Neste artigo vamos abordar a integração da Conta Digital com o Buscador DDA (Débito Direto Autorizado) que por sua vez possibilita a busca dos boletos emitidos em nome da loja.
Configurações
Para utilizar a funcionalidade Buscador DDA deverá possuir uma Conta Digital configurada e vinculada na filial
A ativação do Buscador DDA é realizada através da tela Linx Conta Digital > Manutenção Linx Conta Digital, clique na opção Vincular uma ou mais Contas Digital no Farma Cloud, em Contas Vinculadas localize a conta desejada e clique em e na sequência na opção Ativar DDA, neste momento será enviada a solicitação para a Conta Digital, assim que retornada a confirmação o status será atualizado para Ativado.
O sistema de cadastro do DDA funciona durante os dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 06:00 às 21:45 realizando atualizações a cada 10 (dez) minutos, ou seja, solicitações realizadas após esse período serão confirmadas na manhã do próximo dia útil.
Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:
- LINX_CONTA_DIGITAL_ACESSO_CONTA_DIGITAL_BUSCADOR_DDA: Ao marcar o parâmetro indica que o usuário terá acesso a tela Acesso Linx Conta Digital > Buscador DDA.
Buscador DDA
A busca pelos boletos DDA, é realizada de forma automática 4 (quatro) vezes ao dia: 0h, 4h, 12h e 16h.
Após realizada a busca, há duas formas de vincular os boletos importados via DDA: Manual (padrão) e Automático, essa configuração é realizada através da tela Conta Digital > Buscador DDA, clique em será apresentada a tela abaixo:
Figura 01 - Configuração
- Vínculo manual: quando configurado o vínculo manual, após efetuar a busca automática, o sistema efetua validação do boleto com os títulos cadastrados no Contas a Pagar, atualizando o status conforme segue:
Encontrado: esse status indica que o sistema localizou a ocorrência de um título com o mesmo fornecedor ou fornecedor indicado como cobrança no cadastro de Fornecedor, valor e vencimento que do boleto importado, nesse status é possível efetuar o vínculo com o boleto ou recusar DDA.
Não encontrado: o sistema não localizou ocorrências de títulos com mesmo fornecedor, valor e vencimento, nessa situação é possível recusar DDA ou cadastrar o título.
Encontrado divergente: indica que o sistema localizou mais de uma ocorrência de títulos com o mesmo fornecedor, valor e vencimento, nesse status é possível recusar DDA ou resolver divergência.
Inconsistente: ocorre quando o benificiário do boleto não encontra-se como fornecedor cadastrado no Linx Farma Cloud, é possível recusar DDA ou cadastrar fornecedor.
- Vínculo automático: quando configurado o vínculo automático, após efetuar a busca automática, o sistema efetua validação do boleto com os títulos cadastrados no Contas a Pagar, atualizando o status conforme segue:
Vinculado: esse status indica que o sistema localizou a ocorrência de um título com o mesmo fornecedor ou fornecedor indicado como cobrança no cadastro de Fornecedor, valor e vencimento que do boleto importado, nesse status é possível efetuar o pagamento via Conta Digital ou remover o vínculo.
Não encontrado: o sistema não localizou ocorrências de títulos com mesmo fornecedor, valor e vencimento, nessa situação é possível recusar DDA ou cadastrar o título.
Encontrado divergente: indica que o sistema localizou mais de uma ocorrência de títulos com o mesmo fornecedor, valor e vencimento, nesse status é possível recusar DDA ou resolver divergência.
Inconsistente: ocorre quando o beneficiário do boleto não encontra-se como fornecedor cadastrado no Linx Farma Cloud, é possível recusar DDA ou cadastrar fornecedor.
Ao efetuar a busca por um Boleto DDA que estiver como pago, essa situação será atualizada no Contas a Pagar assim que o boleto for vinculado a um título.
Vincular
Para boletos com status Encontrado e caso queira efetuar o vínculo com os títulos do Contas a Pagar, selecione o registro e clicar em e o status será atualizado para Vinculado.
Remover vínculo
Caso tenha efetuado um vínculo erroneamente, selecione o registro e clicar em e o status será atualizado para Encontrado.
Cadastrar fornecedor
Para os títulos que retornarem como Inconsistente, ou seja, o beneficiário do boleto não possui cadastro de fornecedor e caso queira cadastrá-lo clique em , será questionado se deseja realizar o cadastro dos novos Fornecedores dos boletos DDA selecionados.
Cadastrar título
Para os boletos retornados como Não Encontrados, caso queira cadastrar o título clique em , será questionado se deseja criar novos registros de contas a pagar a partir do DDA selecionado.
Resolver divergência
Quando encontradas divergências entre o boleto DDA e os títulos cadastrados, selecione o registro e clicar em <Resolver Divergências> será disponibilizada uma tela com os títulos encontrados para que realize o vínculo manualmente.
Recusar DDA
Caso o Boleto DDA retornado não for reconhecido como um título apto a ser pago, é possível efetuar a recusa, selecione o registro e clicar em será solicitada a confirmação e a informação de um motivo para a recusa.
A ação de Recusar DDA não poderá ser desfeita.
E, não será enviada comunicação da recusa ao beneficiário/fornecedor do boleto.
Pagar com Conta Digital
Os boletos com status vinculado é possível realizar pagamento via Conta Digital, selecione os boletos desejados e clique em Pagar com Conta Digital.
Para mais informações como são realizados os pagamentos via Conta Digital, clique aqui.