O Linx Big Farma a partir da versão 3.0.4.20, possui a opção para lançamento de Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e)que corresponde à operação de entrada.

Para utilizar esse serviço é preciso conceder permissão para o usuário no Grupo de Usuários.

Acompanhe os passos abaixo para utilizar essa ferramenta.

Configurações

Para habilitar a tela de lançamento da NFS-e vá em Cadastros > Usuários > Grupos de Usuários na aba Módulos e selecione a categoria Operacional, procure a opção Lançamento NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e na coluna Liberado coloque S.


Figura 01 - Grupo de Usuários


Ainda na tela de Grupo de usuários é preciso habilitar a tela de Serviços Tomados, para isso selecione a categoria Cadastros e localize a opção Serviços tomados e na coluna Liberado coloque S.


Figura 02 - Serviços Tomados


Cadastro dos Serviços

Antes de realizar o lançamento da NFS-e é necessário cadastrar os serviços, para isso vá até o menu Cadastros > Fiscais > Serviços Tomados.

Clique no botão ou pela tecla de atalho F5.


Figura 03 - Cadastro de Serviços


Coloque a descrição do serviço e clique no botão e será aberta a tela de classificação fiscal de serviços.


Figura 04 - Classificação Fiscal de Serviços


Selecione o serviço e clique no botão , e será selecionado na tela anterior.

Salve o registro no botão .


Lançamento da NFS-e

Depois de feita essas liberações para o usuário, a tela para lançamento da NFS-e estará habilitada sendo possível acessá-la em Operacional > Notas Fiscais > Lançamento NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.


Figura 05 - Menu Lançamento NFS-e


Será exibida a tela para o preenchimento dos dados.


Figura 06 - Cadastro NFS-e


Existem duas formas de realizar o lançamento das NFS-e.


Nessa tela tem a funcionalidade de realizar a importação da nota pelo XML, clicando no ícone no canto superior direito da tela, é possível realizar a importação do XML da nota, caso a mesma o tenha.


Figura 07 - Importar XML


Após importado XML da nota aparece a mensagem NFS-e importada com sucesso, com todos os dados devidamente preenchidos.



Clicando no ícone (destaque na Figura 06 acima) é exibida a tela para selecionar o prestador do serviço, que no caso é o fornecedor, pesquise o fornecedor clicando em e após selecionar clique em sair e o mesmo já será selecionado.


Figura 08 - Selecionar Fornecedor


O próximo passo e selecionar o serviço.

Para selecionar o serviço clique no ícone e será exibida a tela com os serviços cadastrados.


Figura 09 - Selecionar Serviço


Clique em para serem listados, após escolher o serviço clique em sair e o mesmo será selecionado.


Figura 10 - Selecionar Serviço


Após selecionado o serviço, é necessário preencher os campos da nota.


Figura 11 - Preencher Campos

Os campos CST PIS e CST Cofins, são campos de preenchimento obrigatório para escrituração do documento no SPED PIS/COFINS (EFD Contribuições).


Os campos Nat. BC do crédito e Descrição do crédito só serão habilitados quando incidir uma tributação de PIS e da Cofins e são de preenchimento obrigatório quando essa situação ocorrer.

O usuário pode colocar a descrição dos serviços prestados no campo Descrição de produtos e no campo Outras informações pode ser colocado alguma informação adicional que queira informar na nota.


Figura 12 - Descrição dos Serviços


Após preencher todos os dados clique em para salvar a nota.


Esse documento será escriturado apenas no arquivo SPED PIS/COFINS (EFD Contribuições) - Bloco A, para empresas que fazem parte do Regime Tributário Lucro Real.

Clicando em é gerado o Contas a pagar.


Figura 13 - Nota Conferida

Se o parâmetro "Conferida" estiver desabilitado, será exibido uma mensagem informando que o documento NÃO será escriturado no SPED PIS/COFINS (EFD Contribuições) mesmo que lançado.

A partir da versão 3.0.15.0 - 28/07/2023 foi adicionado o parâmetro " Permitir marcação de conferência de forma automática" que se encontra no menu Configurações > Filiais> Entradas > Geral, quando habilitado sera considerado para as entradas de serviços NFS-e.

As NFS-e de entrada que forem lançadas em regimes tributários diferentes do Lucro Real NÃO serão escrituradas NEM lançadas na geração do arquivo SPED ICMS (EFD ICMS/IPI).