O que é a ferramenta? 

A Ferramenta de cancelamento das vendas das vendas fora do prazo consiste em possibilitar ao lojista anular uma venda lançada em DUPLICIDADE, ERRO OPERACIONAL OU DESISTÊNCIA DO CLIENTE.

Caso você faça uma emissão de nota fiscal ao consumidor ( NFC-e ) e deseja cancelar a mesma, porém passe de 30 minutos, a receita não permite mais o cancelamento, sendo necessário realizar uma devolução. Caso a venda que você efetuou foi somente no cartão, o Seta permite que o usuário cancele essa venda fora do prazo de 30 minutos sendo necessário fazer uma devolução.


Dúvidas frequentes (FAQ)


Para que serve a ferramenta Estorno do financeiro da venda?  

 R: A ferramenta tem como objetivo realizar um processo inverso à venda corrigindo-a por um todo no sistema. 


Quais processos o Estorno do financeiro da venda executa?  

R: A ferramenta irá  organizar tudo o que consiste em uma venda, financeiro, fiscal e estoque.

Portanto executa os seguintes processos: 

- Gera uma devolução total da venda (Fiscal)

- Gera um lançamento financeiro para cada cartão. (financeiro)

- Baixar os títulos da venda e devolução. (financeiro)

- Retorna os produtos para o estoque. (Estoque) 

- Nas vendas que possuem múltiplas formas de pagamento, o que for diferente de cartão e PIX será tratado como crédito de cliente. 


Para que tipo de operação eu posso utilizar o Estorno do financeiro da venda?  

R: A ferramenta foi construída para ser utilizada em qualquer venda que passe do prazo de cancelamento, para NFC-e  e Sat são de 30 minutos. 


Como fazer os cancelamentos do cartão/pix  com o Estorno do financeiro da venda? 

R:  Não é possível realizar o cancelamento de transações do TEF diretamente na ferramenta. 


Qual os 2 motivos do Estorno na tela Estorno Financeiro da Venda?

Ao acessar a tela de Vendas – Estorno Financeiro, apresenta dois motivos para selecionar, veja baixo:

1 – Venda em duplicidade ou valores incorretos

2 – Desistência do cliente


Como irá funciona o Cancelamento se escolher a opção 'Venda em duplicidade ou Valores incorretos' no Caixa?

1 – Venda em duplicidade ou valores incorretos: 

  • Quando ocorre esse tipo de cancelamento o sistema remove a movimentação do cartão do caixa, ou seja, no valor do fechamento do caixa não é necessário considerar esse valor de cartão, pelo fato que a venda está duplicada ou os valores estão incorretos.
  • Não vai contabilizar no fechamento de caixa esse valor.

 















Após o estorno financeiro da venda, aparece alguma informação na Venda?

  1. Após o estorno, a informação fica na campo observações da venda.
  2.  Observações........: VENDA ESTORNADA: 1 - Venda em duplicidade ou valores incorretos;

        3. Exemplos das vendas que estamos fazendo: Venda 01111880 / Estorno da Venda 01111882.

     4. No estorno aparece essa observação:  Observações........: ESTORNO FINANCEIRO DA VENDA; COD. VENDA.:01111849;||VENDA ESTORNADA: 1 - Venda em duplicidade ou valores incorretos.

     5. Esse valor não vai contabilizar no fechamento do caixa, ele vai ficar somente o registro.

Como irá funciona o Cancelamento se escolher a opção 'Desistência do Cliente' no Caixa?

2 – Desistência do cliente: 

       Quando ocorre esse tipo de cancelamento, o sistema vai considerar o valor do título do cartão no fechamento do caixa, pelo seguinte fato, a venda de fato aconteceu, porém foi cancelada por desistência do cliente, sendo assim no fechamento do caixa o valor do cartão passado deve ser considerado;

Lembrando que o título ficará em aberto sendo necessário realizar a baixa do mesmo pelo usuário do sistema


  1. Lembrando que, quando for desistência do cliente, precisa ser estornado o cartão do cliente, sendo necessário entrar em contato com a operadora de cartão ou da maquininha e pedir o estorno.
  2. No fechamento de caixa, apresenta os valores de cartão na Entrada e na Saída e também no final do Resumo do Caixa ele aparece como Estorno de Vendas - Desistência de vendas, conforme mostra abaixo:


    4. Ao ser estornada a venda 01111881 ela apresenta essa observação abaixoObservações........: VENDA ESTORNADA: 2 - Desistência do cliente;

 

    5. No estorno da venda 01111883, quando for a DESISTÊNCIA DO CLIENTENÃO vai aparecer o LOTE dela, conforme mostra abaixo: Observações........: ESTORNO FINANCEIRO DA VENDA; COD. VENDA.:01111881;||VENDA ESTORNADA: 2 - Desistência do cliente;

      6. No fechamento do caixa vai ficar assim:



Manual de uso da ferramenta


Uma situação comum que ocorre no dia a dia de uma loja, é uma venda ser lançada com valores errados, forma de pagamento incorreta, produtos faltantes ou adicionados a mais, ou até mesmo a desistência do cliente. Em estados que utilizam Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e) ou SAT, o prazo para cancelamento é de 30 minutos após a venda, em estados que utilizam Emissor de Cupom Fiscal (PAF/ECF), só é permitido cancelar o último cupom fiscal emitido pela impressora. 

Quando o prazo para cancelamento é ultrapassado, é necessário lançar uma devolução dos produtos, baixar o crédito gerado para o cliente desta devolução, bem como, baixar as parcelas do cartão. 

Para facilitar este procedimento, foi desenvolvido no SetaERP, uma funcionalidade chamada Estorno do Financeiro das Vendas. Essa funcionalidade irá realizar automaticamente o procedimento detalhado acima. 


Importante: essa funcionalidade está disponível apenas para o Caixa Fácil e a venda deverá ter sido paga exclusivamente em cartão, ou seja, 100% do pagamento deve ser cartão. 

Para utilizar esta funcionalidade, siga os passos abaixo. 

Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Vendas e clique na opção Estorno do Financeiro das Vendas. 

 


Passo 02: Abrirá a tela Vendas - Estorno Financeiro. 



Passo 03: No campo Código, informe o código da venda* e pressione a tecla Enter. 

*Para consultar o código da venda, vá até o Menu Vendas > Vendas Baixadas, localize a venda e clique no botão Consultar Venda. Anote o número que está no primeiro campo da tela: Código. 


 Passo 04: Após informar o código da venda e pressionar enter, as informações serão carregadas em tela. 


Lembrando que a venda deve ter sido paga somente em cartão.

Caso seja informada uma venda realizada com forma de pagamento diferente de cartão, a seguinte mensagem será exibida: 


 

Passo 05: Após garantir que os dados apresentados são realmente da venda que deseja estornar, clique no botão Estornar confirmando o procedimento. 

 


Passo 06: Após confirmar o processo, será necessário informar o usuário e senha do responsável que possui tal liberação. 


Passo 07: Após informar o usuário e senha o sistema irá transmitir a nota fiscal de devolução dos produtos automaticamente por isso tenham atenção quanto aos dados do cliente os mesmos precisam estar preenchidos corretamente.   

 


 Passo 08: Após autorização da nota, cliente no botão FECHAR e o sistema irá confirma o estorno apresentando a mensagem abaixo:   

 


Processo foi feito.

Como ficará esse procedimento na tela de Vendas Baixadas e Histórico do Cliente? 

Na tela de Vendas Baixadas (Menu Vendas > Vendas Baixadas), aparecerá o lançamento da devolução que foi gerada automaticamente, com o mesmo valor. 


Ao clicar no botão Consultar Venda, observe que a forma de pagamento da devolução ficou como Estorno de Cartão. 


No Histórico do Cliente (Menu Cadastros > Clientes > Vendas), aparecerá o lançamento da venda e também da devolução. 


Como ficará esse procedimento na tela de Auditoria dos Caixas?   Na tela de Auditoria dos Caixas (Módulo Retaguarda > Menu Financeiro), será gerado um crédito (ou seja, um valor negativo), no mesmo valor da venda, inclusive com o mesmo número de lote. 


Ou seja, esta funcionalidade irá gerar uma devolução que irá anular a venda realizada. 



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