Todas as funções da biblioteca, independentemente do que fazem, possuem o mesmo tipo padronizado de código retorno, O “Checkout” sempre apresenta o código numérico do erro para facilitar o suporte e depuração de problemas, conforme a tabela a seguir.

Erros básicos da biblioteca
MensagemCódigoDescrição/Ação
ERRO PINPAD10Chamada inválida à função. Operações prévias são necessárias.
ERRO PINPAD11Parâmetro inválido passado à função. Revise se a operação realiza esta sendo conduzida de forma correta, caso esteja repita a operação.
ERRO PINPAD12Esgotado o tempo máximo estipulado para a operação. Por exemplo: O POS aguarda a inserção ou leitura do cartão, caso não ocorra a comunicação dentro do período esperado será apresentado o erro. Nestes casos deve se repetir a operação realizando o procedimento dentro do tempo esperado.
ERRO PINPAD13Operação cancelada pelo operador. Durante o processo de leitura ou inserção do cartão a operação foi cancelada pelo operador.
ERRO PINPAD14Pinpad já aberto. Erro de comunicação da aplicação com o equipamento, repita a operação, caso erro persista, reinicie o equipamento e tente novamente.
ERRO PINPAD15Pinpad não foi aberto. Erro de comunicação da aplicação com o equipamento, repita a operação, caso erro persista, reinicie o equipamento e tente novamente.
ERRO PINPAD16Erro interno de execução - problema de implementação da biblioteca (software). Reinicie o equipamento e tente novamente.
ERRO PINPAD17Função não suportada pelo modelo de pinpad. Reinicie o equipamento e tente novamente.
ERRO PINPAD18Função não disponível na Biblioteca do pinpad. Reinicie o equipamento e tente novamente.
TABELAS EXPIRADAS20Tabelas expiradas (pelo “time-stamp”). Necessário forçar carga de tabelas no equipamento, realizar nova tentativa de transação, deverá aparecer no visor a mensagem de "Atualizando Tabelas" durante a transação. Caso erro persista, entre em contato com o fornecedor TEF e solicite que seja realizada uma carga de tabelas.
ERRO PINPAD21Erro ao tentar gravar tabelas (falta de espaço, por exemplo). Possivelmente ocorreu um erro durante o processo de atualização de tabelas no equipamento, reinicie o mesmo e tente novamente.
ERRO PINPAD22Aplicação da rede adquirente não existe no pinpad. Reinicie o equipamento e tente novamente, caso erro persista verifique com o fornecedor do equipamento e informe a mensagem de erro.


Erros básicos reportados pelo pinpad
MensagemCódigoDescrição/Ação
ERRO PINPAD40Erro interno do pinpad. Reinicie o equipamento e tente novamente, caso erro persista verifique com o fornecedor do equipamento e informe a mensagem de erro.
ERRO DE LEITURA TENTE NOVAMENTE41Erro de leitura do cartão magnético. Realize a operação novamente, caso erro persista o problema pode estar no leitor de cartão ou no cartão utilizado, Verificar se ocorre em todas as transações de cartões via tarja.
ERRO PINPAD42Erro na captura do PIN - Master Key pode não estar presente. Ocorre quando o POS/PINPad não possui as chaves da rede autorizadora. Entrar em contato com o fornecedor do equipamento e reportar o erro.
CARTAO REMOVIDO43Não há cartão com chip presente no acoplador. Cartão foi removido antes ou durante o processo de leitura do cartão. Realizar a transação novamente e remover o cartão somente quando a mensagem de "Remover o Cartão" for apresentada no visor do equipamento.
PINPAD OCUPADO TENTE NOVAMENTE44Pinpad não pode processar a captura de PIN temporariamente devido a questões de segurança (como quando é atingido o limite de capturas dentro de um intervalo de tempo). Realizar a transação novamente.


Erros de processamento de cartão com chip (SAM)
MensagemCódigoDescrição/Ação
PROBL.MOD.SAM - LIGUE HELP DESK50Erro genérico no módulo SAM. Erro na leitura do CHIP, realize a transação novamente, caso erro persista entre em contato com o fornecedor do equipamento.
PROBL.MOD.SAM - LIGUE HELP DESK51SAM ausente, “mudo”, ou com erro de comunicação. Erro na leitura do CHIP, realize a transação novamente, caso erro persista entre em contato com o fornecedor do equipamento.
PROBL.MOD.SAM - LIGUE HELP DESK52SAM inválido, desconhecido ou com problemas. Erro na leitura do CHIP, realize a transação novamente, caso erro persista entre em contato com o fornecedor do equipamento.


  • Sem rótulos