Nesta seção, mostram algums componentes importantes ao StoreX presentes no ecossistema: Servidor de configurações e Aplication Uppdater.

Servidor de Configurações


O Servidor de Configurações é o componente responsável pelo gerenciamento e atualização de parâmetros de configuração. Informações como IP’s e portas de comunicação de lojas, por exemplo, são dados que são centralizados no Servidor de Configurações para que em uma situação como uma alteração feita no Portal Big Retail seja direcionada a uma ou mais lojas se for o caso. Todos os módulos do StoreX Custom precisam de conexão com o servidor de configurações no momento de sua concepção para poder pegar as informações básicas.


Figura 1 — Relações dos módulos principais com servidor de Configurações

Quando fazemos alguma solicitação de consulta para uma ou mais lojas, primeiro o portal precisa saber qual o endereço de IP do StoreX EP, e para isso ele realiza uma solicitação dessa informação ao Servidor de Configurações, e após o portal obter as informações de acesso ao EP, e realizar a solicitação ao mesmo, é a vez do StoreX EP solicitar os dados de acesso de cada SP das lojas, para poder se comunicar efetivamente com elas.

Todos os módulos do StoreX Custom precisam de conexão com o servidor de configurações no momento de sua concepção para poder pegar as informações básicas.

Quando fazemos alguma solicitação de consulta para uma ou mais lojas, primeiro o portal precisa saber qual o endereço de IP do StoreX EP, e para isso ele realiza uma solicitação dessa informação ao Servidor de Configurações, e após o portal obter as informações de acesso ao EP, e realizar a solicitação ao mesmo, é a vez do StoreX EP solicitar os dados de acesso de cada SP das lojas, para poder se comunicar efetivamente com elas. Se a aplicação subir e resgatar as configurações no servidor de configurações, no entanto, ela consegue funcionar de maneira “offline” caso seja necessário.

Application Updater


Application Updater é o componente responsável pela atualização de versão dos componentes. O Application Updater é inicializado pelo StoreX EP, e escuta as solicitações na mesma porta do EP, esperando uma notificação de que o pacote de atualização está disponível para o download. Quando o pacote de atualização é baixado, é realizada uma notificação por parte da retaguarda do Application Updater de que a atualização está pronta para ser realizada.

Para realizar uma atualização pelo Application Updater, deve-se cadastrar as atualizações, sejam elas do EP, SP, ou qualquer outro componente que se deseje atualizar. Ao cadastrar um novo arquivo de atualização na tela de cadastro de atualizações, o Application Updater define automaticamente para qual componente aquela atualização se destina, baseado na extensão da atualização. Após a subida do pacote de atualização, o EP receberá uma notificação de que há atualizações disponíveis, e encaminha a atualização para os destinatários.

Caso a atualização seja destinada ao próprio EP, a atualização só será realizada quando o serviço do EP for reiniciado, e o servidor Tomcat também deve ser parado. O Application Updater pode ser iniciado de duas formas, o modo Library, que é o modo em que ele é iniciado pelo StoreX EP e que foi explicado acima, ou no modo Install and Exit, o modo em que ele é inicializado sozinho, sem a interferência de nenhum outro componente como o EP. A Figura 26 mostra os tipos de Application Updater, que podem ser tanto embarcados nas aplicações como ser separado.


Figura 2 — Application Updater  esquematizado com os módulos principais.

 

  • Sem rótulos