Neste documento vamos falar sobre o processo de falteiro. Este processo é utilizado para realizarmos o registro de um produto onde o cliente desejava e não tinha disponível em loja e também é um produto que podemos ter em nossa loja futuramente, com esse registro, no momento em que fizemos a entrada da nota com um desses produtos, conseguimos identificar quem é o cliente que desejava este produto e poder informá-lo sobre a chegada do mesmo.


Para utilizar o falteiro, siga os passos abaixo.


CTRL + F

Ao pressionar as teclas de atalho Ctrl + F, vamos ter acesso a tela de falteiro, aqui podemos selecionar o produto em que o cliente deseja e está em falta no estoque, em seguida a quantidade que este cliente necessita. 

Temos os campos para informar o funcionário, neste caso, seria o vendedor ou quem registrou essa falta, o cliente em que solicitou o produto e observações onde podemos informar qual o tamanho do produto.


Além disso, os seguintes campos estão disponíveis: 

  • Produto: No campo produto podemos bipar o produto ou clicar na lupa para abrir a busca de produtos;
  • Descrição: Se tivermos adicionado o produto esse campo e preenchido automaticamente de acordo com o cadastro do produto, mas se o produto for adicionado manualmente no caso de um produto não cadastrado informamos a descrição;
  • Marca: Se tivermos adicionado o produto esse campo e preenchido automaticamente de acordo com o cadastro do produto, mas se o produto for adicionado manualmente no caso de um produto não cadastrado informamos a marca;
  • Cor: Podemos preencher a cor em que o cliente deseja;
  • Quantidade: Neste campo sempre temos que informar a quantidade em que o cliente deseja;
  • Funcionário: Informamos quem foi o responsável em registrar esse produto faltante;
  • Cliente: Podemos buscar um cliente cadastrado utilizando a lupa ou somente preencher o campo com o nome caso o cliente não tenha cadastro;
  • Observações: Neste campo colocamos informações importantes como o Número do calçado em que o cliente deseja;

 

FALTEIRO

Após registrar os produtos através das teclas de atalho Ctrl + F, é necessário realizar o registro do pedido ou então apagar.


Para isso, dentro do Módulo Retaguarda > Menu Compras, está disponível a opção Falteiro.



A partir daqui, podemos fazer algumas funções com estes produtos registrados, como por exemplo: FiltrarRegistrar PedidoExcluir Pedido Relatórios.


As seguintes funções estão disponíveis nesta tela:

  • Registrar Pedido: Registramos o pedido do produto em que o cliente desejava.
  • Excluir Pedido: Excluímos este pedido de produto em todos os registros, ou seja, se caso necessite pedir realmente este produto temos que registrar novamente no Ctrl + F.
  • Relatórios: Nesta opção realizamos a impressão destes pedidos de compras falteiro.


Filtros:

  • Marca: Podemos filtrar um produto por marca. Quando clicamos na lupa para selecionar uma marca abre a tela de cadastros de marcas, nesta tela podemos realizar o cadastro de uma nova marca, editar ou excluir.

  • Departamento: Podemos estar realizando o filtro de produtos por departamento exemplo: Acessórios, Masculino, Feminino etc. 

  • Fornecedor: Podemos estar filtrando por fornecedor, clicando na lupa abrirá a tela de cadastro geral onde podemos buscar fornecedores, por nome, cpf/cnpj, apelido etc. 

  • Funcionário: Realizar o filtro buscando o funcionário que registrou esta falta, clicando na lupa abrirá a tela localizar funcionário.

  • Empresas: Podemos filtrar separando ou agrupando todas as empresas, clicando na lupa abrirá a tela selecione as empresas desejadas, onde podemos buscar por clusters de lojas, marcar somente a loja necessária e para finalizar clique em Exportar.
  • Com Pedido: Podemos estar realizando um filtro para mostrar somente produtos que já possuem pedido.
  • Falta Pedir: Podemos estar realizando um filtro para mostrar somente produtos que não possuem pedido.
  • Ambos: Filtra ambos se tem ou não pedidos.