A partir da release 179 disponibilizamos no Linx Softpharma a integração com a recarga de celular da RV, para essa integração foram inseridos dois tipos de recarga, sendo elas:

  • Venda de PIN: É a venda do código PIN para o cliente adicionar o crédito manual na sua conta;
  • Recarga Online: O cliente digita seu telefone na operação e a recarga é incluída direto no seu número de celular.

Importante


Essa opção somente estará disponível para o usuário se o produto “112 – Recarga RV” estiver habilitado. Caso não esteja, será necessário entrar em contato com o Comercial Linx Farma para proceder com a ativação do mesmo.

Ao acessar o programa “Configuração de Integrações” no menu Parâmetros > Configuração, perceba que foi adicionado o comando “Recarga de celular RV” no menu “Selecione a integração a Configurar”.

Ao selecionar Recarga de Celular - RV permitirá ao usuário configurar a comunicação entre os sistemas, ou seja, para efetuar a configuração deverá informar os dados conforme informações repassadas pela RV: usuário, senha, código da loja, versão e porta do servidor.

Observações


Quanto ao campo Porta do Servidor quando a farmácia utiliza o IP Fixo deverá contatar a RV pra verificar as liberações necessárias junto aos servidores deles, e se for IP Dinâmico a configuração deverá ser em uma porta diferente de 4443 que será informada logo após a homologação.

Ao marcar o parâmetros salvar XML, o arquivo de comunicação será salvo no diretório “...\Softpharma\Exportacao\RV”;

Ainda, serão listados os terminais que terão permissão de realizar recarga através das colunas terminal e ID do terminal, que por sua vez apresentarão o nome da máquina e o código da loja, além de adicionar, será permitido alterar e remover os terminais.

Uma vez configurado, agora o sistema já esta pronto para realizar a comunicação com a Recarga RV. Todos os dias no primeiro acesso, em cada loja no primeiro terminal que acessar, o sistema realizará o carregamento da carga de tabelas da RV, para obter os produtos disponíveis para a venda.

No programa Lançamentos acessado no menu Lançamentos > Caixa, quando selecionada a Recarga de Celular e clicado sobre o botão Nova Recarga, abrirá uma nova janela solicitando ao usuário para selecionar qual a operador de recarga deseja utilizar. 

Quando selecionada a opção “Recarga de Celular (RV)” e confirmar no botão “OK”, o sistema validará se o terminal esta devidamente configurado para executar a operação, caso contrário apresentará uma mensagem informativa.

Ao iniciar a recarga, será exibida uma nova tela solicitando para o usuário se o tipo de recarga a ser efetuado será “Recarga PIN” ou “Recarga On-Line”. 

Se for “Recarga PIN”, será solicitado ao usuário: Estado (UF), operadora e valor da recarga.

Agora se for “Recarga On-Line”, será solicitado ao usuário: código de área, número do telefone, operadora e valor da recarga.

Depois de informar os dados solicitados e pressionar a tecla ENTER, exibirá a tela de “Desdobramento do Recebimento” para movimentação de valores no caixa.

Nessa tela o usuário deverá informar se o valor recebido será em “Dinheiro, Cheque ou Cartão”. Após isso, exibirá a mensagem ao usuário: “Confirme a recarga da RV? [Sim][Não]”, uma vez confirmando em “Sim”, abrirá a tela para movimentação do caixa diário de acordo com a opções selecionada anteriormente.

Após exibirá a mensagem solicitando a confirmar se foi ou não impresso o documento. Se “Sim”, o sistema realizará a comunicação com a RV para confirmar a recarga e sendo o retorno positivo, um documento será impresso com os dados da recarga.

Se por algum motivo o retorno for negativo, ou seja, o pagamento não foi confirmado, então será exibida a mensagem “Transação Desfeita / Cancelada”, e o processo será abortado.

Para gerar o Relatório de Recargas de Celular basta clicar sobre o botão “Recebimento” na tela de “Lançamentos”.

Observe no relatório, que no campo “Tipo de Recarga” será exibido “RV” quando for uma Recarga RV, E também no campo “Telefone” não será exibido o número do telefone, mas sim o termo “RECARGA PIN”.