Cadastro de cliente - Aba Dados Cliente

A primeira etapa do cadastro do cliente é a aba Dados Cliente, em que será relacionado as suas informações pessoais: CPF/CNPJ, Endereço de residência, Telefone, entre outros.
Pré Requisitos: Cliente possuir informações válidas para cadastro.
Acesso: Financeiro > Cadastro > Clientes > A prazo
             Estoque > Cadastro > Clientes > Cadastro > A prazo

 
1. Solução
Siga os processos abaixo para que você cadastre um cliente.  
1.1 Pressione F2 para habilitar os campos;,
1.2 Acesse a aba Dados Cliente;
1.3 Informe o código para inserir informações em um cadastro já existente. 
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Importante: Se estiver realizando o cadastro, deixe o campo Código em branco. 
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1.4 Informe o CNPJ/CPF do cliente;
1.5 Informe a Razão Social ou Nome completo do cliente pessoa física e pressione a tecla ENTER;
1.6 Escolha a opção Jurídica , se estiver cadastrando uma pessoa com essa característica, ou escolha Física , caso esteja cadastrando uma pessoa com essa característica;
1.7 Insira o Nome Fantasia caso esteja cadastrando um cliente jurídico;
– Caso seja físico, deixe em branco essa informação ou repita a Razão Social. 
1.8 Informe a Inscrição Estadual;
1.9 Informe a Inscrição Municipal;
– Caso não tenha essa informação, pressione a tecla ENTER. Será exibida uma caixa de diálogo com a mensagem: "Tem certeza que a Inscrição Estadual é Isento?". Para confirmar, o usuário deverá clicar no botão Sim;
1.10 Escolha o Tipo de Contribuinte;
1.11 Escolha um Vendedor;
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Importante: As opções dispostas são: 

  • 0. Não definido: nenhum dos clientes deverá permanecer com esta opção, que é default das listas de seleção do sistema.
  • 1. Contribuinte ICMS: ao selecionar esta opção deve informar a IE - Inscrição Estadual -  do cliente.
  • 2. Contribuinte isento de inscrição no cadastro de contribuintes do icms: esta classificação não é mais aceita pela Sefaz para validar as NFEs emitidas.
  • 9. Não contribuinte, que pode ou não possuir inscrição estadual no cadastro de contribuintes do icms.

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1.12 Informe o CEP;
– Caso não saiba, clique no botão para pesquisar. Pressione ENTER. Os campos EndereçoComplementoNúmero e Cidade.
1.13 Informe o código da Cidade
– Caso não conheça, clique no botão de pesquisa e os campos a frente, BairroPonto de referência e Município, sejam preenchidos pelo sistema.
1.14 Informe o DDD e o Número de Telefone ;
1.15 Informe o DDD e o Número do Fax;
1.16 Informe o nome de um Contato para referência;
1.17 Informe o Cargo do contato inserido no passo 1.16;
1.18 Informe o E-mail de contato;

1.19 Preencha os campos referentes ao quadro Informações Pessoais:
– Data Nascimento: Informar a data de nascimento, caso o tipo de pessoa selecionada for jurídica será informada a data da abertura da empresa.
– N° RG/ Órgão Expedidor: Informar o número do RG e o órgão expedidor, caso o tipo de pessoa selecionada for física.
– Nome Mãe: Informar o nome da mãe, caso o tipo de pessoa selecionada for física.
– Nome Pai: Informar o nome do pai, caso o tipo de pessoa selecionada for física.
1.20 Identifique os telefones para Orçamento e Televendas.

2. Impactos 
Consulta Orçamento/Televendas, Tabela de desconto por aniversário, Vendas de produtos Telentregas.
3. Processos relacionados 
Cadastro de Tabela de Desconto Percentual
Consulta de Cliente por Telefone no Orçamento
Venda de Produtos para Teleentregas

  • Sem rótulos