de Usuários Gerenciador POS Connect Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em . Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo: Figura 22 - Opções de Configurações Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção ; Desmarque a guia 2 para não ter acesso a opção ; Desmarque a guia 3 para não ter acesso a opção ; Desmarque a guia 4 para não ter acesso a opção ; Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção ; Importante! Ao realizar uma venda com condição de pagamento cartão, ou entrada na venda em cartão, o sistema irá demonstrar a opção TEF POS Connect para uso. Figura 23 - Venda NFC-e TEF POS Connect Em seguida, caso na configuração (Par366 - Configuração POS Connect) o parâmetro Selecionar o terminal POS em todas as vendas realizadas no PDV esteja marcado, ou o PDV (máquina) não possuir um Terminal POS relacionado, o sistema solicitará que seja selecionado o Terminal POS dentre os cadastrados e ativos. Figura 24 - Lista de Terminais Cadastrados no POS Connect Se o PDV (máquina) possuir um Terminal POS configurado, a tela acima não será apresentada. Figura 25 - PDV POS Connect Nessa tela informe: Após preencher as informações, clique em . Nesse momento, o sistema irá aguardar que o pagamento seja efetuado no Terminal POS. Figura 26 - Obtendo Confirmação Ao clicar na opção , o sistema irá retirar da tela do POS o recebimento enviado e irá voltar para a tela de venda. Após realizar o pagamento no Terminal POS, o sistema irá capturar as informações automaticamente. Figura 27 - Pagamento Realizado com Sucesso Finalize a operação clicando no botão . Caso a bandeira do cartão utilizada e retornada não esteja vinculada em uma bandeira do sistema (Par366 - Configuração POS Connect), será apresentada a tela com os dados do recebimento para vincular à uma bandeira do sistema. Figura 28 - Vincular Bandeira Se as bandeiras estiverem configuradas corretamente, o sistema não irá demonstrar essa tela. Após esses processos, a venda prossegue para a finalização automaticamente. Importante Caso ocorra algum problema na venda na qual não foi concluída corretamente, o sistema irá manter os lançamentos como Pendente ou Recebido no Gerenciador POS Connect. (SCC300). Essa situação será sinalizada na tela principal do sistema, para que o usuário possa validar as informações e prosseguir de forma rápida. Figura 29 - Tela Principal Aviso Recebido - Quando os dados de pagamento foram enviados para o POS Connect, houve retorno do recebimento, porém a venda não foi finalizada corretamente (ex: venda rejeitada pela Sefaz, erro devido integrações, etc). Não é possível estornar pagamentos recebidos no POS pelo sistema, é possível estornar valores apenas no POS utilizando senha administrativa e o cartão do cliente. Dessa forma, será necessário realizar uma nova venda com TEF Somente Controle e inserir as informações do pagamento (Bandeira, NSU, Parcela...) manualmente, conforme os dados já recebidos anteriormente ou estornar a venda diretamente no terminal POS e realizar nova venda por completo utilizando a opção TEF POS Connect novamente. O Gerenciador POS Connect possui os lançamentos gerados a partir do envio de cada recebimento ao terminal POS. Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. Para os demais usuários terem acesso ao Gerenciador POS Connect, será necessário realizar a liberação pela tela de Controle de Usuários (PAR120). É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect. Figura 30 - Gerenciador POS Connect PDV É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela. Os status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125): Serão apresentadas em tela as seguintes informações: O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades: O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em , conforme a Figura 21. Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo: Figura 31 - Outras Opções Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção . Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção . Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me em: Desenvolvimento > Chaves. Figura 32 - Pagar.Me - Chaves Quando os dados para pagamento são enviados ao POS na tela de vendas, é criado um pedido como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos. Figura 33 - Pagar.Me - Pedidos Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças. Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado. Figura 34 - Pagar.Me - Cobranças Para o funcionamento correto do recebimento automático das informações dos Terminais POS no Linx Softpharma, é necessário que haja a configuração do Webhook no Dash da Pagar.me em: Configurações > Webhooks. A URL do Proxy para uso no Linx Softpharma deve ser https://dev-proxypagarme.azurewebsites.net/hook Figura 35 - Pagar.Me - WebhooksConfiguração de Integrações (PAR 114)
Integração Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)
Movimentação das Tele-Entregas (SCC125)
O lançamento anterior será registrado como Cancelado no Gerenciador POS Connect, será gerado um novo lançamento como Pendente e enviado ao POS.Por Exemplo
A entrega foi enviada para recebimento de R$59,00 em cartão, porém o cliente optou por pagar 30,00 em cartão e 29,00 em dinheiro.
Ao realizar a troca de pagamento o sistema irá sinalizar em tela o valor recebido de R$ 30,00 pelo terminal POS sendo necessário incluir para o desdobramento em dinheiro o valor de R$ 29,00 para baixar a tele-entrega.
Gerenciador POS Connect
Integração Pagamento Direto (PDV)
Tela de Vendas (NFC-e / NF-e / Sat / MF-e)
Nesse caso, é necessário acessar o Gerenciador POS Connect e utilizar a opção para Atualizar/Baixar o lançamento, pois só assim as informações para recebimento serão retiradas da tela do POS. O lançamento ficará sinalizado como cancelado. Após esse processo, realize uma nova venda.
Nesse caso, é necessário acessar o Gerenciador POS Connect e utilizar a opção para Atualizar/Baixar o lançamento. Dessa forma, o sistema irá ajustar o lançamento para baixado e finalizar no POS.Gerenciador POS Connect
Pagar.Me
Fluxo: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)
Fluxo: Pagamento Direto (PDV)