Este artigo tem como objetivo auxiliar o usuário a realizar o teste do protocolo de rede TELNET.

Telnet

Telnet é um protocolo de rede utilizado na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicação. Permitindo que o usuário se conecte a outros computadores remotamente.

Comando Telnet

Acesse o menu iniciar do Microsoft Windows e localize a ferramenta Executar, também é possível acessar através do atalho  (Windows + R) ou clicando com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar do Windows. 

Quando executar umas das opções de acesso será aberta a janela onde o usuário poderá visualizar e selecionar a ferramenta executar. Após acessá-la digite dentro do campo Abrir o comando "cmd" e pressione enter ou de ok.

Com a ferramenta CMD aberta digite o comando telnet “ip interno da máquina ou servidor” 3306 depois disso pressione Enter. Exemplo: telnet 192.156.175.54 3306.

Ao executar o comando Telnet no CMD Poderá ocorrer 3 situações,  que serão apresentadas na tela do CMD. Segue abaixo as mensagens que serão apresentadas:

  • Quando apresentar a mensagem “O Telnet não é um comando válido”, Nesta situação será necessário acessar o painel de controle e adicionar o “Cliente Telnet” nos programas do Windows.

  • Quando a mensagem for “Não foi possível abrir conexão com host, na porta 3306: conexão falhou”, neste caso é necessário abrir um chamado para Verificações Técnicas, pois o banco de dados não está ativo no servidor.

  • Quando apresentar a mensagem "5.1.73-community:t_^;KEg#s<n7f{X%O@" significa que está tudo OK com o banco de dados.

Habilitando o Telnet

Por padrão o comando Telnet não é habilitado no Windows. Para habilitar basta ir no Executar seguindo os passos citados anteriormente e colocar o seguinte comando: optionalfeatures.

Figura 01 - Executar CMD

Na sequência será apresentada a tela para ativar ou desativar recursos do Windows, marque a opção Cliente Telnet para habilitar o comando Telnet no sistema operacional da máquina, em  seguida pressione ok para confirmar.

Figura 02 - Ativar recursos do windows