1. O que é um Gateway de Pagamentos?

Gateway de Pagamentos é uma solução de tecnologia que integra seu e-commerce ou call-center com todas as soluções de pagamentos digitais ou não presenciais do mercado. Com um Gateway de Pagamentos, sua empresa reduz custos de estrutura e consegue focar no seu core business, todo o trabalho de comunicação com os bancos e adquirentes é feito pelo gateway de pagamento, de forma unificada em uma só integração!

2. O que é Checkout do Pagamento no Ambiente do Gateway ou Link de Pagamento?

O Checkout do Pagamento no ambiente do Gateway de Pagamentos é uma solução de pagamento para compras on-line. Após a escolha dos produtos e serviços no site do e-commerce, seu cliente será redirecionado para nosso Checkout para concluir o pagamento em um ambiente seguro. Está solução é indicada para estabelecimentos que não querem se preocupar com o processo de pagamento.

3. Como funciona o Link de Pagamento?


  1. O Cliente do Estabelecimento Comercial (Comprador) decide comprar o Produto/Serviço;
  2. O Estabelecimento Comercial (EC) solicita o Link de Pagamento para o Gateway de Pagamentos enviando as informações necessárias;
  3. O EC recebe o Link de Pagamento e envia para seu Cliente (E-mail, SMS, WhatsApp ou outro canal);
  4. O Comprador acessa o Link de Pagamento sendo direcionado para o Checkout do Pagamento no ambiente do Gateway;
  5. Após o Comprador fornecer os dados de pagamento e confirmar o pagamento, o Gateway solicita a autorização da transação e direciona o Comprador para a página final de pagamento ou para o site do EC;
  6. Após receber a resposta da autorização da transação, o Gateway pode retornar o status do pagamento para o EC via callback ou o EC pode consultar no momento que desejar.

4. O que é Checkout Transparente?

Esse tipo de checkout se diferencia do padrão por não exigir que o cliente finalize sua compra em um site externo. Ao invés disso, ele finaliza a parte de pagamento dentro da própria loja virtual. Para implantar esse tipo de checkout é necessário integrar-se a nossa solução de gateway de pagamentos.

5. O que é Análise de Risco/Antifraude?

A análise de risco é processo de verificação de confiabilidade da transação. Isso é feito através de consulta a um antifraude que valida as informações da transação para trazer maior segurança e evitar perdas financeiras com chargebacks (chargeback é a contestação de uma compra, feita pelo portador junto ao emissor do cartão. Na prática, significa que um problema aconteceu no meio do caminho e o comprador pediu ao banco o seu dinheiro de volta).

6. Qual o fluxo de uma transação submetida a Análise de Risco?

A Análise de Risco pode ser solicitada na Pré-Autorização ou Autorização, no Checkout do Pagamento no ambiente do Gateway ela é obrigatória.
A Análise de Risco envolve 3 passos que seriam Pré-autorização, Análise de Fraude e Captura ou Cancelamento

7. Quais informações são necessárias para realizar a Análise de Risco? 
Para Análise de Risco são necessários os seguintes grupos de informações:

  • Dados do Pedido (Ex: Número do Pedido, Valor Total do Pedido, Valor Total do Frete, etc...)
  • Itens do Pedido (Nome do Item, Descrição, Quantidade, Valor Unitário, Valor do Desconto, Subtotal, Categoria, etc...)
  • Dados do Cliente (Nome, CPF, Data de Nascimento, E-mail, Telefone, etc...)
  • Endereços de Entrega e Cobrança (Cep, Logradouro, Cidade, Estado, Pais, etc...)
  • Informações do Vendedor (Identificação, Nome e Data de Cadastro)

8. O que é Autenticação da Loja no Gateway?
Para fins de segurança, autenticação e obtenção de token de acesso, é necessário realizar a autenticação da Loja por meio de uma autorização OAUTH2. As chaves de acesso (clientId e apiKey) estão liberadas no Painel Administrativo.
Uma vez que o Gateway verifica que as chaves de acesso são válidas para a Loja, é retornado um token de transação temporário (acess_token) que é utilizado nas solicitações dos métodos do Gateway. O token de transação temporário tem um tempo de expiração em segundos (expires_in), uma vez expirado, é necessário solicitar a autenticação novamente.

9. O que é Pré-Autorização? 
Na Pré-Autorização o emissor do cartão verifica a viabilidade financeira da transação, porém, ao autorizar transações nessa modalidade, não realiza o processo de liquidação. O valor da transação não é efetivado, porém o limite do cartão do comprador é sensibilizado com o valor da transação. É de responsabilidade do lojista solicitar a captura da transação, ou seja, efetivar a transação. Uma transação pré-autorizada fica pendente de captura por até 7 dias, caso a captura não seja solicitada nesse período, ela é automaticamente cancelada. 

10. O que é Autorização?
Na Autorização o emissor do cartão verifica a viabilidade financeira da transação, caso seja autorizada, realiza o também o processo de liquidação (captura automática), ou seja, o valor da transação é efetivado de maneira automática, sem a necessidade de realizar a captura posterior.

11. O que é Captura?
Ao realizar uma Pré-autorização é necessário a efetivação desta transação para que o cliente seja cobrado e o lojista receba o pagamento, ou seja, é necessário realizar a captura da transação.

12. Como é exibido o Nome do Estabelecimento na Fatura do Portador do Cartão? (Soft Descriptor)
O Estabelecimento Comercial pode enviar o texto que ele deseja que seja exibido na Fatura do Portador do Cartão, basta enviar nas solicitações de autorização e pré-autorização o parâmetro Descritivo da Loja (softDescriptor) que deve ter até 13 caracteres. Se o Descritivo da Loja não for enviado nas solicitações para o Gateway, iremos assumir os 13 primeiros caracteres do nome do Estabelecimento cadastrado no Gateway de Pagamentos.

13. O que é Compra com 1 Clique?
Object Recurring - Compra com 1 Clique:
Este recurso permite o armazenamento seguro de dados sensíveis de cartão de crédito. Estes dados são transformados em um código criptografado chamado de “token”, que poderá ser armazenado em banco de dados.
Na primeira transação devem ser enviados os parâmetros do Object Card, informar “isRecurring” como o valor “true” e armazenar o “token” do cartão retornado na resposta do método.
Nas próximas transações já não é mais necessário o Object Card, basta informar “isRecurring” como o valor “true” e “token” com o token do cartão obtido anteriormente.
Esta funcionalidade permite que o lojista faça uso do recurso “Compra com 1 clique”, sempre preservando a integridade e a confidencialidade das informações.

14. O que é Validação do Cartão ou Zero Dólar?
A transação Zero Dólar permite uma validação prévia para saber se o cartão do portador e dados enviados antes do processamento da transação são válidos. Esse tipo de transação não gera nenhum tipo de cobrança para o comprador, evitando débitos indevidos em seu saldo.
As transações Zero Dollar possuem os mesmos parâmetros de uma autorização, porém deve ser informado o valor “0” no parâmetro “amount” e o valor “7” no parâmetro “transactionType”. Também é possível realizar também a tokenização do cartão.
IMPORTANTE: Esse tipo de transação não pode ser cancelada.

15. O que é Visa Checkout?
Visa Checkout é uma carteira digital da Visa, é uma solução eletrônica que permite o armazenamento de dados financeiros e de identidade de forma que os mesmos possam ser usados com segurança e privacidade durante operações financeiras.
Além dos cartões Visa, podem ser armazenados cartões de outras bandeiras.
Em resumo o processo de Autorização com Visa Checkout ocorre da seguinte forma:

  1. O Comprador escolhe pagar com Visa Checkout
  2. O E-commerce solicita para o Comprador as credenciais de Autenticação do Visa Checkout (E-mail e Senha)
  3. O Comprador realiza a Autenticação e Escolhe o Cartão cadastrado no Visa Checkout
  4. Após escolher o cartão realiza a confirmação da compra no E-commerce
  5. O E-commerce Solicita a Autenticação para o Gateway de Pagamentos e recebe um Token de Transação
  6. O E-commerce Solicita a Autorização da Transação para o Gateway de Pagamentos informando o Token de Transação, Dados da Venda, Cartão e Chave da Transação no Visa Checkout (Call Id ou Payload)
  7. O Gateway de Pagamentos Solicita a Autorização da Transação para a Adquirente.
  8. A Adquirente envia a Resposta da Autorização da Transação para o Gateway de Pagamentos
  9. O Gateway de Pagamentos envia a Resposta da Autorização da Transação para o E-commerce

16. Quais são os status das transações de Cartão de Crédito? 
As transações de cartão de crédito podem assumir os seguintes status/situações no gateway de pagamentos:

17. O que é Callback?
A notificação ou callback, ocorre quando o status da transação é alterado, este serviço permite automatizar fluxos que dependem de mudanças no status, sempre que o status da transação muda é enviada uma notificação (POST) para uma URL especificada pelo Estabelecimento Comercial.
A partir desta notificação o EC pode seguir com o seu fluxo operacional, sem a necessidade de consultar um a um o status das transações.
Esta automação é feita para integrar o nosso sistema com a sua aplicação, é necessário desenvolvimento do lado do EC para receber esse callback.

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