Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar as vendas baixadas no SetaERP. As vendas baixadas são todas as vendas finalizadas no Seta, mesmo aquelas emitidas em contingência, seja por falha na internet ou instabilidade na Sefaz. É possível consultar estas vendas tanto pelo Módulo Caixa, quanto pelo Módulo Retaguarda.

 

Dúvidas frequentes (FAQ)

Como encontrar um vale presente realizado?

No tipo da Operação altere para Vale Presente

Selecione a venda > clique em Imprimir Pedido, deixe para 'Microsoft Print to PDF' e clique em Visualizar

Vídeos da ferramenta


Manual de uso da ferramenta

Consultar as vendas baixadas

Acesse o Seta, entre no módulo de Caixa, use o usuário e senha, entre na sua loja e no módulo Caixa.

Para consultar as vendas baixadas pelo Caixa Fácil, é necessário clicar no ícone “vB” que fica no canto esquerdo da tela. 



Ou expandir o menu clicando nos três risquinhos que fica no canto superior esquerdo da tela e depois clicar em Vendas Baixadas, ou ainda, utilizar o atalho ALT + B.



Ao acessar a tela de Vendas Baixadas, na parte inferior esquerda é possível selecionar a data e tipo de operação que deseja visualizar, sendo diferentes tipos de vendas, trocas/devoluções ou vale presente. 



Do lado direito da tela estarão as vendas detalhadas e as opções de reimpressão e estorno do lado esquerdo. 

Dessa forma, do lado direito é possível conferir o código da venda, cliente, vendedor, em condições se foi venda ou troca e quais foram as condições de pagamento, a vista, a prazo ou crediário, horário de cada compra, itens vendidos em cada uma delas e valor total da compra. Ainda do lado direito, na parte inferior, é possível conferir qual foi o tipo de documento fiscal emitido e o seu número.  



Para detalhar estas vendas, é necessário selecionar a venda desejada com duplo clique ou clicar no botão Consultar Venda na coluna da esquerda ou ALT + C

Nesta consulta terá todos os dados da venda detalhados, como código da venda, status, data e horário em que a venda foi finalizada no caixa, empresa que vendeu, vendedor, código e nome do cliente, qual foi a forma de pagamento utilizada, qual usuário foi logado para a abertura de caixa, quais produtos foram comprados, com seus respectivos códigos, descrições, cores, quantidades, valor unitário, descontos, caso haja algum e valor total.


É possível imprimir esta consulta, clicando em Imprimir, no canto superior esquerdo ou fechar a consulta.  



Ainda nesta consulta é possível editar esta venda, ou seja, trocar o vendedor ou financeiro da venda, clicando no botão Editar Venda no canto superior direito ou ALT + E.

Lembre-se para fechar qualquer uma das telas do SetaERP é necessário clicar em Fechar ou pressionar a tecla ESC no teclado.

Do lado esquerdo da tela Vendas Baixadas,  é possível reimprimir os documentos fiscais em qualquer um dos dois caixas, clicando em Imprimir Nota FiscalImprimir NFCe ou Imprimir CFeSAT, de acordo com o documento fiscal que foi emitido em cada situação.

Imprimir Nota Fiscal

Ao clicar no botão, o Seta irá abrir a tela de Emissão e você pode fazer a Emissão caso ainda esteja pendente. Se for uma Nota já emitida, irá abrir a tela de Emissão e é possível Reimprimir a nota

Imprimir NFCe

Ao clicar no botão, o Seta irá abrir a tela de Emissão e você pode fazer a Emissão caso ainda esteja pendente. Se for uma Nota já emitida, irá imprimir o cupom fiscal automaticamente 

Imprimir CFeSAT

Ao clicar no botão, o Seta irá abrir a tela de Emissão e você pode fazer a Emissão caso ainda esteja pendente. Se for uma Nota já emitida, irá imprimir o cupom fiscal automaticamente 

Imprimir Pedido

Selecione a venda e no menu lateral da tela de Vendas Baixadas clique em Imprimir Pedido

A opção Imprimir Pedido gera um espelho do pedido de compras, com todas as informações do cliente, vendedor que o atendeu, produtos, data e horário da compra e formas de pagamento, além disso, será possível solicitar a assinatura do cliente. 

Imprimir Confissão de dívida

Selecione a venda e no menu lateral clique em Imprimir Confissão

O botão Imprimir Confissão é utilizado para vendas realizadas com a forma de pagamento crediário e gerará uma confissão de dívida com os dados do cliente e da compra, informando que o cliente reconhece a dívida da loja, bem como condições e datas de pagamentos acordadas, que em caso de atrasos tem ciência de que será cobrado juros e que autoriza medidas de cobrança, como inclusão do seu nome no SCPC. 


É fundamental arquivar uma cópia deste documento assinado pelo cliente na empresa, pelo menos até a quitação da dívida. 



Imprimir Duplicatas

Selecione a venda e no menu lateral clique em Imprimir Duplicatas

Além disso, estes documentos podem ser impressos em impressora comum A4, basta mudar a impressão para a opção 1 – impressão gráfica e selecionar a impressora desejada e clicar no botão F8-Imprimir.

O botão Imprimir Duplicatas gera a duplicata da dívida, com dados detalhados do cliente, da empresa e do parcelamento. Neste documento, também está especificado que em caso de atrasos será cobrado juros do cliente.


Imprimir Promissórias

Selecione a venda e no menu lateral clique em Imprimir Promissórias

O botão Imprimir Promissórias, gera uma nota promissória para cada parcela, com as informações da compra e seus respectivos vencimentos. Diferente dos outros documentos, este pede a assinatura do avalista.  


Imprimir Carnê

Selecione a venda e no menu lateral clique em Imprimir Carnê

O botão Imprimir Carnê, tem a mesma função de Imprimir Promissória, mas gerará carnê em vez de nota promissória. Essa função pode criar um carnê com cada uma das parcelas com as informações da loja, código e nome do cliente, data da venda, documento, valor da venda, valor da parcela, vencimento, parcela, Acrésc/Desc, Valor a Pagar e Autenticação. 


Imprimir Boletos

Permite a impressão dos boletos da venda

Imprimir Listagem

Selecione a venda e no menu lateral clique em Imprimir Listagem

Imprimir Listagem, está disponível para os dois caixas e gera uma lista de todas as vendas baixadas da data selecionada, as suas informações, como código da venda, cliente, vendedor, condições de pagamento, horário da compra, quantidade de itens e valor total de cada compra, além de somatório de itens e valor vendidos no dia. 


Consultar Venda

Na tela de Consulta de Vendas, é necessário informar o código da venda, este código pode ser buscado em relatórios de vendas ou em vendas baixadas ou vendas pendentes. 

Ao lado do código tem o box (quadradinho) Pesquisar pelo código do pedido, este box está disponível apenas no Seta Gerencial, caso seja Seta Fiscal ele não aparecerá. Ele possibilitará pesquisar pelo código do pedido impresso no Seta Gerencial. Caso esteja desmarcado, a pesquisa poderá ser realizada pelo código da venda. 

Ao marcar o box Visualizar formas de pagamento” além do sistema trazer as informações das formas de pagamentos detalhadas, trará também um resumo das formas de pagamento, como pode ser observado nos dois exemplos abaixo.  

Logo abaixo consta o Status da venda, podendo ser Baixada, que é a venda iniciada e finalizada, que já foi emitido documento fiscal, Cancelada, que por algum motivo teve que ser estornada, seja porque o cliente desistiu da compra ou divergência nas informações lançadas e Pendente, que são aquelas vendas realizadas no terminal pré-venda ou aplicativo e que ainda faltam finalização e emissão fiscal.  

Ainda há informações detalhadas sobre as vendas, incluindo data, tipo de operação, empresa, tipo de nota fiscal, cliente, vendedor, autorizador, condições de pagamento e observações. Também apresenta informações específicas sobre cada produto vendido, como código, descrição, cor, quantidade, valor unitário, desconto ou acréscimo, e valor total. Os valores totais incluem o subtotal com descontos, descontos globais, acréscimos, frete, total da venda, número de itens, valor à vista e valor a prazo. Além disso, são detalhadas as informações de pagamento, como código da transação, banco ou operadora, bandeira (no caso de pagamento com cartão), forma de pagamento (boleto, cartão, cheque, crediário ou dinheiro), datas de vencimento e pagamento, e total recebido em cada forma de pagamento. Essas informações abrangentes ajudam a compreender todos os aspectos das transações de venda.

Resumo de Desempenho dos Vendedores

Ainda do lado esquerdo é possível visualizar o resumo de desempenho dos vendedores, clicando no botão Resumo de Desempenho ou ALT + R no Caixa Fácil. 

As informações não serão apresentadas por ranking, serão ordenadas alfabeticamente, sendo que, nesta tela, será possível visualizar o seguinte:

  • Vendedor: apresentará o nome do vendedor;
  • Total: irá trazer a soma de todas as movimentações realizadas;
  • Devoluções: trará a soma de todas as devoluções realizadas;
  • Líquido: apresentará o valor das vendas diminuindo o valor das devoluções;
  • Maior venda: irá mostrar o valor da maior venda realizada no período informado;
  • Vendas: irá mostrar a quantidade de vendas realizadas;
  • Vendidos: irá mostrar a quantidade de produtos vendidos em todas as vendas;
  • Devolvidos: irá mostrar a quantidade de produtos que foram devolvidos;
  • Vendas por hora: apresenta o valor das vendas realizadas a cada 8 horas (ex.: valor líquido / 8);
  • Vendas média: apresenta o ticket médio das vendas (ex.: valor líquido / clientes atendidos);
  • Pç/Venda: apresenta a média de peças por atendimento (ex.: vendidos / vendas);
  • Vale-presente: soma dos vale-presentes que foram vendidos.
  • Frete: Soma do valor do frete por vendedor.

Estorno de uma venda dentro do prazo de 30 minutos

Clicando no botão Estornar, em ambos os caixas, será possível estornar a venda desejada e selecionada, mas atente-se aos prazos de estornos de cada estado. 

Esta tela solicitará o usuário e senha de quem deseja realizar a operação, e é necessário que esta pessoa tenha permissão de acesso, para tal operação. Depois é só prosseguir de acordo com os passos de estorno.

Selecione a venda, clique em Estornar, Insira uma justificativa a confirme o Estorno.

Realizar um registro de entrega

Por fim, é possível também registrar uma entrega, clicando no botão Registrar Entrega ou pressionando as teclas de atalho Alt+R e prosseguir com os passos de registro de entregas. No painel Informações Principais tem o código, status, as datas de Emissão, Saída e Baixa, o código da Venda, Nota Fiscal e Vendedor. Além disso, você pode informar o Entregador, Tipo Entrega, Rastreamento, Volumes, Tipo Frete, Valor Frete e Observações. No painel Dados do cliente tem os campos, nome, contato, endereço, bairro, cidade/UF e por fim, referência.

A ferramenta Controle de Entregas, tem o objetivo de inspecionar as entregas de mercadorias dentro da loja até chegar aos clientes, sendo realizadas por Entregador, Correios ou Transportadoras. Neste treinamento, você aprenderá a utilizar este controle.