Troca entre Lojas
Atualmente, algumas lojas da Arezzo não realizam o processo de comprar em uma loja e realizar a devolução em outra. Tal situação não é utilizada visto que, ao aceitar um produto que foi vendido por outra franquia, não há uma nota de venda a ser referenciada. Isso acaba causando divergências na parte fiscal.
Porém, ao perceber que os franqueados estão perdendo vendas, a Arezzo resolveu alterar esse processo. Portanto, agora será permitido a devolução em loja diversa daquela em que a compra foi realizada.
Para auxiliar com este novo processo, é possível realizar a Troca entre Lojas a qual poderá ser utilizada de duas maneiras distintas, sendo que ambas serão explicadas abaixo.
01. Devolução de mercadoria com vínculo na venda de mesma categoria e valor
Esse processo foi solicitado pela Arezzo e irá funcionar da seguinte maneira:
- Cliente A realiza uma compra na Arezzo de SP, adquirindo um calçado feminino no valor de R$300,00;
- O cliente A vai até a Arezzo do RJ e deseja realizar a troca do produto;
- A Arezzo RJ irá realizar o procedimento a seguir:
- Acesse a tela do caixa e realize o processo de devolução normalmente (informar vendedor e cliente);
- Na guia de produto, pressione o sinal de menos (-) do teclado informando que é uma Troca, em seguida, digite o código do produto apresentado pelo cliente,
- Ao pressionar a tecla Enter, será aberta a tela “Selecione a venda desejada”:
- No lado esquerdo da tela, irá aparecer a seguinte informação: F9 – Pesquisa por venda de produtos de mesmo valor e categoria;
- Ao pressionar o F9, uma nova tela será aberta solicitando que seja informado o valor do produto;
- Neste momento, basta informar o valor do produto que o cliente deseja devolver e clicar no botão Ok;
- O Seta irá apresentar uma listagem com todas as vendas realizadas naquela franquia com o mesmo valor informado;
- Basta selecionar a venda desejada e clicar no botão Consultar Venda para verificar as informações detalhadas, sendo possível confirmar se a categoria do produto se encaixa com o qual o cliente deseja trocar:
- Confirmando a categoria e o valor, é necessário selecionar a venda desejada e clicar no botão Selecionar;
- O produto será carregado na tela de venda, mantendo selecionada a opção Troca;
- Com o produto carregado na tela, informe o produto que o cliente deseja levar no lugar e finalize a troca.
02. Compra de mercadoria com NF própria e utilização do crédito gerado para o cliente
Neste processo, o franqueado irá comprar o produto do cliente. Desta forma, será gerado um crédito para que ele possa adquirir um outro produto na loja. Será necessário seguir o procedimento a seguir:
- No Retaguarda, acesse Compras > Lançamento das Notas;
- Inicie um novo lançamento “Sem Pedido”
- No campo “Tipo Entrada”, informe 55-Compra de mercadoria com NF própria;
- No campo “Fornecedor”, informe o nome do cliente que deseja realizar a troca, pois a franquia está comprando o produto deste cliente;
- Clique no botão “Adicionar item”;
- Informe o código do produto apresentado pelo cliente, preencha as demais informações necessárias e clique no botão “Adicionar”, em seguida “Fechar”;
- Salve a nota, realize sua emissão e feche a tela de Lançamento das notas;
- Saia do Retaguarda e acesse o Caixa;
- Informe o vendedor e o cliente (o cliente será o mesmo informado no lançamento da nota);
- Na guia de produtos, informe o produto que o cliente deseja adquirir;
- Na guia “Pagamento”, dê dois cliques na opção 09-Crédito do Cliente;
- Observe que irá aparecer um crédito para o cliente com o mesmo valor informado no lançamento da nota;
- Basta clicar em Ok e finalizar a venda.
E Pronto!
Em anexo tem o material para ser baixado ;)
Um Grande Abraço e até a próxima!
Vídeo 2 - Devolução de mercadoria com vínculo na venda de mesma categoria e valor.mp4
Vídeo 3 - Compra de mercadoria com NF própria e utilização do crédito gerado para o cliente..mp4