Erros D-TEF
MensagemCódigoDescrição/Ação
Transação Não Habilitada 12Ocorre quando o Tipo de transação não está habilitada para a rede. Exemplo: O cliente está tentando fazer uma transação de crédito, e a rede permite somente débito. Entrar em contato com o fornecedor D-TEF para revisar as configurações e opções disponíveis para o estabelecimento.
Valor Transação Inválido 13Ocorre por exemplo quando o valor da transação está zero. Revisar valor digitado
Cartão Inválido 14Ocorre quando o D-TEF não possui a rede cadastrada para o cartão utilizado na transação ou o produto não está disponível nas tabelas da rede autorizadora.
Rede Inválida 15Ocorre quando a transação é enviada para uma rede que não encontra-se no D-TEF. Em casos isolados podes ocorrer na primeira transação após a ativação do terminal, neste caso é necessário repetir a transação de venda.
Transação Não Localizada 16Ocorre quando é enviada uma transação com dependência como cancelamento, e a transação original não é localizada. Revisar os dados preenchidos se estão de acordo com a transação original a ser cancelada ou reimpressa.
Operação Não Permitida 17Tentativa de executar uma operação não habilitada ou configurada, como por exemplo uma transação digitada quando esta opção não está disponível. Entrar em contato com o fornecedor D-TEF para revisar as configurações e opções disponíveis para o estabelecimento.
Mensagem Inválida Pdv 18Ocorre quando o D-TEF recebe uma mensagem fora do padrão esperado do PDV.
Loja Não Cadastrada 19Ocorre quando a loja configurada no Client D-POS não está cadastrada no D-TEF. Caso a mensagem seja apresentada durante a transação de ativação é necessário validar se o CNPJ informado esta de acordo com o cadastro do D-TEF.
Bandeira não Associada 20Ocorre porque a bandeira em que a transação foi realizada não encontra-se vinculada a uma Rede. Entrar em contato com o fornecedor D-TEF e notificar a bandeira/cartão para que seja possível avaliar a ativação/associação no D-TEF.
Terminal Inativo 21Terminal PDV ou POS inativado. Entrar em contato com o fornecedor D-TEF reportando o erro.
Loja Suspensa 22Ocorre quando a loja configurada no POS está marcada como suspensa no D-TEF. Entrar em contato com o fornecedor D-TEF reportando o erro.
Bandeira Bloqueada 23Ocorre porque a bandeira encontra-se bloqueada no D-TEF devido a configuração realizada por solicitação do estabelecimento. Para desbloquear é necessário que o mesmo entre em contato com o fornecedor D-TEF.
CNPJ Inválido 24Ocorre quando o CNPJ da loja configurada no POS não é o mesmo no cadastro da loja no D-TEF. Caso a mensagem seja apresentada durante a transação de ativação é necessário validar se o CNPJ informado esta de acordo com o cadastro do D-TEF e GH.
Bandeira Não Identificada 25

Ocorre quando está configurado no D-TEF para não aceitar transações de bandeiras diferentes das configuradas. Esta configuração é realizada por solicitação do estabelecimento, para alterações é necessário que o mesmo entre em contato com o fornecedor D-TEF.

Bandeira Não Roteada 26Ocorre quando está configurado no D-TEF para não aceitar transações de bandeiras diferentes das roteadas. Esta configuração é realizada por solicitação do estabelecimento, para alterações é necessário que o mesmo entre em contato com o fornecedor D-TEF.
PDV Não Cadastrado 27Ocorre quando está configurado no D-TEF para não aceitar transações de POS não cadastrados previamente.
Mensagem Inválida 30Recebida mensagem inválida da rede autorizadora.
Tabelas Loja 31Não existem tabelas de inicialização configuradas para a loja. Necessário contatar o fornecedor D-TEF para que o mesmo realize uma inicialização/carga de tabelas.
Usuário Inválido 32Ocorre quando a operação no POS exige usuário e senha para validação da operação, e o usuário informado é inválido.
Senha Inválida 33Ocorre quando a operação no POS exige usuário e senha para validação da operação, e a senha informada é inválida.
Usuário Sem Permissão 34Ocorre quando a operação no POS exige usuário e senha para validação da operação, e o usuário informado não possui permissão para executar esta operação.
Senha Já Utilizada 35Ocorre quando é alterada a senha do usuário para uma senha que encontra-se no histórico de senhas do usuário.
Transação Repetida 68Ocorre quando é realizada uma transação seguida no mesmo POS com mesmo valor e cartão para uma mesma rede que não permite transação repetida.
Data Validade 69Ocorre quando a data de validade do cartão é inválida. Verificar se a data digitada esta de acordo com a impressa no cartão.
Forma Entrada 70Ocorre quando é identificada a forma de entrada da transação (chip, tarja, digitado, sem contato) pelo D-TEF.
Sequencial Cartão 71Houve um erro ao ler o número sequencial do cartão. Repetir a transação ou leitura do cartão.
Trilha2 72Ocorre quando o D-TEF identifica falha na trilha 2 do cartão. Repetir a transação ou leitura do cartão.
Resposta Chip 73Chip do cartão retornou dados inválidos. Repetir a transação ou leitura do cartão.
Código Produto 74Código do produto não foi informado. Repetir a transação informando o código do produto.
Desfeita 75Operação não pode ser executada porque a transação está desfeita.
Pendente 76Operação não pode ser executada porque a transação está pendente.
Estornada 77Operação não pode ser executada porque a transação está estornada.
Timeout Rede 83Ocorre quando o D-TEF não recebe resposta da Rede para alguma transação realizada. Por indisponibilidade da rede ou da aplicação, Repetir a transação caso a indisponibilidade persista necessário contatar o fornecedor D-TEF.
Rede Inativa 84Ocorre quando a Rede está com o status "Inativa" ou "Ativa não Logada" no D-TEF. Necessário contatar o fornecedor D-TEF reportando o erro.
Offline Negada 88Ocorre quando a transação é negada pelo cartão. Em alguns casos é necessário repetir a operação, pois pode ocorrer erro na leitura de algum dado do cartão e esse ser o motivo do erro.
Transação Cancelada 89Operação não pode ser executada porque a transação está cancelada.
Versão Tabelas 90Ocorre quando a versão das tabelas do POS não estão com a mesma versão das tabelas do D-TEF. Necessário repetir a operação, caso erro persista deve-se entrar em contato com o fornecedor D-TEF reportando a mensagem de erro.
Autorizador Indisponível 91Ocorre quando a Rede está com o status "Inativa" ou "Ativa não Logada" no D-TEF. Necessário contatar o fornecedor D-TEF reportando o erro.
Dados Inválidos 92Ocorre quando os dados coletadas no POS enviados ao D-TEF estão inválidos. Revisar os dados preenchidos se estão de acordo com a transação original a ser cancelada ou reimpressa.
Pinpad Não Cadastrado 93Ocorre quando é utilizado algum POS não homologado no D-TEF.
Versão D-POS não permitida94Ocorre quando é utilizado alguma versão do Client D-POS incompatível com o D-TEF.
Genérico 98Erro genérico. Repetir a operação, caso erro persista é necessário contatar o fornecedor D-TEF reportando o erro.
  • Sem rótulos