Para alterar o status do cliente, é necessário acessar o menu Cadastros > Clientes ou  clicar no botão  na barra de menu rápido, e pesquisar o cliente desejado no campo Pesquisa.


Figura 01 - Cadastro de Clientes


Informe um dos dados solicitados (Nome, Código, Chapa, CPF, RG, CNPJ ou Fidelidade) e  clique em .

Em seguida vá até a aba "Dados" e verifique o campo Status.

Para saber o que cada letra significa para o status do cliente é simples, basta colocar o ponteiro do mouse em cima do campo Status.


Figura 02 - Aba Dados - Status do Cliente

Mensagem de legenda:

          - S = Liberado

          - N = Bloqueado

          - I = Inativo

          - X = Com Restrições

Em seguida  clique no botão  ou pela tecla de atalho Ctrl + G para salvar a alteração. 

Alteração Linear no Campo Status do Cliente

Para efetuar uma alteração linear, ou seja, uma alteração em vários registros ao mesmo tempo, será necessário filtrar todos os clientes desejados, utilizando-se das opções de pesquisa informando um dos dados solicitados (Nome, Código, Chapa, CPF, RG, CNPJ ou Fidelidade) e  clique em , ou então utilizando o botão .


Figura 03 - Filtro


Selecione o tipo de filtro que será utilizado para a pesquisa e  clique em .

Será retornado à tela todos os clientes constantes no filtro definido.

 Clique sobre o campo Status e digite as teclas Ctrl + L para liberar a edição desse campo e será exibida uma mensagem de liberação.


Figura 04 - Grade Liberada


Em seguida  clique novamente na coluna Status e em seguida  clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Alteração Linear.


Figura 05 - Alteração Linear

Verifique se o campo a ser alterado é realmente o desejado.

A primeira opção será "Filtrar Status" se aparecer qualquer coisa diferente disse faça o processo novamente. 


Será exibida a mensagem de liberação de Supervisor.


Figura 06 - Liberação Senha de Supervisor


 clique em  e insira o usuário e senha do supervisor.

Em seguida será visualizada a tela para alteração e também o motivo da mesma.


Figura 07 - Valor e Motivo


No campo Valor é possível  clicar no botão  e escolher entre:

  • Liberado
  • Bloqueado
  • Inativo
  • Com Restrições


E logo em seguida digite o motivo da alteração.

 Clique em  para efetuar a alteração.


Figura 08  - Confirmação de Alteração


 Clique em  para finalizar a alteração.


Figura 09  - Alteração Realizada