6.1.1 – SoftUpdate

A partir deste release, o sistema realizará o download automático das atualizações disponíveis para usuário. Esse processo será realizado uma vez ao dia em horário programado pelo próprio usuário e somente por um terminal.

Se a filial estiver configurada como “Somente Consulta” ou marcado o parâmetro “Controlar Filial” em Parâmetros > Parâmetros > aba Controle de Filial, o download automático das atualizações do sistema não ocorrerá.

Quando o sistema for realizar o download dos arquivos, será criado um arquivo denominado “MapaDownload.txt”, com as informações dos arquivos que foram baixados e os arquivos que foram ignorados durante o processo.

Se acaso o usuário ainda não tenha instalado a atualização previamente baixada por algum motivo e houver novas atualizações, o sistema realizará a baixa de forma incremental junto com os arquivos baixados anteriormente, dentro da pasta do sistema “LinxFarma”, para evitar problemas com bloqueios de sistema operacional.

 

6.1.2 Gerenciador de Atualização

Para isso foi criado um novo programa chamado “Gerenciador de Atualização” localizado no menu Ajuda > Gerenciador de Atualização.

 

O primeiro passo é selecionar no campo “Filial” qual filial será realizado o gerenciamento da atualização. Após isso, abaixo será apresentado o grupo de opções “Atualização Disponível” com os seguintes campos:

  • Data Última Verificação: Exibirá a data e hora da última vez em que o sistema verificou se existe atualização disponível para o sistema;
  • Versão Atual: Informa aqui a versão atual do sistema;
  • Versões Disponíveis: Nesse campo será possível visualizar quais as versões estão disponíveis para atualização no sistema;
  • Quantidade de Arquivos: Exibirá a quantidade de arquivos baixados para atualização;
  • Quantidade de Scripts: Mostrará a quantidade de scripts que estão disponíveis para atualização no banco de dados do sistema;
  • Data Download: Exibirá a data e hora em que o download foi realizado.

Após selecionar no campo “Versões Disponíveis” a versão que deseja atualizar o sistema, basta clicar no botão “Atualizar”, ou pressionar as teclas “ALT + Z”.

A direta da tela será exibida o grupo de opção de “Configuração”, onde o usuário definirá como será realizado a atualização do sistema. Os campos disponíveis são:

  • Atualizar Scripts: Aqui será definido como será atualizado os scripts de banco de dados, podendo selecionar a opção “Manual” ou “Automático”;
  • Hora: Informe aqui o horário de execução dos scripts do banco de dados;
  • Atualizar Arquivos: Defina aqui como será atualizado os arquivos do sistema, podendo selecionar a opção “Manual” ou “Automático”;
  • Hora: Informe aqui o horário de execução da atualização dos arquivos do sistema;
  • Emitir aviso quando atualização disponível: Essa opção deve ser marcada caso o usuário queira que sistema emita um aviso de que existe atualizações disponíveis para serem executadas. Ao marcá-la, será exibida um outro campo a frente com as seguintes opções: “De hora em hora” e “Uma vez ao dia”. Se marcado “De hora em hora”, a cada uma hora após gravar as configurações nessa tela, o sistema emitirá um aviso informando sobre atualizações existentes. Agora se marcado a opção “Uma vez ao dia”, então o será exibido outro campo a frente chamado “hora” para que o próprio usuário informe o melhor horário do dia para que esse aviso seja exibido no computador. Esse aviso será exibido no canto inferior direito da tela do computador próximo ao relógio com a seguinte mensagem: “Existe atualizações esperando para serem aplicadas. Clique aqui para verificar e atualizar”.

 Quando o usuário clicar sobre essa mensagem, será aberto o “SoftUpdate” para que o mesmo de andamento na atualização que está pendente.

  • Terminais bloqueados para Download: Nesse espaço o usuário adicionará os terminais que NÃO terão permissão para realizar o download das atualizações disponíveis. Ao clicar no botão “Adicionar”, será exibido uma nova janela solicitando que informe o nome do terminal (computador) a ser bloqueado.

Após confirmar será exibido na grade o nome do(s) terminal(ais) que não serão atualizados. Caso seja necessário remover algum terminal cadastrado, basta clicar sobre o mesmo na lista e em seguida sobre o botão “Remover”. Em seguida será exibida a seguinte mensagem: “Confirma a exclusão do bloqueio do terminal “NOME DO TERMINAL”. Ao confirmar em SIM, o mesmo será removido da lista.

Logo mais abaixo será exibida uma grade com o título “Histórico de Downloads Realizados” listando todos os arquivos que foram baixados para atualização no sistema. Essa grade conterá as seguintes colunas

  • Situação: Nessa coluna será apresentado as seguintes palavras “Iniciado”, “Aguardando”, “Liberado” e “Instalado”, de acordo com a situação em que o mesmo se encontra;
  • Início: Exibirá a data e hora de início do download;
  • Término: Exibirá a data e hora de término do download;
  • Arquivos: Mostrará a quantidade de arquivos baixados;
  • Scripts: Mostrará a quantidade de scripts baixados;
  • Terminal: Exibirá o nome do terminal (máquina) responsável pelo download da atualização;
  • Tipo Download: Exibirá o tipo de download que foi configurado pelo usuário, podendo ser “Automático” ou “Manual”;
  • Releases: Aqui será exibido a lista de releases que compõe o download separados por vírgula. 

Ao executar um duplo clique com o mouse sobre o registro ou selecioná-lo e pressionar a tecla ENTER, será aberta uma nova janela demonstrando os releases de forma mais clara.

Após realizar as configurações desejadas nessa janela, basta clicar no botão “Gravar” ou pressionar as teclas “ALT + G” ou ainda a tecla de função “F4”.

Somente o usuário supervisor poderá gravar as configurações realizadas nesse programa, portanto, logo na sequência será exibida a tela solicitando código e senha do mesmo para dar continuidade no processo.

Uma vez informado os dados corretamente, serão gravadas as configurações e exibida a seguinte mensagem de confirmação: “Configurações gravadas com sucesso”.

6.1.3 Execuções Automatizadas – SoftAutorun

Dessa forma, o sistema verificará através do “SoftAutorun”, todas as configurações realizadas pelo usuário. Se configurado como “Automático”, o mesmo realizará o processo, um terminal por vez, sem a necessidade de interação com usuário. 

Será verificado na pasta Downloads o arquivo “MapaDownload.txt” o histórico de download do sistema. 

Se existe algum com a situação “Aguardando”, e listará no programa “Gerenciador de Atualização” para que seja realizado de forma manual.

Se existir algum histórico com a situação igual a “Liberado”, então verificará a forma de execução dos scripts do banco de dados e arquivos do sistema “Automática” ou “Manual”, respeitando a configuração definida pelo usuário. Após os mesmos serem instalados, será sinalizado no “Gerenciador de Atualização” no Histórico de Download como “Instalados”.

6.1.4 Abertura do Sistema

Outro ajuste que aconteceu foi quando na abertura do sistema, onde será verificado a partir deste release, as configurações realizadas no programa “Gerenciador de Atualização". Se o usuário que efetuou o login no sistema for do tipo perfil “Supervisor” e o mesmo ainda não executou a configuração, será exibida uma janela com a seguinte mensagem: “A partir desta versão, está disponível a atualização automática do sistema. Para usufruir deste novo recurso algumas configurações são necessárias. Deseja configurar agora?”. 

Se o usuário clicar em “Sim”, então será aberto o programa “Gerenciador de Atualização” para que o mesmo realize a configuração desejada. Agora se o usuário clicar em “Não”, será fechada a janela e continuará com a abertura do sistema.

Também exibirá uma opção (checkbox) permitindo que o usuário clique caso não queira que essa mensagem exiba novamente. Se o usuário deixar essa opção marcada e clicar na opção “Não”, será informado ao sistema que as configurações serão como manual, para que não exiba mais o aviso novamente.

  • Sem rótulos