O que é a ferramenta? 

Sempre que um cliente realiza uma compra em sua loja, é necessário realizar o seu cadastro ou então atualizá-lo. Neste treinamento, iremos demonstrar dois modos de realizar este cadastro.


Vídeos da ferramenta


Manual de uso da ferramenta

1º Modo - Cadastro Simplificado:

  • Acesse o sistema SetaEPR;
  • Informe o seu usuário e senha;
  • Clique no Módulo Caixa;
  • Informe, na aba 1. Início, o vendedor;
  • Na aba 2. Cliente, pressione a tecla de atalho F5 ou então clique sobre o texto "Tecle F5 para incluir ou editar o cadastro" ou digite o CPF ou CNPJ e aperte a tecla ENTER. Ou utilize o atalho CTRL+A.
  • O mais indicado é digitar o CPF ou CNPJ e apertar a tecla ENTER, pois o sistema buscará no histórico de sua loja ou rede se este cliente realmente não está cadastrado, caso não esteja abrirá uma tela informando que o cliente não possui cadastrado e solicitando se você deseja realiza-lo, bastará clicar sim, e a tela de cadastro de clientes simplificado será exibida.   

  • Após pressionar a tecla F5, será apresentada a seguinte tela:


  • Nesta tela, poderá ser realizado o cadastro do cliente informando os campos:

Antes das Informações Principais é possível informar uma imagem do cliente. Clique duas vezes sobre o retângulo branco irá abrir uma nova tela onde é possível informar acionar a webcam do computador e tirar uma foto clicando no botão Capturar ou clique na opção 'Importar' que será possível inserir alguma imagem do computador. Basta clicar no botão, selecionar a imagem e clique no botão 'Importar'.

Caso queira excluir a imagem, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o retângulo branco, irá aparecer a mensagem: "Confirma a Exclusão da Imagem". Confirme e será excluído.


Informações principais: 

- Nome: nome do cliente, caso você esteja realizando o cadastro pela CAIXA CREDIÁRIO, este campo já virá preenchido da tela anterior, mas se necessário é possível editar.   

- Vendedor: é possível selecionar o vendedor responsável por este cliente. Este campo é indicado para as lojas que trabalham com clientes fixos, ou seja, sempre que o cliente for a loja, será atendido pelo mesmo vendedor gerando uma carteira de clientes para o vendedor. 

- Nascimento: data de nascimento do cliente 

- CPF: CPF do cliente, já virá preenchido da tela anterior, mas caso seja necessário ou você tenha escolhido clicar F5 para inclusão, sem informar o CPF antes, é possível inserir ou modificar.  

- RG/IE: RG do cliente ou número de identificação do cliente, de acordo com o documento do seu país, caso seja estrangeiro.  

- Celular/Whatsapp: número de contato do cliente 

- Nº do cartão: caso a loja trabalhe com cartão próprio ou fidelidade, pode informar o número do cartão do cliente neste campo. 

- Status: neste campo constarão seis opções: 

  • Simplificado: cliente que compra apenas no dinheiro e cartão. 
  • Cheque-pré: cliente que compra além de dinheiro e cartão, com cheque pré-datado também 
  • Ativo: cliente que compra nas opções anteriores e cheque. 
  • Bloqueado: cliente que está com o seu crediário bloqueado, mas caso ele deseje realizar compra em dinheiro ou cartão o sistema irá liberar.  
  • Especial: Cliente que pode ter alguma condição especial, como por exemplo programa fidelidade (nesse caso deve-se configurar pelo retaguarda a condição específica para clientes com esse status). 
  • Falecido: cliente falecido. 

- Tipo Contribuinte: terão três opções de contribuinte, consumidor final; contribuinte e contribuinte especial, e deverá ser selecionado seguindo as regras descritas abaixo.  

Consumidor final: é aquele que não revenderá o produto, ou seja, comprará para o seu consumo ou presente.  

Contribuinte: Pessoa jurídica que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior 

Mas, afinal, quem é o consumidor final não contribuinte? Não, pois não realiza atividades sujeitas a ICMS.  

Contribuinte Especial: é utilizado quando deseja-se diferenciar esse cadastro, ou seja, ele pode ser uma pessoa física CPF ou pessoa jurídica CNPJ, mas por questão de classificação, não quero informar como consumidor ou contribuinte.  

Em síntese:  

1 – Consumidor final (Cadastro de pessoa física).  

2 – Contribuinte (Cadastro Jurídica).   

3 – Contribuinte Especial (Cadastro pessoa física ou jurídica, dependendo da regra acima mencionada).  

- Nº do Calçado: número de calçado do cliente. É permitido apenas 2 números. 

- Sexo: F para Feminino e M para Masculino. 

Nas opções da lateral direita, abaixo de RG estão dispostas quatro opções de formas de contato com o cliente: “Ligações Telefônicas”, “Envio de E-mails”, “Envio de SMS/Whatsapp” e “Envio de Cartas”, marque a(s) forma(s) que o cliente permite. Essa marcação pode ser filtrada no motor de relacionamento. 

DICA: caso seja um cliente estrangeiro que não possua CPF, bastará digitar onze zeros, e clicar ENTER, que o sistema reconhecerá que o cliente não é brasileiro e habilitará ao lado do campo CEP ou campo PAÍS, para que seja selecionado o país de origem do cliente e o número de identificação do mesmo pode ser inserido no RG/IE.  


Informações Complementares: 

Se o cliente souber o CEP da residência, informe-o no campo CEP, automaticamente o sistema trará o endereço, você precisará apenas colocar o número da casa após a vírgula.  

ATENÇÃO, o endereço SEMPRE deve estar nesse formato: nome da rua, número. 

Se o cliente não souber o CEP, é possível clicar na lupa que tem ao final do campo CEP, e pesquisar pelo nome da rua.  

 

 

Por padrão no campo Cidade estará a cidade da loja, caso o cliente seja de outra cidade, bastará clicar na lupa em frente ao nome da cidade e buscar a cidade do cliente.  

No campo endereço, é necessário digitar o ‘endereço desejado sem o logradouro’. Por exemplo, se o cliente falar que mora na Avenida Brasil, digite apenas ‘Brasil’, nunca informe se é rua ou avenida, pois pode estar abreviado na escrita ou algum ponto e não localizar.  

Encontre o endereço na listagem exibida e clique em exportar, ALT + E ou selecione com duplo clique e o sistema retornará para a tela de cadastro do cliente com o endereço preenchido e será necessário colocar o número da casa após a vírgula. 

Quando o cliente é de uma cidade que tenha o CEP único, o campo endereço não será preenchido automaticamente, ou seja, será necessário preencher manualmente todos os campos. 

- Complemento: Se houver algum complemento do endereço pode adicionar aqui, como bloco X, apartamento Y, etc.  

- Bairro: Campo já vem preenchido de acordo com o CEP, sendo necessário preencher se for Cep único. 

- Cidade/UF: Cidade e estado do endereço do cliente. É preenchido automaticamente de acordo com o Cep. 

- E-mail:  informe o e-mail do cliente. 

- Observações: campo aberto para adicionar alguma observação do cliente. 


Mais Endereços:

Se precisar cadastrar mais de um endereço do cliente, clique na segunda opção do lado esquerdo da tela MAIS ENDEREÇOS ou ALT + M. Adicione um novo clicando em em F3 – NOVO ou F3 no teclado e siga as mesmas instruções da inserção de endereço nas informações complementares.  

Ao finalizar a edição bastará clicar em SALVAR ou ALT + S e prosseguir com a venda.  

Observe que abaixo do fechar tem a data em que foi realizado o cadastro do cliente e a data da última edição feita no cadastro.  




2º Modo - Cadastro Completo:

  • Para realizar o cadastro completo, basta clicar no botão Cadastro de Clientes ou pressionar as teclas de atalho Alt + C. Essa tela poderá ser acionada em qualquer aba;



  • Após pressionar a tecla F5, será apresentada a seguinte tela:



  • Após clicar no botão Novo, basta informar ser é Pessoa Física ou Jurídica, informar o CPF ou CNPJ, o número do documento e clicar no botão Continuar para prosseguir com o cadastro;