Cadastro de Cliente Conveniado Direto


O processo de cadastro de cliente conveniado direto tem por objetivo efetuar o cadastro do cliente sem a necessidade de cadastro prévio em outros módulos, para efetuar os vínculos e demais configurações. Este procedimento deve ser feito quando houver necessidade de efetuar um cadastro de cliente e que sua unica forma de recebimento seja o convênio, ou que necessite de informações que somente que os clientes conveniados possuem.
Pré Requisitos: Cadastro de convênio.
Acesso: Financeiro > Convênios > Cadastro > Conveniados > Titular
 
1.  Solução
1.1 Dados pessoais
1.1.1 Habilite a tela ao pressionar F2;
– Não é necessário preencher o campo Código, pois será preenchido assim que salvar as informações.
1.1.2 Informe o número do CNPJ\CPF  do cliente conveniado e pressione Enter;
– Aguarde alguns instantes para que o Sistema confirme que não há cadastro com o CPF ou CNPJ informado e se esta informação é válida, caso contrário não será possível efetuar o cadastro do cliente conveniado.

1.1.3 Preencha os demais dados do cadastro do cliente conveniado;
– Razão Social e Nome Fantasia: Identifique o nome do cliente que será cadastrado e defina como será conhecido quando efetuar o cadastro, respectivamente. Para pessoa física marque a opção Física e o campo Nome Fantasia deve ser repetido o nome da razão social, padrão no Sistema. Para empresas marque a opção Jurídica e o campo Nome Fantasia deve ser preenchido conforme contrato social da empresa;

– Inscrição Estadual: Informe o número da inscrição estadual do conveniado. A inscrição estadual define se haverá recolhimento de ICMS e a condição que este recolhimento será feito. Interligado a este campo temos a lista de seleção Tipo de contribuinte, onde deverá ser identificada a forma de contribuição que será feita para a inscrição informada. Temos as opções: 0 - Não Definido (se desconhecer o tipo de contribuição feita pelo conveniado); 1 - Contribuinte ICMS (informar a IE do destinatário); 2 - Contribuinte isento de Inscrição no cadastro de Contribuintes do ICMS (caso saiba que há cadastro IE mas empresa possui isenção nas suas operações); e 9 - Não Contribuinte, que pode ou não possui Inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS (a própria opção a define);

– Cidade e CEP: Escolha a cidade em que o conveniado é domiciliado. Caso saiba o código preencha o campo que solicita esta informação, mas se desconhecer este dado pressione o botão ao lado deste campo e será redirecionado para uma tela de pesquisa, onde poderá pesquisar pelo nome da cidade do conveniado. Preencha o campo CEP com os números do CEP da cidade, não precisa colocar pontuação.

– Tipo de Cliente: conveniado que será cadastrado, pessoa física ou jurídica;
Região do Cliente: sinalizando assim a que parte do estado/cidade o cliente pertence;
– Especifique o código da Classificação do lançamento no bancário para o cliente conveniado. Esta classificação determinará em que conta os registros deste cliente serão lançados. Para este cadastro sugerimos a opção Conveniado, assim todas as informações deste cadastro serão localizadas de forma mais rápida no fluxo de caixa por exemplo.
– Escolha se o conveniado Permite a troca de pontos, SIM ou NÃO, assim que acumular o limite para troca. Esta troca de pontos está ligada à pontuação de fidelização do cliente;
– A opção Exporta vendas no layout possibilita que você possa incluir ou não as vendas deste conveniado no arquivo de exportação do fechamento de convênios.
– A opção Rotina de conv. (PBM) scope (TEF Itautec) estabelece que quando o cliente é de convênio externo, ele estará vinculado a uma PBM, e esta opção tem a finalidade identificar qual modalidade de comunicação TEF utilizada para envio da solicitação de autorização de vendas junto a PBM e captura do retorno, ou seja, define o canal de comunicação.
– Os campos Número cartão antigo e Numero cartão novo não são editáveis nesta tela, somente para consulta. No documento de vinculação de cartão fidelidade ao cliente você saberá como será preenchido este campo.

1.2 Dados Convênio

1.2.1 Defina a Espécie de Cliente que o conveniado será. Escolha entre as opções:

  • Convênio: Determina que o cliente represente o convênio junto à empresa.
  • Conveniado: Especifica que este cliente é o titular do convênio que será vinculado a ele.
  • Convênio Externo: Use esta opção para determinar que o cliente faz parte de convênios externos. Esta opção é usada normalmente para identificar clientes conveniados PBM's.
  • Convênio/Conveniado: utilize esta opção para determinar que o cliente além de ser representante do convênio também faz parte da lista de conveniados e faz compras utilizando esta opção.

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Importante: As opções 0 – Normal4 – Venda com Recebimento em Duplicatas ou 5 – Administradora de cartões, não capacitarão o cadastro para utilização de informações de convênio, portanto não devem ser escolhidas neste momento.
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1.2.2 Informe a Situação Crédito Conveniado;
– Assim que determinar o status do conveniado como 0 - Liberado será possível utilizar o cadastro do cliente para finalizar vendas com a modalidade de pagamento convênio, de acordo com as informações descritas no cadastro do convênio.
1.2.3 Preencha o campo Convênio com o código do convênio que o cliente participa;
– Caso desconheça esta informação poderá utilizar o botão a frente do campo Convênio para selecionar o convênio compatível com o cliente selecionado.
1.2.4 Defina o Status do Conveniado;
– Comunique se o conveniado está apto a utilização do convênio determinado, ou se não está utilizando mais esta modalidade de pagamento. Se inativar o cadastro do conveniado não será permitida a finalização em convênio no Gestão Orçamento e PDV, tanto para o Titular do Convênio quanto para os seus dependentes.
1.2.5 Determine o Plano de vendas;
– Irá constar todos os planos de vendas que foram cadastrados no processo anterior. Com isso todas as permissões, bloqueios e descontos vinculados ao plano de venda serão acatados e aplicados ao mesmo.
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1.2.6 Determine o Limite Compras, conforme o Convênio selecionado;
Opcional 1. Informe os dados complementares do cliente;
– Os campos Informações adicionais do cliente e Identificação do cliente junto ao convênio devem ser preenchidos de acordo com os dados do cliente que possuir, se tem algum complemento do tipo cliente em período de experiência na empresa e se houver alguma forma diferenciada de identificar o cliente no convênio que ele escolheu.
Opcional 2. Escolha uma das opções e descreva a observação do cadastro do cliente conveniado;
– Conveniado demitido, fechamento de vendas imediato: Escolha esta opção para que identifique no cadastro do cliente conveniado a sua situação perante o convênio, e que impossibilite que ocorram lançamentos depois do desligamento do conveniado à empresa.
– Conveniado afastado, compra paga pelo convênio: É aconselhado utilizar esta opção quando o conveniado estiver de licença da empresa que detém o convênio, entretanto, ainda poderá utilizar o convênio para efetuar compras quitadas pelo convênio.
– Não visualizar últimas compras do cliente (10 últimos produtos): Esta opção faz com que no momento de efetuar o orçamento ou registrar uma venda no Televendas seja desconsideradas as informações das últimas compras registradas no Sistema. A demonstração do registro das últimas vendas ocorridas para o cliente favorece ao atendente considerar a frequência dos produtos adquiridos e fazer vendas complementares, caso necessário.
– Painel Observação: Neste painel pode ser registrada alguma informação complementar para o cliente no momento de registrar a venda em convênio, por exemplo, solicitar a apresentação do documento de identificação dos dependentes antes de registrar as vendas, entre outras observações.
1.2.7 Determine os percentuais de mínimo e máximo para recebimento;
– Estes campos devem ser preenchidos para delimitar percentuais, mínimo e máximo, para recebimento em convênio no momento de uma venda. Por exemplo: se o cliente conveniado deve passar a venda de no mínimo 30% no convênio, então não será possível finalizar a venda se não tiver finalizado este percentual em convênio e o restante em outra forma de pagamento disponível. Valor inferior ou superior a estes percentuais não serão permitidos.
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1.3 Aba Dependentes
A aba Dependentes é possível visualizar todos os dependentes vinculados a este conveniado e o total de Compras efetuadas por cada dependente. O limite de compras do dependente está interligado ao limite de compras do titular do convênio, nem maior nem menor. Não será possível efetuar modificações de informações nesta aba, somente a conferência de dados.

2. Impactos
Registro de vendas com a forma de recebimento convênio.
3. Processos relacionados
Cadastro de convênio

  • Sem rótulos