No Linx Big, vá até ao menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão   na barra de menu rápido, e será exibida a tela abaixo:


Figura 01- Tela de Consultas e Cancelamentos


A princípio nota-se que agora existe uma legenda na parte superior da tela (destacada na figura 01 acima) que será utilizada para que a identificação do status dos registros seja mais rápida.


Figura 02- Tipo de Pesquisa - Nº Lanc/Doc


Se desejar consultar um documento especifico escolha NºLanc/Doc , Selecione a operação  e informe o Número lançamento  ou Número documento como mostra Figura 02 acima,  clique em  ou aperte a tecla F3


Figura  03 -Tipo de Pesquisa - Data/Hora


Se desejar consultar por período escolha Data/Hora, selecione a operação  e defina o período. como mostra Figura 03 acima e  clique em  ou aperte a tecla F3.


Figura 04 - Novo Módulo Consultas e Cancelamentos


A operação de cancelamento será visualizada na primeira coluna com a marcação tanto para cancelamento total como para parcial.

Para cancelar um lançamento em sua totalidade, ou seja, o lançamento inteiro, basta seleciona-lo e  clicar no botão  ou apertar a tecla F5.

Caso seja necessário cancelar apenas um item do lançamento,  clique em .

Em seguida será exibida uma mensagem de confirmação.


Figura 05 - Confirmação


 Clique no botão  para confirmar, na sequência será exibida uma mensagem perguntando o motivo do cancelamento.


Figura 06 - Motivo


 Digite o motivo do cancelamento e  clique no botão .

Será exibida na tela abaixo o Total do Cancelamento.


Figura 07 - Total Cancelamento


Confirme o tipo de pagamento onde será estornado o valor e o caixa e  clique em , na sequência, será exibida uma mensagem, pedindo pra confirmar a saída daquele determinado valor na forma do pagamento selecionada e no caixa definido.


Figura 08 - Confirmação


 Clique no botão  para confirmar.


Figura 09 - Consultas e Cancelamentos

O ícone  representa os registros originais que não foram cancelados.

O ícone representa os registros originais que foram cancelados, será associada às linhas cor de rosa que representam o cancelamento em si.


A tela de Consultas e Cancelamentos ainda possui alguns botões como visto a seguir.


Detalhamento das informações das vendas, e ao acionar essa opção será exibida a tela abaixo:


 

Figura 10 - Informações Adicionais da Venda


Será possível ver todos os detalhes da venda (canto esquerdo da tela), a forma de pagamento, dados do produto e lote, se este for controlado ou controlar validade.

O Linx Big possui a opção de substituição de pagamento, para casos onde é necessário trocar a forma de pagamento utilizada na venda.

Para isso, clique no botão .


Figura 11 - Informação


Logo que confirmar a mensagem, será exibida a tela de Substituição do Tipo de Pagamento, clique no botão .


 Figura 12 - Total Substituição


Troque o tipo informando o mesmo valor total, pois se tentar informar um valor diferente será exibida a seguinte mensagem:


Figura 13 - Alerta de divergência de informação


Confirme a mensagem, informe o valor correto no tipo de pagamento desejado e finalize  clicando no botão  ou F3.


Essa opção é utilizada para devoluçao de vendas.


Figura 14 - Destinatário


Possibilita o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.

Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções: Cancelar na Administradora (Ctrl + A), Cancelar Manualmente (Ctrl + M) e Filtrar Pendentes (Ctrl + P).

A opção Cancelar na Administradora possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.


Figura 15 - Pbm's(F9)


Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.


Figura 16 - Cancelamento na Administradora Sem Sucesso


Se  clicar em , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.

Desta maneira, o registro será exibido da seguinte forma.


Figura 17 - Cancelamento de PBM Pendente


Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.

A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.


Figura 18 - Confirmação


 Clique no botão  para confirmar.


Figura 19 - Informação


Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição, mostrado na Figura 17 - Cancelamento de PBM pendente.

Em seguida,  clique no botão , para visualizar cada registo de forma detalhada.


Figura 20 - Informação Detalhada

Histórico de Cancelamentos


Também será possível acompanhar os cancelamentos de todas as operações.

Para isso vá ao menu Operacional > Histórico de Cancelamentos e será aberta a tela abaixo:


Figura 21 - Histórico de Cancelamentos


Para consultar, informe a operação e o período de cancelamentos, se desejar informar o usuário para refinar a pesquisa, também poderá ser feito.

Para concluir,  clique em   ou pela tecla de atalho F3.

Na grade será possível ver os cancelamentos referentes à operação escolhida e, na parte de baixo da tela, os detalhes de cada registro e ao lado, se for operação do tipo venda, a forma de pagamento e o valor com sinal negativo.

Nessa tela não será possível efetuar nenhuma alteração, marcação etc. apenas servirá para acompanhamento dos cancelamentos das operações.