Como configurar Desconto Percentual?

Desconto Percentual tem por objetivo definir um intervalo de desconto seguindo um dos níveis: Linha, Categoria, Fabricante, Marca, Família, Produto. Dessa forma preenchendo dois valores: "Desconto padrão" (desconto inicial) e "Desconto Máximo" (desconto final), através da criação de uma tabela de desconto que pode ou não ter todas as suas abas utilizadas. Na criação destas tabelas é importante observar o período de vigência do desconto, bem como seu tipo que irá definir o tipo de tabela de desconto será criada.
Pré Requisitos: Cadastro de Filial, Atributos horizontais, Produto e Vinculo destas informações.
Acesso: Estoque > Cadastro > Produtos > Descontos > Percentual

Figura 1 – Desconto percentual
Atenção: O desconto prevalecerá a partir da data da criação, ou seja, a última tabela configurada e posteriormente a hierarquia.
1. Solução
O cadastro respeita a seguinte ordenação:

1.1 Habilite a tela ao pressionar F2;
1.2 Criar tabela de desconto e vínculo de filiais
1.2.1 Preencha o campo Descrição da tabela de desconto com o nome da tabela que será criada.

  • Utilize nomenclatura que facilite a identificação dos dados constantes na tabela, isto simplifica localizar o desconto que deve ser utilizado e o procedimento será finalizado com maior rapidez.

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    Atenção: O cadastro deve respeitar sempre a nomenclatura do desconto que será cadastrado, por exemplo: se você criar um desconto nomeado Desconto para Produtos Éticos, não deverá incluir nesta listagem produtos diferentes desta informação, isso dificultaria o processo de localizar dados caso apresente divergências.
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    1.2.2 Escolha o Período de vigência que a tabela poderá ser utilizada.
  • Os campos Data Inicial e Data Final devem ser preenchidos de maneira correta, pois se colocar esta informação incorreta impossibilitará de utilizar na finalização da venda no Orçamento e/ou PDV nos demais módulos que utilizarem esta informação.

    1.2.3 Determine o Tipo de desconto: da tabela que será cadastrado. Há dez tipos de descontos disponíveis nesta lista de seleção, escolha de acordo com seu interesse de cadastro. Clique sobre o nome do tipo de desconto para descobrir as particularidades do cadastro (se houver), caso contrário poderá seguir somente as informações deste documento;
    01 - Desconto Cadastro Produto: É utilizado com o intuito de conceder desconto diretamente ao produto, ou seja, quando o produto for selecionado no momento da venda já será concedido um desconto padrão para ele e norteando com um desconto máximo cadastrado.
    03 - Desconto Convênio: Criado com a intenção de consolidar os descontos para Convênios cadastrados e seus conveniados. Funciona somente após vinculação do desconto ao convênio.
    04 - Desconto Fidelidade: Proporciona aos clientes fidelidade desconto nos produtos listados. O cliente deve ser cadastrado como fidelidade para utilizar este desconto.
    11 - Desconto Aniversário: O Desconto de Aniversário é aplicado para garantir vantagens ao cliente no mês de seu nascimento. Pode ser feito um cadastro de desconto por mês ou uma única tabela com os descontos aplicados para o ano inteiro.
    12 - Desconto por Classificação de Cliente: tem por objetivo personalizar o desconto por tipo de cliente, onde de acordo com as particularidades de cada individuo será tratado suas vantagens em desconto por nível cadastrado.
    14 - Desconto por Quantidade: tem por objetivo aplicar um percentual de desconto pela quantidade adquirida do produto pelo cliente. Esta informação é validada no Orçamento ou PDV (PAF ou NFC-e) de acordo com a quantidade informada e os dados cadastrados no desconto por quantidade.
     - 15 - Desconto Promoção no Televendas: O objetivo do desconto promoção Televendas é aplicar um desconto nas vendas realizadas no Televendas, seguindo como base a(s) tabela(s) de desconto criadas com o tipo 15 e que estejam vigentes. Será respeitado o melhor desconto quando houver mais de uma tabela configurada e o menor nível hierárquico.
    18 - Desconto por Forma de Pagamento: o intuito desta tabela é conceder aos clientes desconto, de acordo com o tipo de recebimento informado no Orçamento ou PDV. No entanto, para utiliza-la é necessário habilitar a chave de acesso USA_DESCONTO_PGTO.
    19 - Desconto Crediário: tem por finalidade disponibilizar ao cliente, optante pela forma de recebimento crediário, vantagens ao comprar produtos que estejam relacionados na tabela de desconto cadastrada no Gestão Estoque.
    23 - Desconto Programado: tem por objetivo definir os dias da semana em que uma tabela de desconto irá vigorar em uma ou mais lojas. Esta distribuição é estabelecida pela área de negócios de cada empresa e deve ser tratada como uma ferramenta de vendas e fidelização do cliente.
    25 – Desconto Financeiro Nota Fiscal: o objetivo desta forma de desconto é conceder vantagens aos clientes conveniados que emitem nota fiscal para suas vendas. Para tanto, é necessário o cadastrado da tabela e o vínculo com o convênio utilizado pelo cliente.
    27 - Desconto Pós-PBM: o intuito desta tabela é liberar um desconto complementar para o produto que utiliza autorização PBM. Este complemento será validado sempre que o cliente utilizar uma autorização PBM e houver valor restante a ser repassado por ele.
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    Exemplo: O percentual de desconto Pós-PBM irá incidir sobre o valor restante, por exemplo: um produto de R$150,00 (total) a PBM repassa a loja R$ 50,00, portanto o cliente deve pagar R$100,00 (restante); sobre este valor restante que incidirá o desconto Pós-PBM. Vale lembrar, que este desconto é concedido pela rede de drogarias e aplicado pós-desconto PBM, ou seja, um desconto extra autorizado pela rede para o cliente.
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    28 – Desconto Especial Lista de Produtos Cliente: tem por objetivo identificar os produtos que possuem diferenciação de desconto para clientes em especifico. Assim que cadastrar a tabela de desconto diferenciado deve vincular os produtos desta tabela ao cliente. Esta tabela de produtos pode ser vinculada ao cliente.
    Opcional 1. Marque a opção Desconto somente com a apresentação da receita antes de salvar o cadastro. Esta opção é geralmente utilizada para produtos que exigem controle de receita.

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    Importante: Para que seja solicitada receita no momento da venda no cadastro do produto deverão ter as seguintes opções marcadas na Aba Outros parâmetros: Produto ControladoAntibiótico e Produto requer receituário.
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    1.2.4 Determine a Filial que utilizará esta forma de desconto;

    1.3 Identificar o nível do desconto cadastrado
    Depois de vincular o desconto a filial você deve cadastrar os itens que utilizarão esta modalidade de desconto, e atribuir a porcentagem máxima de concessão de desconto para elas.
    1.3.1 Selecione a aba que representa o item desejado. O Desconto Percentual pode ser atribuído por linhas, categorias, fabricantes, marcas, famílias e/ou produtos;
  • O layout de todas estas abas é o mesmo, contendo uma tabela com as colunas: "Código", "Descrição", "% Desc. padrão" e/ou "% Desc. máx.". A forma de seu preenchimento não modificará de acordo com a aba que escolher.

    1.3.2 Informe o Código do item na coluna;
  • Caso não saiba, você poderá utilizar o botão Relação dos produtos para pesquisar, cujo nome muda de acordo com a guia selecionada;

    1.3.3 Defina a porcentagem de desconto máxima para cada um dos itens selecionados. Isso pode ser feito de duas formas:

    – Em massa: selecione a guia desejada e informe a porcentagem de Desconto Percentual no campo % Sugerir. Clique no botão e será aberta uma tela para escolher a qual coluna será incorporada a informação, ao % Desc. Padrão ou % Desc. máx., ou a ambos. Pressione Ok.

    – Individualmente: a porcentagem do Desconto Percentual pode ser aplicada individualmente, simplesmente digitando o valor desejado nas colunas % Desc. Padrão e %Desc. máx., onde serão considerados os valores base e o máximo que o desconto pode alcançar dentro deste cadastro.
    1.3.4 Repita os passos 1.3.1 ao 1.3.3 até que todas as linhas, categorias, fabricantes, marcas, famílias e/ou produtos desejados estejam com seu Desconto Percentual cadastrado;
    1.3.5 Pressione F2 para salvar o cadastro de desconto.
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    Atenção: A lista de seleção Situação do Desconto revela o status atual da tabela de desconto. Poderá ser:
  • 0 – Pendente: Ao deixar Pendente no momento de salvar as informações da tabela de desconto será solicitada a confirmação para ativar o cadastro. O cadastro deve ficar pendente até confirmar que os dados constantes nela estão corretos.

  • 1 – Vigente: Indica que a tabela de desconto está sendo utilizada nos procedimentos executados pela rede (PDV, Orçamento, Televendas).
  • 2 – Finalizado: Apresenta esta situação quando a tabela de desconto não estiver mais vigente, ou seja, o prazo final para utilização deste desconto chegou ao fim.

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1.4 Importação de lista de produtos (Opcional)
No momento do cadastro da tabela de desconto percentual há a possibilidade de importar lista de produtos na guia Produtos. Siga o procedimento abaixo para iniciar a importação:
1.4.1 Siga as etapas mencionadas em 1.2 Criar tabela de desconto e vinculo de filiais;
1.4.2 Selecione a aba Produto, quando for iniciar a próxima etapa de Identificar o nível do desconto cadastrado;

1.4.3 Clique em Importar e escolha a opção Visualizar estrutura do arquivo texto e monte o arquivo para importação com base nestas informações, com extensão .txt.


1.4.4 Escolha o arquivo que será importado com a opção Realizar importação;

  • Caso o arquivo esteja com layout diferente do informado na opção anterior não será possível carregar os dados da importação.
  • Na tabela será apresentada a relação dos produtos importados, confira as informações antes de finalizar o processo.
    Opcional 1. Caso queira efetuar a consulta manual de produtos para serem listados na tabela utilize o botão Relação dos produtos que abrirá a tela Itec - Filtros de pesquisa use para filtrar os produtos para a tabela.
    1.4.5 Pressione a tecla F2 para salvar os dados importados.
    1.5 Consultar e Alterar tabela de desconto (Extra)
    Para fazer a consulta e alteração de informações do cadastro do Desconto Percentual siga as seguintes etapas:
    1.5.1 Habilite a tela ao pressionar a tecla F2;
    1.5.2 Informe o Código do desconto cadastrado e pressione a tecla ENTER para carregar as informações na tela;
  • Caso desconheça esta informação pode usar o botão    para pesquisar entre os cadastros vigentes existentes.

    Opcional 2. Marque a opção Pesquisar grupos finalizados, antes de iniciar a pesquisa, para que na lista de cadastros de descontos sejam relacionados os finalizados.

    1.5.4 Note algumas modificações da tela de cadastro original:
  • O botão Clonar Tabela facilita o processo de cadastro de tabela de desconto, pois, ao pressiona-lo todos os dados da tabela de desconto selecionada serão copiados para uma nova tabela. Utilize este procedimento para utilizar informações semelhantes em diversos cadastros e diminuir etapas.
  • O painel Período de vigência está desabilitado para alteração, entretanto, há a possibilidade de efetuar a alteração do período de encerramento do cadastro ao usar o botão Prorrogar/Antecipar.

    1.5.5 Altere as informações pertinentes do cadastro;
    1.5.6 Observe a informação constante no rodapé da tela indicando o procedimento utilizado para anular um nível em que o desconto estiver cadastrado, ao zerar o valor do desconto neste nível. Para o desconto percentual deve zerar o valor das duas colunas, % Desc. Padrão e % Desc. máx., para anular o nível.
    1.5.7 Pressione F2 para salvar as modificações.
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    Importante: Todas as modificações, com exceção dos pontos informados anteriormente, podem ser feitos a qualquer momento durante a utilização do sistema, mas terão validade somente para os procedimentos que ocorrerem depois da modificação efetuada, os dados anteriores se manterão inalterados.
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    2. Impactos
    Registro de pré-venda e venda e relatórios de estratificação do desconto.
    3. Processos relacionados
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  • Sem rótulos