Através da funcionalidade de Cadastro de Produtos, localizada no menu Cadastro > Produtos, é possível pesquisar pelos produtos cadastrados, cadastrar novos produtos e realizar manutenções nos existentes.


A partir da versão 2.27 foram implementadas melhorias para permitir o acesso a cadastros adicionais a partir do cadastro de produtos sem forçar o abandono da interface ou interrupção da operação pelo usuário para que o cadastro complementar seja realizado.

Os cadastros complementares se encontram nas opções: Princípio ativo, Fabricante do produto, Linha, Família, Categoria, Apresentação e Fornecedores.

A partir da versão 2.29 foi implementada a opção Filial em conferência em pré-venda e venda nos Filtros avançados da tela principal, que permite usuário selecionar quais filiais deseja visualizar os produtos que estão configurados para conferir na pré-venda e venda.

Permissões 

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.

Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o menu Configuração > Controle de Acesso no Retaguarda.

Identifique o perfil de usuário que deseja configurar e clique no botão para abrir a tela de Editar Controle de Acesso.


Figura 01 - Controle de Acesso


Opções do Cadastro de Produtos

Informações Principais 

Após habilitar a permissão de usuário, é possível criar ou editar um cadastro de produto através da tela de cadastro no menu Cadastro > Produto > Criar Novo.

Nessa tela serão solicitadas as informações principais do produto.


Figura 02 - Cadastro de Produto


São mostrados os campos para preenchimento:

  • Código - Exibe o código interno do cadastro, que é gerado automaticamente ao salvar o novo cadastro;
  • Código de barras - Exibe o código de barras do produto;
  • Descrição - Exibe a descrição (nome) do produto;
  • Situação - São mostradas as opções Ativo, inativo ou bloqueado;


O sistema permite cadastrar mais de um código de barras por produto e efetuar configurações adicionais.

Após informar o código de barras no cadastro do produto,  clique em para abrir a tela de Código de Barras.


Figura 03 - Código de Barras


O código informado na tela principal será previamente cadastrado.

Para informar outros código de barras vinculados, preencha os campos:

  • Código de barras - Informe o código de barras do produto;
  • Enviar NF-e - Se a opção marcada for Simo código de barras será informado no XML da nota. Se a opção marcada for NÃO, será informado SEM GTIN;


Por padrão todos os produtos serão identificados como SIM, quando o código de barras informado for válido em sua composição (prefixo e dígito verificador). 

Se, na emissão da nota ocorrer as rejeições de GTIN deverá acessar o Cadastro de Produto e alterar o código de barras para não enviar, e após isso reprocessar a nota para autorização através da tela de Saídas (Movimentação).


Caso queria excluir um código de barras, posicione o mouse na linha desejada e  clique em .

Código de Barras é a representação gráfica, em barras claras e escuras, representando uma sequência de números e/ou letras utilizadas para identificar um produto.


Figura 04 - Representação Código de Barras


GTIN - Global Trade Item Number, é um identificador que é aplicado aos produtos e controlado pela GS1. Os GTINs, anteriormente chamados de códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço).

E, o EAN - European Article Number (inglês) ou Numeração Europeia de Artigos (português), ou seja, é o GTIN e também popularmente conhecido como código de barras.

Informações do Produto 

A aba Informações do Produto possibilita ao usuário informar dados adicionais no cadastro.


Figura 05 - Informações do Produto


No campo , informe o tipo de produto entre:

  • Não medicamento - Para produtos comercializados pela farmácia e que não são classificados como medicamentos, como por exemplo: cremes, tinturas, entre outros;
  • Medicamento - Para indicar que o produto é um medicamento. Quando selecionada, apresentará os campos para indicação do tipo e classe terapêutica;


Em , informe se o produto é classificado como: 

  • Mercadoria para Revenda;
  • Matéria-prima;
  • Embalagem;
  • Produto em Processo;
  • Produto Acabado;
  • Subproduto;
  • Produto Intermediário;
  • Material de Uso e Consumo;
  • Ativo Imobilizado;
  • Serviços;
  • Outros Insumos; 
  • Outras;


Caso seja selecionado o produto como Medicamento é preciso realizar as configurações de:

- Selecione entre as opções:

  • Outras  (Caso o produto não seja controlado pela ANVISA);
  • Antimicrobiano;
  • Sujeito a Controle Especial;


As opções Antimicrobiano e Sujeito a Controle Especial, habilitam novos campos para configurações necessárias de controle da ANVISA, para mais informações sobre essas parametrizações clique aqui.


- Identifique se o item é:

  • Referência;
  • Genérico;
  • Similar;
  • Outros;


No camposão exibidas opções de escolha e a possibilidade de cadastramento de um novo princípio ativo na opção .

Ao clicar nessa opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:


Figura 06 - Cadastrar Princípio Ativo


Os campos Tipo de atributo Código virão preenchidos de acordo com o produto cadastrado e os seguintes campos deverão ser preenchidos de forma manual:

  • Princípio ativo;
  • Risco gravidez;
  • Posologia;
  • Indicações de produtos;
  • Contra indicações;
  • Efeitos colaterais;


Após preencher as informações, clique em .

As opções do princípio ativos também podem ser cadastradas através da funcionalidade Atributos do Produto, localizada no menu Cadastro > Atributos de Produtos.


O campo  possibilita ao usuário cadastrar as quantidades utilizadas no fracionamento dos itens na entrada de mercadorias e precificação.

No campo selecione o tipo de unidade utilizada na dispensação das mercadorias no PDV do Linx Farma Cloud.

Informe o do item, e caso não possua,  clique na opção Isento.

Selecione o através da pesquisa pelo Nome, Código ou CNPJ. É possível cadastrar um novo fabricante através da opção .

Ao clicar nessa opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:


Figura 07 - Cadastrar Fabricante


A tela conta com os campos para preenchimento:

  • Código - Que já vira preenchido;
  • Nome - Nome do fabricante;
  • CNPJ - CNPJ do fabricante;
  • Situação - Ativo ou Inativo;

Após preencher as informações, clique em .


Através do campoé possível definir se o item exigirá ou não conferência por filial.

Clicando na opção, será aberta a tela para filtrar por filial.


Figura 08 - Filtrar Por Filial - Conferência de itens na pré-venda ou venda


Selecione as filiais que não exigirão a conferência do item durante a dispensação, ou seja, quando a filial estiver:

  • Marcada - Permite inserir o item na fita detalhe via busca pela descrição na Consulta Rápida e na Pesquisa por Produtos;
  • Desmarcada - Permite consultar os itens, mas somente poderá incluir na fita detalhe pela digitação ou leitura do código de barras; 


Ainda na aba Informações do Produto, a seçãopermite que o usuário mantenha o cadastro do produto conforme a organização física da loja, em níveis não hierárquicos.


Figura 09 - Atributos


A seção conta com as opções:

- Utilizado para classificar o produto em um grupo comum, não vinculado a outra linha.

Por exemplo

Sabonete, Shampoo, Genérico controle especial, Genérico Antimicrobiano.


É possível cadastrar uma nova linha através da opção .

Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:


Figura 10 - Cadastrar Linha


A tela conta com os campos para preenchimento:

  • Tipo de atributo - Já virá preenchido;
  • Código - Já virá preenchido;
  • Linha do produto - Informe a linha do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
  • Sigla - Informe a sigla do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
  • Classificação da linha de produto - Escolha entre Não definido, Medicamento Não medicamento;
  • Opções de marcação - Linha não participa de indicadores; Linha participa de precificação; Linha não participa do mix Linha não faz parte da abertura de balanço de inventário;


Após preencher as informações, clique em .


- Classifica o produto em um grupo comum de tipo de Produto,  e também utilizado para definir margem de lucro desejável de Preço de venda.

Por exemplo

Higiene, Genérico. É possível cadastrar uma nova categoria através da opção .


Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:


Figura 11 - Cadastrar Categoria


A tela conta com os campos para preenchimento:

  • Tipo de atributo - Já virá preenchido;
  • Código - Já virá preenchido;
  • Categoria do produto - Informe a categoria do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
  • Departamento - Selecione o departamento;


Após preencher as informações, clique em .


Em é possível inserir , ou seja, lembretes ou avisos que serão apresentados durante a dispensação dos produtos no PDV do Linx Farma Cloud.

Quando está sendo realizando o cadastro de um novo produto, após  clicar em  serão habilitadas as demais abas do Cadastro de Produto.


SNGPC 

Caso o produto cadastrado seja classificado como Antimicrobiano ou Sujeito a controle especial, a seçãoserá habilitada e deverão ser cadastradas algumas informações adicionais que serão utilizadas nas movimentações e também nos relatórios que são enviados à ANVISA e VISA. 


Figura 12 - SNGPC


Nessa tela, os campos que possuem o ícone contém informações essenciais para os relatórios da Vigilância Sanitária.


Informe o e a . 

Escolha oexigido na comercialização do item entre as opções:

  • Receita de controle especial em 2 vias (Branca);
  • Notificação de Receita B (Notificação Azul);
  • Notificação de Receita Especial (Branca);
  • Notificação de Receita A (Notificação Amarela);
  • Receita Antimicrobiano em 2 vias;


No campo  o usuário deve informar qual é a forma da dispensação do produto perante a ANVISA entre as opções: Caixa ou Frascos. 

No campo , informe a lista a qual o produto pertence. 

A opção Produto inconsistente na ANVISA possibilita a identificação dos produtos que possuem alguma inconsistência.

No entanto, quando essa configuração estiver marcada, o item não será enviado para os relatórios de movimentação do SNGPC e balanços da vigilância sanitária.

No campoé exibido o formato da apresentação do Item. Exemplo: 500mg, 200mg, essa informação é utilizada nos relatórios que são gerados para ANVISA. É possível cadastrar uma nova apresentação através da opção.

Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:


Figura 13 - Cadastrar Apresentação


A tela conta com os campos para preenchimento:

  • Tipo de atributo - Já virá preenchido;
  • Código - Já virá preenchido;
  • Apresentação do produto - Informe a apresentação do produto que deseja cadastrar como parâmetro;

Após preencher as informações, clique em .


Preço 

Na aba Preço é possível visualizar os preços praticados para o produto. 


Figura 14 - Preço


O checkbox deve ser marcado em produtos que possuem o preço máximo ao consumidor controlado.

Marque a opção de quando os produtos são dispensados fracionados e para a correta precificação dos itens.

O campo é utilizado para precificação dos itens que são agrupados por família.

Por exemplo

Esmaltes do Fabricante XYZ.


É possível cadastrar uma nova família de preços através da opção .

Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:


Figura 15 - Cadastrar Família


A tela conta com os campos para preenchimento:

  • Tipo de atributo - Já virá preenchido;
  • Código - Já virá preenchido;
  • Família do produto - Informe a família do produto que deseja cadastrar como parâmetro;


Após preencher as informações, clique em .

Para simular e, ou aplicar um novo preço de venda o usuário conta com recurso , o qual possibilita visualizar os valores atuais e simular em tela novos valores.

Ao clicar na opção, será aberta a tela Formar Preço de Venda:


Figura 16 - Formar Preço de Venda


Informe os valores abaixo e  clique em .

  • Novo Preço de Custo;
  • Novo Índice Markup;
  • Novo Preço de Venda;
  • Novo Valor de lucro;
  • Nova % Margem de Lucro;

preço de custo é definido pela Entrada de mercadoria, o qual gera o um rastro e pode ser consultado na ação .


Quando o produto estiver marcado como PMC controlado, será apresentado o Preço Máximo ao Consumidor no campo PMC.


Tributos 

A aba Tributos permite ao usuário inserir os dados tributários durante o processo de cadastro de um novo produto.

O usuário deverá salvar o cadastro, desta forma, se a farmácia possuir integração com o Gestor Tributário o sistema fará a consulta automaticamente.


Figura 17 - Tributos


É possível consultar o gestor tributário clicando no botão .

Também é possível cadastrar manualmente preenchendo as informações na seção :

  • ;
  • ;
  • (Negativa, Positiva ou Neutra);
  • ;
  • ;
  • Opção;


Para que a consulta automática seja realizada, é importante que os dados de endereço do Cadastro de Filial estejam informados corretamente.


Na seção , selecione a  da filial e o , conforme a opção selecionada os campos serão habilitados:


Figura 18 - ICMS/FCP


  • - Informe o percentual de ICMS;
  • -Informe o percentual de Fundo de Combate a Pobreza, se houver;
  • - Nesse campo deve ser informado o percentual da Redução de Base ICMS, habilitado para o CST 20;
  • - Nesse campo deve ser informado o percentual de isenção;
  • - Informe o % ICMS que será aplicado na venda do cupom Fiscal. Essa informação é utilizada em vendas SAT, pois não não tem campo para Redução, sendo necessário aplicar o % ICMS Final após redução.
  • - Nesse campo deve ser informado o código do benefício fiscal;
  •  e - Conforme a opção de CST selecionada esses campos serão preenchidos automaticamente, podendo ser alterados caso necessário;


Em seguida  clique em  para incluir o registro, se necessário editar alguma informação,  clique na linha desejada e os dados serão recarregados nos campos acima. 


Na seção preencha as informações:


Figura 19 - PIS/COFINS


  • - Escolha entre as opções disponíveis;
  • - Escolha entre as opções disponíveis;
  • - Será preenchido de acordo com as informações anteriores;


Ao clicar no símbolo será aberta a tela de Percentual aplicado ao PIS e COFINS.


Figura 20 - Percentual Aplicado ao PIS e COFINS


Em caso de dúvidas sobre as informações fiscais, entre em contato com o Contador da loja.

Caso houver interesse na integração com o Gestor Tributário, entre em contato com a nossa equipe Comercial.


Fornecedores 

Na aba Fornecedores é possível configurar o código do produto aplicado pelo fornecedor na nota de compra, para facilitar a importação quando no XML fornecedor não possui código de barra. 


Figura 21 - Fornecedores


Caso na Entrada de mercadoria não esteja configurado o código de barra, o sistema consegue ver o código interno para qual cadastro de produto está configurado para importar.

Também pode ser definido uma fração específica para o fornecedor caso o fornecedor trabalhe com fração diferente do praticado no mercado.

Na seção preencha os campos:

  • - Selecione o fornecedor. É possível cadastrar um novo fornecedor ao clicar no botão;
  • - Informe o código do produto;
  • - Insira a quantidade fração/caixa;
  • Ativo ou Inativo;


Em seguida  clique em  para incluir o registro, se necessário editar alguma informação,  clique na linha desejada e os dados serão recarregados nos campos acima. 


Estoque 

Através da aba Estoque é possível visualizar a quantidade de produtos em estoque por filial.

Para produtos controlados apresentará as informações por lote também.


Figura 22 - Estoque


Na seção são mostradas as informações para fins de consulta:

  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;


Descontos 

Através da aba Descontos é possível visualizar as Listas de Descontos no qual o produto selecionado está vinculado.


Figura 23 - Descontos


Na seção é possível consultar as informações abaixo de acordo com a Filial selecionada:

  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;


Uso Contínuo 

Na aba Uso Contínuo possibilita ao usuário a configurar quais são as filiais que solicitarão informações de uso contínuo na dispensação do produto selecionado.


Figura 24 - Uso Contínuo


Na seção é possível configurar as Filiais desejadas entre Inativo ou Ativo.

E ao  clicar em o sistema direcionará para a funcionalidade de Configurações de Uso Contínuo.


Manutenção

Consulta de Produtos 

Através do campo de pesquisa localizado na tela inicial do Cadastro de Produto é possível pesquisar por código internocódigo de barras (EAN) ou descrição do produto.


Figura 25 - Produtos


Pela descrição é possível combinar a pesquisa, basta informar as palavras e  clicar em , ou também pesquisar pelos produtos que contenham as palavras informadas marcando o parâmetro .

Ao  clicar em  habilitará os campos de pesquisa por: linha, categoria, fabricante, princípio ativo, classe terapêutica, listas (SNGPC), unidade de medida (SNGPC), tipo de receituário (SNGPC) Filial em conferência em pré-venda e venda.

Para cadastrar um novo produto clique em .


Manutenção de Produtos 

Selecione o produto desejado  clique em , então abrirá o cadastro para que sejam realizados os ajustes necessários. 


Figura 26 - Manutenção


Se o cadastro do produto estiver incompleto, ou seja, sem o preenchimento de informações obrigatórias, ao abrir o cadastro, o mesmo será identificado com um aviso de Cadastro Incompleto e os campos incompletos serão mostrados em vermelho.


É de suma importância que o cadastro do produto esteja completo para realizar as movimentações de entrada e saída.


É possível realizar alterações em lote dos produtos cadastrados através do botão .