Este processo serve para saber que, o desconto determina o teto a ser aplicado na comercialização de produtos. A somatória de todos os descontos, independente do nível, deve ser até o percentual definido na tabela descrita no processo.

Pré Requisitos: Cadastro de produto ativo na filial a ser vinculada a tabela de desconto e cadastro de dados da arvore mercadológica e Vinculo dos produtos a estes dados.

Acesso:  Estoque > Cadastro > Produtos > Desconto > Limite

1. Solução 


Observação das regras de negócio:

Obs 1. Se o Desconto Limite for cadastrado em mais de uma guia, o Sistema obedecerá às informações gravadas da direita para a esquerda, ou seja, primeiramente o limite imposto para o produto, depois para a família, marca, fabricante, categoria e por fim, linha.

Obs 2. É aconselhável que sempre se inicie o cadastro do Desconto Limite pela guia que inclui a maior quantidade itens possível. Nesse caso, deve-se iniciar sempre pela Linha, já que esta abriga uma quantidade de produtos, seguindo para as demais guias, até que estejam todas configuradas. É claro que esta forma de preenchimento não é obrigatória, mas facilita o cadastro.



1.1 Vincular Filial à tabela

1.1.1 Pressione F2 e a tela será habilitada; 

1.1.2 Defina no campo Tabela de Desconto, um nome que identificará a tabela de Desconto Limite que está sendo cadastrada;

– Utilize nomenclatura que facilite a identificação dos dados constantes na tabela, isto simplifica localizar o desconto que deve ser utilizado e o procedimento será finalizado com maior rapidez.


1.1.3 Informe o código das filiais que vão ter os descontos limitados na coluna Código. Se não souber este código, você pode buscar as filiais clicando no botão Relação das Filiais;

– Identificar a filial neste ponto é sinalizar que o desconto cadastrado será utilizado por ela. Se deixar de relacionar a filial que utilizará o desconto neste momento, ele ficará desabilitado para a filial.



1.2 Identificar o nível do desconto cadastrado

Depois de vincular o desconto a filial você deve cadastrar os itens que terão a limitação, e atribuir a porcentagem máxima de concessão de desconto para elas. Siga os seguintes passos:

1.2.1 Selecione a aba que representa o item desejado. O Desconto Limite pode ser atribuído por linhas, categorias, fabricantes, marcas, famílias e/ou produtos;

– O layout de todas estas abas é o mesmo, contendo uma tabela com as colunas: “Código”, “Descrição” e “% Desc. Limite”, portanto a forma de seu preenchimento não modificará de acordo com a aba que escolher.


1.2.2 Informe o código do item na coluna Código. Caso não saiba, você poderá utilizar o botão Relação para pesquisar, cujo nome muda de acordo com a guia selecionada;



1.2.3 Defina a porcentagem de desconto máxima para cada um dos itens selecionados. Isso pode ser feito de duas formas:

– Em massa: selecione a guia desejada e informe a porcentagem de Desconto Limite no campo % Sugerir Valores. Clique no botão a frente, para que o desconto seja aplicado a todos os itens na coluna % Desc. Limite.



– Individualmente: a porcentagem do Desconto Limite pode ser aplicada individualmente, simplesmente digitando o valor desejado na coluna % Desc. Limite.


Caso deseje não utilizar o desconto limite para os itens relacionados informe na coluna % Desc. Limite o valor zero, e para todos os itens que utilizarem este valor o desconto limite será desconsiderado.

1.2.4 Repita os passos até que todas as linhas, categorias, fabricantes, marcas, famílias e/ou produtos desejados estejam com seu Desconto Limite cadastrado;

– Deve respeitar sempre a nomenclatura do desconto que será cadastrado, por exemplo: se você criar um desconto nomeado Desconto Limite para Produtos Éticos, não deverá incluir nesta listagem produtos diferentes desta informação, isso dificultaria o processo de localizar dados caso apresente divergências.

1.2.5 Pressione F2 para salvar a tabela de desconto limite configurada. Então, o Desconto Limite já estará vigente.


Atenção:

O Desconto Limite cadastrado será considerado independentemente de outros tipos de desconto. O Sistema Itec sempre respeitará o valor máximo que é definido nesta tela. E caso algum produto seja cadastrado em mais de uma tabela, em níveis e percentuais diferentes, o valor considerado será aquele que mais favorecer o cliente, ou seja, o maior desconto. Esta regra também se aplica aos produtos que estão em oferta (tabloide).


1.3 Importação de lista de produtos (Opcional)

No momento do cadastro da tabela de desconto limite há a possibilidade de importar lista de produtos na aba Produtos, . Siga o procedimento abaixo para iniciar a importação:

1.3.1 Siga as etapas anteriores de preenchimento das informações como, Código, Descrição da tabela de descontos e % Sugerir valores, do 1.2 Identificar o nível do desconto cadastrado;

1.3.2 Selecione a aba Produtos;

1.3.3 Pressione o botão Visualizar layout para definir o padrão das informações do arquivo que será importado;


1.3.4 Utilize o botão   para buscar o arquivo a ser importado (permitido somente arquivo com a extensão .txt);

1.3.5 Pressione o botão Importar para que os dados sejam carregados na tabela;

– No layout do arquivo é solicitado que seja informado o valo do desconto a ser cadastrado, este valor pode ser modificado depois que a tabela estiver importada na tela.

1.3.6 Pressione F2 para salvar os dados importados.

Caso queira efetuar a consulta manual de produtos para serem listados na tabela, utilize uma dessas duas formas:

– O botão da Lupa  que abrirá uma subtela para efetuar a pesquisa por fabricante [link] do produto;

– O botão Relação dos produtos   que utilizará a tela para Filtros de pesquisa.

_______________________________________________________________________________________________________________

1.4 Consulta e Alteração de cadastro Desconto Limite (EXTRA)

Para consultar uma tabela criada, você deve utilizar o seguinte processo. 

1.4.1 Pressione F2 e a tela será habilitada; 

1.4.2 Preencha o campo Código com o número do código de desconto limite cadastrado;

– Se não souber o número do código do cadastro de desconto limite use o botão  para pesquisar entre os cadastros existentes.



1.4.3 Pressione ENTER para carregar os dados na tela

– Caso tenha necessidade, poderá exportar estes dados para uma planilha de excel, para isso pressione o botão Copiar e cole a seleção em uma planilha aberta.

Assim que selecionar a tabela criada faça as alterações pertinentes, mas fique atento, pois as alterações somente serão validas para os procedimentos que ocorrerem depois que ela estiver salva. Na parte superior da tela será possível confirmar a data do primeiro cadastro, a data da última alteração e o Responsável pela última alteração. 

Importante

Não há possibilidade de excluir o cadastro de Desconto Limite, mas caso deseje inutilizar um desconto limite basta deixar a coluna %Desc Limite zerada, e o desconto será desconsiderado depois que salvar esta informação.


Exemplo: Veja o exemplo abaixo para compreender melhor como realizar o cadastro da tabela de Desconto Limite.

Um colaborador precisa cadastrar o Desconto Limite para um produto 1 – COND SEDA CO CRIAÇÕES ANTI CASPA HIDRAT DIÁRIA 350ML. Vejam as características abaixo:

Se existir, a Tabela 1 de desconto cadastrada com a seguinte informação:

Com base na Tabela 1 podemos analisar da seguinte forma: o Desconto Limite empregado será o de 10% definido no nível Produto, como a validação ocorre da direita para esquerda (esta regra vale para todos os níveis), mesmo que no nível Linha tenha um teto de 60% ele não será utilizado se as demais abas, a sua esquerda, estiverem preenchidas e compreenderem os itens determinados na aba anterior.


Agora analise a Tabela 2:

Códigos que representam os dados cadastrados no Sistema Gestão, por exemplo 36 – Ético, 18 – Perfumaria e 25 – Genérico, conforme apresentado na Aba Linhas.

Neste caso, o percentual limite a ser aplicado será de 40% utilizando a informação da aba Fabricante, pois, analisando de baixo para cima (nas abas esta analise é feita da direita para a esquerda) o produto em questão não possui configuração específica em nenhum dos níveis a seguir, produto, família e marca, portanto ele pegará informações do último nível determinado.

 

2. Impactos

Percentual a ser ofertado pelo vendedor no momento da pré-venda no Orçamento, ou seja, o limite de desconto que terá para destinar ao cliente por produto.

3. Processos relacionados

Processo Nova Regra de Desconto



  • Sem rótulos