A utilização de saldo de troca deve ser feita obrigatoriamente no mesmo dia da devolução do produto.
Caso o cliente queira utilizar o saldo em outra ocasião, NÃO faça o processo de devolução, e peça que ele retorne outro dia com o produto em mãos, respeitando ainda o prazo máximo para troca da mercadoria.

Caso o consumidor esteja de acordo e você já tenha feito a devolução da mercadoria, o saldo da troca poderá ser utilizado com os seguinte passos:

  • Após registrar a devolução da peça, na tela de Atendimento registre a venda normalmente informando o vendedor, os produtos e suas quantidades;
  • Pressione então SHIFT + F10 para identificar o cliente;

Atenção

É imprescindível informar os dados do mesmo cliente sinalizado na devolução, assim o sistema poderá reconhecer o saldo vinculado ao mesmo cadastro.

  • Após identificar o cliente, siga para formas de pagamento, clicando no botão Pagar ou pressionando F3;
  • Na nova tela, em Formas de Pagamento, a opção Troca (F4) deverá conter o saldo disponível: 
  • Ao clicar nesse botão (Troca), o saldo será abatido do valor total da venda;
  • Em Valor em Aberto, constará o restante a ser pago, caso a nova venda tenha um valor maior do que a da troca. Nesse caso, basta complementar o pagamento com outras formas disponíveis;
  • Se valor da troca for igual ao valor da compra, ao clicar em Troca ou pressionar F4, o atendimento será finalizado; Caso o saldo da troca seja maior que o total da venda, que aparecerá uma mensagem que o saldo restante será perdido; agora, se no cenário contrário, basta selecionar uma forma complementar de pagamento.
  • Imprima o documento fiscal e com isso, conclua a operação.

Se preferir, acompanhe o processo completo no #DicaLinx a seguir: