Questão 1


1- Como iniciar a criação de uma Regra de Rateio?


1) Para criar a regra de Rateio acesse Financeiro > Rateio.

2) Antes de iniciar um cadastro de regra, certifique-se de que o médico ainda não tenha alguma regra cadastrada buscando o nome dele na caixa de pesquisa.

3) Selecione o nome do profissional a qual será feito o rateio, é possível selecionar mais de um profissional para uma única regra de rateio, isso se aplica quando as configurações são exatamente iguais.

4) Selecione o convênio no qual a regra será aplicada, é possível selecionar todos, apenas alguns convênios ou configurar somente para um.

5) Em seguida selecione os planos do convênio que deseja incluir na regra, podendo selecionar todos ou apenas alguns específicos. No entanto, devemos reforçar que pode se escolher também planos individuais para ocorrer a configuração da regra, se for o caso de um pagamento específico de acordo com cada plano.


Agora devemos categorizar as contas a receber desta configuração. Inicialmente, identificamos como é a atuação do profissional na clínica, se ele for executante dos procedimentos, selecionamos esta opção e depois categorizamos o grau de participação de acordo com a atuação do profissional na aplicação do procedimento. Este grau, pode ser alterado posteriormente caso este seja é necessidade. 

Com relação ao tipo de guia orientamos que seja sempre escolhido todos os tipos, tendo em vista que nós selecionamos qualquer procedimento. Dessa forma conseguimos estipular qualquer procedimento sem problema com relação à definição da Guia, inserida no cadastro do procedimento.
Questão 2

2- Como configurar o rateio de Contas a receber?


1) Selecione a opção em Tipo Profissional. Selecionando a opção executante é necessário configurar o grau de participação do profissional, a qual tem opção todos e alguns tipos de participação específicos. Selecionando a opção solicitante a regra se aplicará aos profissionais preenchidos no faturamento como solicitantes. 

Importante

Caso a Regra seja para o Solicitante, ao selecionar o checkbox ao lado do campo, o profissional solicitante receberá somente o valor residual do profissional executante.


2) Selecione a opção em Tipo de Guia. Esse campo é utilizado para filtrar os procedimentos que estarão na configuração de rateio, se desejar configurar a mesma regra para todos os procedimentos selecionamos a opção todas.

3) Selecione os procedimentos pertencentes a regra. É possível selecionar mais de um procedimento, clicando de uma caixa e arrastando para outra, se desejar pode criar uma regra para cada procedimento, ou já cadastrar a mesma regra de uma vez para todos os procedimentos desejados.

4) Selecione o Tipo de Rateio. Ao cadastrar o valor da regra, clique no botão verde + para incluir.

Simples: é a regra mais utilizada, é possível definir um valor específico ou porcentagem em cima do valor do procedimento. 

Produtividade: O repasse será conforme a produção do médico. Precisa inserir um mínimo de consultas para receber.  Ex. A cada 10 atendimentos o Profissional recebe x valor ou x %. 

Faturamento:  O repasse ocorre conforme o faturamento da clínica, então determina-se um valor x de faturamento para o médico receber o repasse de x valor ou x%.

Questão 3

3- Como configurar o rateio de Contas a pagar?

Essa configuração é utilizada quando, por exemplo, o profissional precisa pagar parte do aluguel da clínica, basta selecionar o “Tipo de conta” a “Alíquota(%)” e inserir no ícone “+” . Ao acessar a tela de configuração de rateio já salva você pode perceber que tem duas telas abaixo. Uma de “Contas a pagar” e outra de “Rateio Complementar”.

1) Selecione a opção em Tipo de Conta. Considerando que ele pague uma taxa pelo consumo de algo, nesse exemplo pela conta de água. Ou seja, quando for retirado o valor final para o médico, nesse caso, será descontado 13,3% da conta de água para o profissional. Vale lembrar que esse campo é vinculado a uma conta, e a taxa é aplicada ao valor total desta conta.

Questão 4

4- Como configurar um Rateio Complementar?

Indica os valores que o médico tem que pagar para a clínica, independente de ter lançamento de conta, ele não é vinculado a contas.

1) Selecione a opção em Aplicar no Valor.

Valor faturado, será descontado em cima do valor que entrou para a clínica.

Valor Rateio será descontado em cima do que foi faturado para o médico nessa regra.

2) Selecione a opção em Tipo de Regra. Esse campo se refere a como o valor será cobrado. Em porcentagem (15%) ou em valor (RS15,00).

3) Selecione os demais campos e  clique no botão verde + para incluir.

  • Sem rótulos