O cancelamento de vendas deve ser efetuado respeitando a ordem de sua ocorrência e o prazo da SEFAZ. 

Quando as vendas a serem canceladas possuírem produtos PBM e/ou transação TEF devem ser cancelados seus respectivos registros antes de prosseguir com o procedimento abaixo.

Cancelando vendas

Para cancelar as vendas, acesse Acesso Rápido > Monitor de Notas. 

Figura 01 - Cancelamento de Vendas

Na sequência, pesquise pela nota desejada, então no resultado da pesquisa clique em então abrirá as opções conforme imagem abaixo:

Figura 02 - Cancelando vendas

O PBM Farmácia Popular é um exemplo que exige o registro da venda ativo no momento de solicitar o estorno.


Após clicar em  o sistema direcionará para uma tela para descrever o motivo do cancelamento da nota:

Figura 03 - Confirmar cancelamento

Informe o motivo do cancelamento da nota e  clique em .

Então é realizado o processo de cancelamento, em caso afirmativo a situação da nota será alterada para Cancelada, e caso negativo será apresentado o retorno da SEFAZ em tela. 

Configurações

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:

  • PERMITIR_CANCELAMENTO_DE_VENDA: Ao marcar o parâmetro indica que o usuário tem permissão para efetuar cancelamento de vendas NFC-e/SAT no PDV.