A partir deste release, foi criado um Assistente de Acesso ao Sistema que possibilitará que o próprio usuário possa corrigir possíveis erros que venham ocorrer no acesso ao sistema, sem a necessidade de entrar em contato com o suporte. Essa aplicação auxiliará o usuário em caso de problemas de acesso com o servidor, em um modelo passo a passo com passos simples e práticos de serem realizados.

Quando o usuário tentar acessar o sistema, será verificado se existe comunicação com o servidor. Não conseguindo se comunicar com o servidor, será exibida a seguinte mensagem “Não foi possível localizar o servidor. Deseja executar o assistente de conexão? [Sim / Não]”.

Ao clicar em “Sim”, abrirá a tela do “Assistente de Conexão”, onde será efetuado algumas perguntas para que o usuário responda conforme seu caso. A primeira é “Apenas este terminal está sem acesso ao sistema?”.

Nesse momento vamos tratar quando o usuário clica no botão “Sim”, para a pergunta “Apenas este terminal está sem acesso ao sistema?”, ok?

Quando clicado no botão “Sim”, será aberta uma nova janela solicitando que seja informado as seguintes opções:

  • Servidor: Digite aqui o número IP do Servidor da loja;
  • Banco: Informe aqui o nome do Banco de Dados do sistema. Nesse caso o nome será sempre “softpharma”;
  • Porta: Informe aqui o número da porta de conexão.

Após preencher os campos e clicar no botão “Ok”, será verificado se os campos foram preenchidos corretamente. Caso não tenha sido informado algum dos campos, ou seja, estejam em branco (vazio), quando clicado no botão OK, será exibida uma mensagem informando que é necessário digitar os dados para continuar.

  • Para o Servidor: “Informe o endereço do Servidor”;
  • Para o Banco: “Informe o nome do Banco”;
  • Para a Porta: “Informe o número da Porta”.

Uma vez estando todos os campos preenchidos corretamente, ao clicar no botão OK, será verificado a conexão com os dados informados. Uma vez em que os dados estiverem tudo ok e a conexão realizada corretamente, será exibida a seguinte mensagem “Correções efetuadas com sucesso. Para continuar, será necessário efetuar novo login.”.

 

Agora se mesmo assim o sistema não conseguir realizar a conexão com o servidor, será exibida uma nova janela informando que não foi possível localizar o servidor com os dados informados.


  • Se os dados informados pelo usuário estiverem corretos, é recomendado entrar em contato com a equipe de suporte da Softpharma uma análise mais apurada da situação.
  • Em caso de ter sido digitado errado alguma das informações solicitadas anteriormente, clique no botão “Voltar” para corrigir os dados no campo e refazer o teste de conexão;
  • Em alguns casos, o sistema de segurança do Windows (UAC) acaba por bloquear algumas ações no sistema. Para que isso não aconteça, basta clicar no botão “Desativar UAC”. Ao realizar esse processo, pode ser que para a alteração ter o efeito esperado, seja necessário reiniciar o seu computador. Basta confirmar, reiniciar o computador e abrir o sistema novamente. Se mesmo após esse processo o sistema não iniciar corretamente, favor entrar em contato com o suporte da Softpharma.

Agora vamos tratar quando o usuário clica no botão “Não”, para a pergunta “Apenas este terminal está sem acesso ao sistema?”, ok?

Quando clicado no botão “Não”, será exibida outra janela com a pergunta “Este terminal é o servidor? [Sim / Não] ”.

 Se clicado em “Sim”, será exibida outra janela solicitando que informe o “Número IP do Servidor, Nome do Banco, Número da Porta”. Atenção: Como foi informado que esse computador é o servidor, então já trará automaticamente o “Número IP” dessa máquina, o “Nome do Banco” e o “Número da Porta”, bastando apenas confirmar no botão “OK” para registrar as informações. Na sequência exibirá mensagem de confirmação. Agora clique em OK e abra novamente o sistema para efetuar o login.

Se clicando em “Não”, será aberta outra janela informando que provavelmente seu servidor está com problemas de rede ou com algum bloqueio. 

Também será solicitado para que reinicie o servidor e após, confirmar as informações e, se necessário, efetuar os ajustes. Observe que logo abaixo é exibido o botão “Efetuar Ajustes”. Quando clicando, será exibida outra janela para que informe o “Número IP do Servidor, Nome do Banco, Número da Porta”. 

Realize os ajustes necessários, confirme no botão OK e tente novamente. Se mesmo assim ainda persistir o erro na abertura do sistema, favor entrar em contato com o suporte da Softpharma.

A título de registro, na pasta principal do sistema será criado um arquivo para registrar todas as ações executadas pelo usuário sempre que o “Assistente de Conexão” for executado, ou seja, para cada vez que o Assistente for executado. Ao acessar a pasta principal do sistema (...\Exportacao\Assistente de acesso\), serão visualizados os arquivos com nome no seguinte formato “debug_data_hora.txt”. No interior desse arquivo terá uma linha de texto com a “hora” e a “operação” realizado no Assistente de Conexão desde o momento em que foi iniciado até o momento em que foi finalizado. Veja o exemplo:

Dessa forma é possível identificar as ações que foram realizadas durante a execução do Assistente de Conexão.

  • Sem rótulos