Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

O Cadastro Geral do SetaERP centraliza todos os cadastros, para que não seja necessário criar um cadastro a cada novo vínculo. Dessa forma, ao digitar o CPF ou CNPJ desejado o sistema reconhecerá que já existe um cadastro com aquelas informações e solicitará ao usuário a criação um novo vínculo, seja cliente, funcionário, fornecedor, representante, transportadora ou convênio. Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar e realizar um novo cadastro de pessoa em Cadastro Geral.


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Acessar: Acesso a tela de cadastro geral de pessoas e a tela de Consulta CEP
Modificar: Permite criar um novo cadastro e alterar um existente.
Excluir: Acesso a tela de exclusão de pessoas em Retaguarda>Manutenção>Exclusão de pessoas.


Funcionalidade

Para acessar o Cadastro Geral, é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Cadastros e clique na opção Cadastro Geral.



Para criar um cadastro, é preciso clicar na opção F3 – Novo do lado esquerdo da tela ou F3 no teclado.  


É necessário selecionar se a pessoa cadastrada é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, informar o nome e o CPF ou CNPJ respectivamente. 



Caso a pessoa informada já tenha cadastro, o sistema informará que já existe um cadastro com o CPF ou CNPJ informado e bastará clicar em OK, que serão apresentados o cadastro solicitado. 

Além de criar um cadastro, é possível pesquisar um já existente para confirmar ou editar suas informações, digitando alguma informação na barra de pesquisa na parte inferior da tela, e assim como as demais telas de cadastros, é possível filtrar pelo nome, CPF/CNPJ, código, entre outras informações utilizando o filtro ao lado da tela de pesquisa. Localizar o cadastro desejado, selecioná-lo e clicar em F4 – Abrir, ou F4 no teclado ou duplo clique.  


Do lado direito estará selecionado se o cadastro é de uma Pessoa Física ou uma Pessoa Jurídica, de acordo com o informado na tela anterior. 


Logo abaixo terão os vínculos que a pessoa cadastrada possui:

  • Cliente: pessoa que consome os produtos ou serviços do estabelecimento mediante pagamento.
  • Funcionário: pessoa que presta algum serviço para a loja, mediante contrato de trabalho, como por exemplo vendedor, estoquista, gerente etc. 
  • Fornecedor: pessoa física ou jurídica que fornece algum serviço ou produto para a empresa, como por exemplo, fabricantes de marcas de calçados que a empresa vende, papelarias que fornecem material de escritório etc.  
  • Representante: pessoa física ou jurídica que media a interação entre fornecedor e loja, por exemplo, representante da marca X, comumente os representantes visitam a loja para apresentar lançamentos e registram os pedidos junto aos fornecedores. 
  • Transportadora: empresa que realiza o serviço logístico necessário, como o transporte de mercadorias do fornecedor para a empresa, ou empresa para o cliente ou fornecedor.  
  • Convênio: parceria entre instituições e a empresa que fornecem algum benefício a pessoa conveniada. 


Bastará selecionar em quais a pessoa cadastrada se encaixa, podendo ser mais que um e salvar. 


Do lado direito são apresentadas as informações da pessoa cadastrada, separadas em dois quadrantes, informações principais e endereço: 


Categoria Informações Principais:

  • Nome: nome da pessoa que está sendo cadastrada  
  • CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ, já virá preenchido da tela anterior, mas caso seja necessário é possível inserir ou modificar. 
  • RG/IE: RG ou Inscrição Estadual. 
  • Telefone: número do telefone fixo da pessoa cadastrada. 
  • Celular/Fax/Op: número do celular ou fax da pessoa cadastrada e logo ao lado é possível selecionar a operadora. 
  • Tipo Contribuinte: terão três opções de contribuinte: consumidor final; contribuinte e contribuinte especial, e deverá ser selecionado seguindo as regras descritas abaixo. 
  • Consumidor final: é aquele que não revenderá o produto, ou seja, comprará para o seu consumo ou presente. 
  • Contribuinte: Pessoa jurídica que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior. 


Mas, afinal, quem é o consumidor final não contribuinte? Não, pois não realiza atividades sujeitas a ICMS. 

  • Contribuinte Especial: é utilizado quando deseja-se diferenciar esse cadastro, ou seja, ele pode ser uma pessoa física CPF ou pessoa jurídica CNPJ, mas por questão de classificação, não quero informar como consumidor ou contribuinte. 


Em síntese: 

  • 1 – Consumidor final (Cadastro de pessoa física). 
  • 2 – Contribuinte (Cadastro Jurídica).  
  • 3 – Contribuinte Especial (Cadastro pessoa física ou jurídica, dependendo da regra acima mencionada). 


Categoria Endereço:

Se a pessoa souber o CEP da residência, informe-o no campo CEPautomaticamente o sistema trará o endereço, você precisará apenas colocar o número da casa após a vírgula. 


Importante: o endereço sempre deve estar neste formato: nome da rua, número.

  

Se não souber o CEP, é possível clicar na lupa que tem ao final do campo CEP e pesquisar pelo nome da rua. 



Por padrão, no campo Cidade estará a cidade da loja, caso a pessoa cadastrada seja de outra cidade, bastará clicar na lupa em frente ao nome da cidade e buscar a cidade desejada. 


No campo endereço, é necessário digitar o ‘endereço desejado sem o logradouro’. Por exemplo, se o endereço for Avenida Brasil, digite apenas ‘Brasil’, nunca informe se é rua ou avenida, pois pode estar abreviado na escrita ou algum ponto e não localizar. 


Encontre o endereço na listagem exibida e clique em exportar, ALT + E ou selecione com duplo clique e o sistema retornará para a tela de cadastro do cliente com o endereço preenchido e será necessário colocar o número da casa após a vírgula.


Quando o cliente é de uma cidade que tenha o CEP único, o campo endereço não será preenchido automaticamente, ou seja, será necessário preencher manualmente todos os campos.

  • Complemento: Se houver algum complemento do endereço pode adicionar aqui, como bloco X, apartamento Y, etc. 
  • Bairro: Campo já vem preenchido de acordo com o CEP, sendo necessário preencher se for Cep único.
  • Cidade/UF: Cidade e estado do endereço do cliente. É preenchido automaticamente de acordo com o CEP.
  • E-mail:  informe o e-mail da pessoa cadastrada.
  • Observações: campo aberto para adicionar alguma observação.

Ocorrências

Clicando em Ocorrências, será possível visualizar as ocorrências geradas, seja no atendimento ao cliente, análise de crédito ou motor de relacionamento e gerar uma nova ocorrência, com as suas respectivas datas e horários em que foram geradas. 



Por padrão o sistema trará com o filtro Todas, mas é possível selecionar qual tipo de ocorrência deseja visualizar, como, anotações, análise de crediário, entre outras.


Será possível também gerar uma nova ocorrência, sendo que as ocorrências geradas nesta tela serão do tipo Anotação, clicando em Nova ou ALT + N. E também será possível Excluir alguma ocorrência, selecionando-a e clicando em Excluir ou ALT + E.


Financeiro

Outra opção disponível é Financeiro, que pode ser acessado por ALT + F, também. É possível consultar todos os títulos do cadastro pesquisado, independentemente de ser a pagar ou a receber ou estar em aberto ou baixado (pago). 


Para visualizá-los é necessário utilizar o filtro da lateral esquerda, de acordo com o que se pretende consultar, se é um título a receber ou a pagar, se está com o status aberto, baixado ou atrasado. 


É possível visualizar também um resumo do crediário, deixando selecionado a opção Crediário logo abaixo do filtro de status, com o valor total que tem em aberto no crediário, seja proveniente de vendas de produtos ou consertos que sejam cobrados do cliente, total vencido e valor de juros, conforme estipulado nas configurações globais. 


Se a opção Cartão/Conv., estiver marcada, mostrará os títulos em que o cliente realizou compra utilizando cartão de crédito ou débito ou convênio e o seu status (baixado ou em aberto) dependerão do controle de cartões que deve ser realizado pelo módulo retaguarda. 


E a opção Cheque segue a mesma lógica do Cartão/Conv. Ao final, fica um resumo utilizando as informações dos três campos, Crediário, Cartão/Conv. e Cheque, independentemente de estarem marcadas ou não, para que o usuário consiga ter uma visão geral do comportamento financeiro do cliente pesquisado. 



Também é possível visualizar o título, combinar nova data de pagamento, acessar o histórico de pagamentos, imprimir a listagem de títulos ou só os títulos selecionados. 


Desta forma, caso seja necessário combinar o pagamento de parcelas em atraso, bastará clicar uma vez no título e apertar a tecla de espaço em seu teclado para marcar este título, clicar em Combinar e inserir a nova data acordada com o cliente, por fim clicar em F8-Combinar ou F8 no teclado. 

Etiquetas

O botão Etiquetas gera etiquetas de endereço, para serem impressas posteriormente, acessando o Módulo RetaguardaMenu Relatórios, opção Impressão de Etiquetas de Endereço.

Imprimir Ficha

Por fim é apresentada a opção Imprimir a Ficha, clicando nesta opção é possível imprimir a ficha da pessoa, conforme preenchido em seu cadastro, com uma declaração de que as informações preenchidas são reais e que informará a empresa caso tenha alguma alteração e logo abaixo um espaço para que o possa ser assinada. 


E assim como as demais telas do SetaERP para fechar, bastará clicar em Fechar ou pressionar a tecla Esc em seu teclado.