Questão 1

1. Para que serve a funcionalidade do Tipo de Conta?

A funcionalidade do tipo de conta é classificar as despesas e/ou receitas da clínica (Ex: despesas fixas, despesas variáveis, depreciação, investimentos e etc). 

Para cadastrar um Tipo de Conta, basta preencher a descrição, a natureza (Receita ou Despesa) e a Ordem que esse tipo vai aparecer nos relatórios.

Para poder editar ou excluir um Tipo de Conta, basta pesquisar na barra superior pelo nome do Tipo de Conta, selecionar para abrir o modo edição.

Questão 2

2. Onde o Tipo de Conta fica disponível para uso após o cadastro?

1) Cadastro de Planos de Conta (Financeiro → Planos de Conta)

Ao cadastrar um Plano de Conta, o usuário pode selecionar o Tipo de Conta para vinculá-lo, montando uma hierarquia. Isso fará com que as contas sejam classificadas de forma hierárquica e isso será mostrado nos relatórios, principalmente no relatório DRE.


2) Cadastro de Contas a Pagar / Receber (Financeiro → Contas a pagar e receber)

Quando cadastramos uma nova conta a pagar ou receber, devemos escolher qual o tipo de conta e plano de conta que essa estará vinculada. Isso


3) Cadastro de Procedimentos (Administrativo → Cadastro → Procedimentos)

Quando lançamentos uma fatura para um paciente e colocamos procedimentos, podemos querer que esses procedimentos sejam alocados para determinado Tipo de Conta e Plano de Conta. Para isso, no cadastro de procedimentos podemos selecionar o Tipo de Conta e Plano de Conta para que as faturas sejam alocadas corretamente no relatório DRE.


4) Cadastro de Convênios (Administrativo → Cadastro → Convênios)

No cadastro de convênios também podemos associar ao Tipo de Conta e Plano de Conta.





Questão 3

3. Como faço para excluir um Tipo de Conta já criado?


Pesquisa pela descrição do Tipo de Conta na barra de pesquisas, selecione o Tipo de Conta desejado, entre em modo de edição e clique no ícone de excluir. 

Se o tipo de conta estiver vinculado em um dos casos citados (Plano de Conta, Conta, Procedimento ou Convênio), o sistema dará um alerta pois nesse caso, ele não poderá ser excluído.


1) Quando existe Plano de Conta vinculado


2) Quando existe uma Conta vinculada


3) Quando existe um Convênio vinculado


4) Quando existe um Procedimento vinculado

Questão 4

4. Como faço para descobrir todos os Tipos de Contas já cadastrados?


Para listar todos os Tipos de Conta já cadastrados, basta clicarmos no botão de Relatório. 

Você será direcionado para um relatório que exibe todos os Tipos de Conta cadastrados, qual a unidade onde ele foi cadastrado e permite editar através do botão de edição.





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