Ao cadastrar um cliente, o requisito básico é que este esteja associado a uma empresa que já deverá estar previamente cadastrada no sistema. 

Para saber mais sobre cadastro de empresas acesse a página Cadastro de Empresas.


No Linx Farma Big, vá até ao menu Cadastros > Clientes ou pelo botão   na barra de menu rápido.

Digite os dado do cliente Código, Nome, Chapa, CPF, CNPJ ou RG e  clique no botão  ou na tecla de atalho F3 para conferir se o cliente já está cadastrado.
Se não estiver, clique no botão  ou F5 e preencha os campos necessários.


Figura 01 - Cadastro de Clientes


Houve apenas uma mudança no cadastro de clientes referente aos cálculos de pontos fidelidade e limites que este possui para compras no convênio ou com cheques.

Antes, ao abrir o cadastro de qualquer cliente, os campos com os cálculos mencionados já eram exibidos com valores preenchidos, ou seja, se houvesse alguma atualização desses valores, estes não seriam exibidos no cadastro, a menos que fossem atualizados manualmente através do menu Manutenção > Atualizar Saldos e Pontos Fidelidade.

Na nova versão, os campos que contém esses cálculos, serão exibidos zerados ao abrir o cadastro do cliente para que não haja confusões nos valores, então para atualizar esses valores.

Será necessário também ir até ao menu Manutenção > Atualizar Saldos e Pontos Fidelidade.


Figura 02 - Cálculo de Limites e Pontos Fidelidade Pelo Cadastro de Clientes


Se não desejar atualizar os cálculos manualmente toda vez que abrir o cadastro de clientes, então habilite a opção Atualizar Saldos e Pontos Fidelidade Automaticamente , também destacada na figura acima, então os cálculos serão automaticamente atualizados para todos os clientes assim que efetuar a pesquisa destes.

 

Esta funcionalidade de cálculo automático somente será válida no perfil do usuário que a configurou.

Então se outro usuário entrar no sistema e não forem efetuados os cálculos automáticos, significa que seu perfil não está configurado para esta tarefa


Existem várias abas que poderão ser configuradas após salvar o cadastro, entre elas:

  • Outros Dados - Informações como dias limites para pagar as contas, permissões para venda e alguns dados comerciais que poderão ser preenchidos.
  • Endereços - Poderão ser inseridos endereços para correspondência e entrega.
  • Dependentes / Cartões - Se desejar cadastrar dependentes para o cliente como: cônjuge, filhos, pais, etc.
  • Anotações - Espaço para fazer alguma observação relevante a respeito do cliente.
  • Grupos - Se desejar que o cliente faça parte de um determinado grupo já cadastrado anteriormente.


Dúvidas sobre o cadastro de grupo de clientes ?  Verifique o artigo Grupos de clientes


  • Outras Empresas - Além da empresa que já foi associada no momento do cadastro, poderão ser associadas outras empresas neste espaço.
  • Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto - Lugar onde poderão ser definidas as tabelas de desconto e consequentemente as condições de pagamento que serão utilizadas no momento da venda para o cliente.

 

Dúvidas sobre configurações de condições de pagamento e tabelas de desconto ?  Verifique o artigo Tabelas de desconto e condições de pagamento


  • Segurança - Se o cliente optar por ter segurança no ato da venda, para que nenhuma pessoa se passe por ele, pode-se cadastrar uma senha e a impressão digital para este.
  • Dados Fiscais - Informações Fiscais relevantes para apuração de impostos.
  • Uso Contínuo - Serão listados todos os produtos de uso contínuo que o cliente necessita, registrados à partir das vendas.
  • Pontos Fidelidade - São pontos que poderão ser inseridos a cada compra do cliente e que futuramente poderão ser trocados por mercadorias ou outros tipos de brindes, dependendo de cadastramento prévio.

 

Dúvidas sobre pontos fidelidade ?  Verifique o artigo Configurar pontos fidelidade


  • Datas de Fechamento/Vencimento - São os dias que poderão ser configurados para fechamento e vencimento das contas do cliente.
  • Ocorrências - Espaço também destinado a inserir informações pertinentes ao cliente.
  • Gerencial - Local reservado para consultar data e valor das últimas compras do cliente.
  • Demonstrativo de Saldos - Demonstra os saldos de cada dependente individualizado.
  • Histórico Vale Dinheiro - Se o cliente fizer parte do programa de vale dinheiro e efetuar utilizações serão visualizados nessa aba.