(informação) O Open Banking (sistema financeiro aberto) possibilita o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs Application Programming Interfaces) por parte de instituições participantes autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Em relação aos dados dos clientes (pessoa física ou jurídica) e os dados financeiros, é o cliente que decidirá quando e com quem ele deseja compartilhá-los, inclusive com qualquer instituição financeira, para que lhe ofereçam serviços melhores e mais baratos.

Atenção

Os dados não são visíveis a qualquer um dos usuários do sistema e não podem ser compartilhados livremente.

Restrições

Não farão parte da Conta Digital Integrada

  • Processo de Recarga de Celular;
  • Processo de PIX;
  • Transferências entre contas através da Integração;
  • Conciliação bancária automática; disponibilizaremos o extrato bancário.
  • Emissão de boleto de cobrança junto ao processo de venda, sendo este gerado na retaguarda.


Importante!

Em caso de dúvidas e/ou problemas, entre em contato conosco!

 Informações e Contatos Suporte Linx Itec

Pré-requisitos

Aplicação

Versão

Banco de Dados – PostgreSQL

4.08.092

Banco de Dados – SQL Server

23.05.0218

Configuração

04.10.0008

Financeiro

04.10.0008

Itec Suíte

4.15.01

PDV NFC-e

2.0.35.008

Serviço Integração
integracao-stone-banking-service

1.0.15


Para utilizar a Conta Digital Integrada, o usuário deve:

  1. Possuir conta Stone ativa e vinculada no Linx Itec;

  2. Ativação dos parâmetros informados neste documento;

Benefícios do Open Banking no Linx Itec 

Principais Benefícios do Open Banking
  • (seleção) Entrega de produtos e serviços financeiros com maior agilidade, conveniência e segurança.

  • (seleção) Possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital dos clientes, por exemplo:
    • Comparadores de preço, produtos e serviços;
    • Maior visibilidade e controle financeiro; acesso a produtos personalizados.
    • Acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas, adequadas às suas necessidades, interesses e objetivos.

  • (seleção) Visualizar, em um único aplicativo, o extrato consolidado de todas as suas contas bancárias e investimentos.
    • Realização de transferências de recursos ou realização de pagamento, não sendo necessário acessar diretamente o site ou aplicativo do banco.

Recursos do Open Banking no Linx Itec 

Principais Recursos
  • (seleção) Criação e vinculação da conta Stone no Linx Itec.
    • Consulta de saldo e extrato.


  • (seleção) Contas a Pagar - Pagamentos realizados no Linx Itec: 
    • Simulação de pagamento de boleto, consultando os dados registrados do boleto;
    • Realização e consulta de alterações da ordem de pagamento;
    • Solicitação de cancelamento da ordem de pagamento.
    • Geração de comprovante de pagamento, possibilitando envio direto aos fornecedores.


  • (seleção) Contas a Receber - Recebimentos realizados no Linx Itec:
    • Geração de boleto para títulos existentes, para cliente e convênio;
    • Verificação de recebimento de título e consolidação automática (verificações de status: se está pago, cancelado etc.);
    • Solicitação de cancelamento do boleto gerado.


  • (seleção)  DDA - Débito Direto Autorizado:
    • Identificação dos boletos emitidos para o CNPJ da empresa. Recebimento das informações via API.
    • Acompanhamento do retorno dos boletos;
    • Relacionamento das informações com as duplicatas do sistema.


  • (seleção)  Relatórios/Dashboards com Informações Financeiras no Linx Itec:
    • Dashboards podem ser feitos com dados de mais de uma conta e, a partir deles, podem ser realizadas ações de pagamento, transferências etc.

ITEC Configuração

No Módulo Configuração - Cadastros Especiais - Configurações - Empresa - Aba: Gestão, foram criados parâmetros para controle de ativação da funcionalidade de Integração com Banking Stone e para definição do ambiente de integração com Stone Banking.

Parâmetro: "CONTA_DIGITAL_HABILITADA"
Opções: 0 - Não (padrão) e 1 - Sim.

  • Com o parâmetro ativado, a Conta Digital Integrada será habilitada.
  • Com o parâmetro inativo, a Conta Digital Integrada permanecerá desabilitada.

Parâmetro: "CONTA_DIGITAL_AMBIENTE"
Opções: 0 - Homologação (padrão) e 1 - Produção.

  • Na opção "0", o ambiente de integração com Banking Stone será o de homologação.
  • Na opção "1", o ambiente de integração com Banking Stone será o de produção.

No módulo Configuração - Cadastros especiais - Configurações - Empresa - Aba: Outros Procedimentos, foram criados procedimentos para possibilitar o gerenciamento das operações de abertura e vínculo de contas Stone:

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Área de Funcionalidade dos Procedimentos

  • Contas a Pagar:

    • STONE BANKING VISUALIZAR SALDO;
    • SONE BANKING EXCLUIR ORDEM DE PAGAMENTO.

  • Contas a Receber:

    • STONE BANKING CANCELAR BOLETO COBRANÇA;
    • STONE BANKING VINCULAR CARTEIRA COBRANÇA;
    • CONFIGURAÇÕES ENVIO DE E-MAIL (Módulo Itec Suíte).

ITEC Suíte

Conta Digital Integrada 

Ao realizar o login no Itec Suíte, será feita ao usuário a apresentação de introdução ao Linx Conta Digital Integrada:


Clicando na opção, o usuário terá acesso a mais informações do funcionamento da Conta Digital Integrada no Linx Itec:


Para mais informações e abertura da Conta Stone no Módulo Itec Suíte, acesse Financeiro > Conta Digital Integrada > Conta Bancária no canto inferior do menu à esquerda:

Dica de Utilização

Para abrir a tela "Conta Digital Integrada" de forma direta, logo após a apresentação da clique na opção e, em seguida, na opção .

Menu Conta Stone 

Na aba "Manutenção", será possível pesquisar e visualizar as contas que já foram cadastradas na Stone e devidamente vinculadas a uma conta no sistema.

Para utilizar o Filtro, o usuário poderá digitar toda e qualquer informação referente a conta: Agência, Conta, CNPJ Abertura, Filial Abertura, Nome do Titular, Conta Vinculada Itec, ID Stone, Cobrança e Ações. Também é possível filtrar a pesquisa por "Filial de Abertura da Conta", conforme evidenciado abaixo:

Na aba "Criar Conta", selecione os Dados da Empresa e informe os Dados Pessoais.

Na aba "Vincular Conta", é possível consultar as Contas Bancárias Disponíveis para os CNPJ's da rede e que ainda não foram vinculadas a uma conta do Linx Itec.

Atenção

O botão deve ser utilizado quando já foi realizado um cadastrado de Conta Stone, porém a conta ainda não obteve retorno para realização do vínculo no Linx ITEC.

Utilizando esta opção, o sistema fará uma solicitação de consentimento à Stone, abrindo uma nova aba/janela para que o usuário faça o login e realize a liberação de acesso ao Linx Itec.


(informação) Quando a aprovação do acesso ao Linx Itec for realizada pelo usuário, o tempo de sincronização das informações e disponibilização da Conta Stone nesta tela pode ser de 3 a 5 minutos.

Menu Extrato 

No Módulo Itec Suíte > Financeiro > Conta Digital Integrada > Extrato, serão apresentados o extrato e saldo das contas e as movimentações realizadas.


Para localizar a conta, clique em e clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse para selecionar a conta desejada.


Os critérios de seleção e filtro do Período do Extrato podem ser: "Últimos 7 dias", "Últimos 15 dias", "Últimos 30 dias" e "Personalizado". A exibição do Saldo é correspondente ao período de pesquisa utilizado.


Para utilizar o Filtro, o usuário poderá digitar toda e qualquer informação referente a movimentação: Data, Descrição, Valor (R$), Operação e Saldo (R$).

Exportação do Extrato - Processos e Orientações

  • Para copiar os dados, clique em

  • Para exportar para PDF, clique em

  • Para exportar para CSV, clique em

  • Para exportar para Excel, clique em

Controle de Acesso 

No Módulo Itec Suíte > Configuração > Controle de acesso, é definido qual grupo de usuário terá permissões e restrições de acesso às funcionalidades referentes a Conta Digital.


Atenção

No momento, somente a função de excluir ordem de pagamento não estará disponível para uso.

Contas a Pagar

Consulta Boleto Stone 

Com o parâmetro "STONE_BANKING_HABILITADO" habilitado, as telas do Módulo Financeiro (informadas abaixo) que permitem a inclusão e manutenção de código de barras em duplicatas terão a Consulta Boleto Stone, através do botão :








Agendamento/Pagamento Stone Banking 

No Módulo Financeiro > Contas a pagar > Baixas > Pagamento Conta Digital Integrada, serão feitos agendamentos e pagamentos de títulos junto a Conta Stone:


Atenção

Se o parâmetro "STONE_BANKING_HABILITADO" estiver desabilitado com a opção "0 = NÃO", o sistema exibirá um alerta informando que o parâmetro precisa estar ativado para utilizar esse processo:

Na aba "A Pagar", o usuário identificará títulos que poderão pertencer a uma ordem de pagamento. Para localizar os títulos, as seguintes regras serão consideradas:

  1. A duplicata não pode pertencer a nenhuma ordem de pagamento Stone Banking Ativa (Status: 8 - Stone - Ordem de Pagamento).

  2. A duplicata não pode ter sido enviada em arquivo CNAB e ainda estar em tratativa (Status: 5 - Aguardando retorno Banco, 6 - Pagamento Agendado e 7 - Rejeitada).

  3. Duplicata deve estar ativa no sistema, com saldo a pagar (Status: 0 - Não Liquidadas ou 2 - Liquidada Parcial).



Funcionalidade da Tela - Opções e Processos

  1. Grupo Econômico: o sistema apresentará os grupos econômicos cadastros e a seleção é única.

  2. Contas Bancárias: serão listadas apenas as contas que possuem vínculo com Stone e pertençam ao grupo econômico selecionado.

    1. Nome da Conta: será informado o nome cadastrado na conta bancária.

    2. Saldo Conta e e ícone de visualização : por padrão, essa informação ficará oculta. Se o usuário possuir permissão, o saldo será apresentado; se não possuir, o sistema informará que o usuário não é autorizado:



      (informação) Para verificar se o usuário tem permissão para visualizar o saldo, acesse o módulo Configuração - Cadastros especiais - Permissões - Grupos de usuários - Cadastro - Aba: Outros Procedimentos e selecione o Grupo de Usuários correspondente.
           Se o procedimento estiver com , está autorizado; se estiver em branco, está recusado.

  3. Período - Vencto da duplicata: informar data inicial e data final para localização de duplicatas. Como padrão, informará a data atual em ambos os campos.

  4. Acrescentar à relação já existente: por padrão, o checkbox fica desabilitado. Ao ser habilitado, deve manter no grid a pesquisa já existente e inserir as duplicatas encontradas na nova pesquisa.

  5. Somente duplicatas com código de barras: por padrão, o checkbox fica habilitado e, como resultado da pesquisa, deve inserir no grid apenas duplicatas que possuem código de barras informado.

  6. Todos os Fornecedores: por padrão, o checkbox fica habilitado para não restringir a pesquisa de duplicatas a um ou outro fornecedor. Ao ser desmarcado, os campos "Código" e "Nome fornecedor" são habilitados para pesquisa específica.

  7. Filtrar por título: por padrão, o checkbox fica desabilitado, permitindo a localização de duplicatas a pagar pelo número do título e código de barras. Ao ser habilitado, os campos "Nr título para pesquisa" e "Código de Barras" são habilitados para pesquisa específica. O checkbox "Pesquisa pelo título após digitação e incluir no grid" também é ativado e, quando habilitado, deverá inserir automaticamente a duplicata no grid após a consulta por número de título ou código de barras.

  8. Após realização de pesquisa e apresentação dos resultados, ao clicar com o botão direito do mouse em uma duplicata, o usuário poderá: "Visualizar dados de duplicata" e "Alteração de duplicata".
    1. Visualizar dados de duplicata: o usuário será direcionado a tela: Contas a pagar - Lançamentos - Individual com a duplicata selecionada já apresentada na tela.
    2. Alteração de duplicata: o usuário será direcionado a tela: Contas a pagar - Alteração de duplicatas - Duplicata com a duplicata selecionada já apresentada na tela.

  9. O botão deve ser utilizado após o usuário selecionar um grupo econômico e uma ou mais duplicatas e o usuário será direcionado para realizar as tratativas do processo Ordem de Pagamento, com as duplicatas previamente selecionadas.

    (aviso) Regra de Funcionamento (aviso):
    1. Não devem ser enviadas duplicatas sem código de barras. Se o usuário selecionar uma duplicata sem código de barras, o sistema informará que pelo menos uma duplicata não pode ser paga e perguntará ao usuário se deseja continuar o processo somente com as duplicatas permitidas para pagamento. Clicando em "Sim", a tela de Ordem de Pagamento será aberta com as duplicatas aptas a serem pagas. Clicando em "Não", o processo de pagamento será cancelado, permanecendo nesta tela.

  10. O botão copia os dados da grid para que o usuário possa utilizá-los em outros aplicativos e/ou programas.

Ordem de Pagamento Stone Banking

Processo Ordem de Pagamento

Para abrir a tela de Ordem de Pagamento Conta Digital Integrada, acesse o Módulo Financeiro - Contas a pagar - Baixas - Pagamento Conta Digital Integrada - Aba: A pagar. Como informado neste documento, no item 4 do menu "Dados de Pesquisa - Opções e Processos", o botão  apresentará as duplicatas selecionadas anteriormente e que atendem aos critérios e regras estabelecidas.



Ordem de Pagamento - Processos e Orientações


  1. Contas Bancárias, Nome da Conta e Saldo Conta: o sistema apresentará os dados selecionados na interface anterior.

  2. Tipo de Período: para pesquisa, o usuário poderá selecionar Data Atual, Data da Duplicata e Data Específica.

    • Com a opção "Data da Duplicata", o pagamento será feito de acordo com a data da duplicata. Se o usuário estiver realizando pagamento de mais de uma duplicata, os pagamentos serão realizados de acordo com suas respectivas datas, mesmo que sejam posteriores.

      (seleção) Exemplo: se a data de uma duplicata for a mesma do dia atual e a data de outra duplicata for futura, o sistema realizará os pagamentos de acordo com a data de cada uma: data atual = será paga no mesmo dia; data futura = sistema realizará agendamento do pagamento.

    • A pesquisa feita na opção "Data Específica" deve ser de uma data futura, com limite de um ano posterior a data. Se o usuário informar uma data posterior ao limite, o sistema alertará do procedimento, mas permitirá que o usuário dê continuação ao processo.
  3. Botão : após localizar e selecionar a(s) duplicata(s) no grid, utilize este botão para pagar ou agendar o pagamento.

    Quando uma duplicata possuir uma Ordem de Pagamento junto a Stone (esteja com status de sucesso ou falha), a duplicata deverá ter o status atualizado para "Status 8 - Stone - Ordem de Pagamento", significando que a duplicata estará em processo de pagamento com a Stone e o usuário poderá observar mais informações na aba "Acompanhamento".

  4. Após a efetivação do pagamento, o status da duplicata será alterado de "8 - Stone - Ordem de Pagamento" para "Liquidado (1 ou 2)".

  5. Quando houver finalização de uma ordem de pagamento, onde o status for "FINISHED", o sistema deverá gerar o registro bancário correspondente a este pagamento na respectiva conta e alimentar os dados de pagamento da duplicata na aba "Pagamentos efetuados".

    Para acessar o extrato bancário, acesse o módulo Financeiro - Bancário - Consultas - Extrato bancário:


Retorno Ordem de Pagamento Stone Banking 

A tela de Retorno Ordem de Pagamento Stone Banking é aberta somente quando houver alguma inconsistência e/ou erro na ordem de pagamento:

Atenção

Após a efetivação de um pagamento, no Módulo Financeiro > Contas a pagar > Baixas > Consulta\Exclusão, não será possível excluir ou alterar as informações de pagamento da duplicata.

Ocorrências Stone

Em toda movimentação de duplicata com o Stone Banking será gerada uma Ocorrência Stone vinculada a essa duplicata, que poderá ser observada no Módulo Financeiro > Contas a pagar > Lançamentos > Individual > Aba: Ocorrências Pgto:

Acompanhamento de Ordens de Pagamento 

Para facilitar a validação e acompanhamento das Ordens de Pagamento Conta Digital Integrada, as informações dos pagamentos serão apresentadas no Módulo Financeiro > Contas a pagar > Baixas > Pagamento Conta Digital Integrada > Aba: Acompanhamento:


Funcionalidade da Tela - Opções e Processos

  1. Grupo Econômico: o sistema apresentará os grupos econômicos cadastros e a seleção é múltipla.

  2. Contas Bancárias: serão listadas apenas as contas que possuem vínculo com Stone e pertençam ao grupo econômico selecionado. A consulta pode ser individual ou múltipla.

  3. Todos os Fornecedores: por padrão, o checkbox fica habilitado para não restringir a pesquisa de duplicatas a um ou outro fornecedor. Ao ser desmarcado, os campos "Código" e "Nome fornecedor" são habilitados para pesquisa específica.

  4. Filtrar por título: por padrão, o checkbox fica desabilitado, permitindo a localização de duplicatas a pagar pelo número do título e código de barras. Ao ser habilitado, os campos "Nr título para pesquisa" e "Código de Barras" são habilitados para pesquisa específica.

  5. Filtrar por período: por padrão, o checkbox fica desabilitado para não restringir a pesquisa de duplicatas a um período. Ao ser habilitado, as opções "Data de Vencimento", "Data de Agendamento" e "Data de Pagamento" são habilitadas para pesquisa específica.

  6. Status de Pgto Stone: por padrão, a opção "Geral" fica habilitada para não restringir a pesquisa de duplicatas a um status de pagamento. Ao marcar outra opção, é desmarcada. Para seleção múltipla, a opção "Geral" deve estar desmarcada.

  7. O botão executará uma nova consulta para atualizar o Status dos pagamentos. .

    (aviso) Regra de Funcionamento (aviso):
    1. O botão deve ser utilizado após o usuário selecionar um grupo econômico e uma ou mais duplicatas e realizar a pesquisa.

  8. O botão exclui a ordem de pagamento selecionada. 

    (aviso) Regra de Funcionamento (aviso):
    1. O usuário conseguirá excluir a ordem de pagamento desejada se estiver com um desses status: Cancelado, Rejeitado, Falha ou Expirado. O sistema solicitará confirmação da exclusão e informará instruções posteriores.

    2. Se a ordem de pagamento estiver com status diferente dos citados acima, o sistema informará que não é possível excluir a ordem de pagamento diretamente no Linx Itec. O usuário deve realizar a solicitação no portal administrativo da conta ou através do aplicativo Stone, para depois cancelar no Linx Itec.


Atenção

Quando a duplicata for paga com Stone Banking, não será permitido alterar e/ou excluir os dados de pagamento.

Implementações e Validações em Relatórios

Nas consultas dinâmicas de duplicatas, no Módulo Financeiro > Contas a pagar > Consultas > Dinâmica e Liquidadas dinâmica, foi adicionada a opção , para listar apenas Duplicatas com Ordem de Pagamento (que estejam ativas):







No Módulo Financeiro > Contas a pagar > Consultas > Duplicatas, foi adicionada a opção , para listar apenas Duplicatas com Ordem de Pagamento (que estejam ativas):

Contas a Receber

Configurações - Permissão de Usuários 

No Módulo Configuração > Cadastros Especiais > Configurações > Empresa > Aba: Outros Procedimentos, foram criados procedimentos para liberação de usuários que terão acesso a cancelar boletos de cobrança e vincular/remover carteira de cobrança a uma conta Stone:





No Módulo Itec Suíte > Configuração > Controle de acesso, criada funcionalidade para liberação de usuários que terão acesso a configurações de envio de e-mail, informações de servidor e dados relacionados a cada processo:

 

Controle de Acesso - Processos e Orientações

Para habilitar esta ou outras funcionalidades ao usuário ou grupo de usuário, informe o código do grupo/usuário e clique em para pesquisar.

Ou clique com o botão esquerdo do mouse na lupa de pesquisa e clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse para selecionar a opção desejada:

Após selecionar o grupo/usuário desejado, clique em para habilitar a funcionalidade.

Configurações em Carteira de Cobrança - Geração de Boletos 

Para geração de boletos emitidos por contas do Banco Stone, o usuário deve fazer a configuração da Carteira de Cobrança, que serão vinculadas à Conta Digital Integrada, no Módulo Itec Suíte > Financeiro > Carteira de Cobrança:


Funcionalidade da Tela - Opções e Processos

  1. Código, Nome da Carteira e Status Carteira: o sistema apresentará o código sequencial conforme cadastro da Carteira de Cobrança, a descrição e o status da carteira, podendo ser Ativo ou Inativo.

    (informação) A inativação do cadastro pode ser feita selecionando a opção "Inativo" e clicando em .

  2. Código Banco e Nome Banco: o sistema apresentará o código e nome do banco a qual a carteira está vinculada. Neste momento, apenas o banco "197 - Stone Pagamentos S.A" estará disponível para uso.

  3. Regras de Cobrança: as opções de Juros, Multa e Desconto podem ser ativadas ou desativadas clicando nos botões e .
    1. Cobrar juros e Cobrar multa: o usuário deverá configurar se a cobrança de juros e multa serão feitas a partir do vencimento da fatura ou após 1 ou mais dias do vencimento e informar os valores de Juros Dia (%) e Multa (%).
    2. Desconto: o usuário deverá configurar se o desconto será oferecido 1 ou mais dias antes do vencimento e informar o valor de Desconto (%).
    3. Limite Pagamento: o usuário deverá configurar se o limite de pagamento será até o dia do vencimento ou determinar o pagamento até 1 ou mais dias pós vencimento.

      (informação) Se o usuário informar um número de dias após vencimento para Juros e/ou Multa, a data limite de pagamento será igual ou maior que estas, conforme exemplo abaixo:




      Limites de Juros, Multa e Desconto - Estabelecidos Por Lei


      • Limite de juros: 1% ao mês = 0,033%.

      • Limite de multa: de 0.0% a 2.0%.

      • Limite de Desconto: de 0.0% a 90.0%.
  4. Lista de Carteiras de Cobrança: para pesquisar e selecionar as carteiras de cobrança cadastradas, clique na lupa em "Código da Carteira":



    Atenção

    No Módulo Configuração > Cadastros básicos > Bancos (Instituições financeiras) > Parâmetros de cobrança (carteiras de cobrança), se o usuário tentar cadastrar uma carteira vinculada ao Banco Stone, o sistema informará que o cadastro deve ser feito no Módulo Itec Suíte.

Vincular Carteira de Cobrança com Conta Stone 

Após cadastrar as carteiras de cobrança que serão utilizadas com a Conta Bancária, é necessário realizar o vínculo delas.

No Módulo Itec Suíte > Financeiro > Conta Digital Integrada > Conta Bancária > Aba: Manutenção > Aba: Ações, clique no botão na conta selecionada para vínculo:



Ao final da tela, na seção "Carteiras de Cobrança Vinculadas", clique na lupa em "Código da Carteira" para pesquisar e e selecionar as carteiras de cobrança cadastradas. Após selecionar a carteira desejada, clique em :


Geração de Boleto de Cobrança 

A geração de boletos de cobrança com a Stone é feita no Módulo Financeiro > Contas a receber > Impressões > Boleto Cobrança Conta Digital Integrada:

Atenção

Para acessar esta tela, o parâmetro "STONE_BANKING_HABILITADO", apresentado nesta documentação (menu: Itec Configuração), deve estar habilitado com a opção "1 - SIM".

A pesquisa de duplicatas apresentará somente as Duplicatas em Aberto (Não Liquidadas/Liquidadas Parcial) que não possuam boleto de cobrança ativo.

Geração de Boleto de Cobrança - Processos e Orientações

  1. Para gerar o boleto de cobrança, o usuário deve informar os Dados Bancários e de Cobrança: Contas Bancárias e Carteira de cobrança;

  2. A opção de boleto será do tipo "Cobrança".

  3. Validações que o sistema realizará na geração do boleto:

    1. Data de vencimento da(s) duplicata(s)não emitindo o boleto quando estiver vencido;

    2. Se todas as duplicatas atendem ao valor mínimo/máximo de geração de boleto da conta selecionada. O sistema informará se uma ou mais duplicatas não atingirem o critério de valor para geração do boleto e perguntará ao usuário se deseja prosseguir sem a geração destes.

    3. Por fim, da configuração de taxa de emissão de boleto, se haverá ou não a adição do valor.


  4. Para imprimir o boleto, o usuário deve habilitar a opção .

  5. O botão gera 1 (um) boleto para cada duplicata.

    Após confirmar a geração do boleto, o usuário poderá salvá-lo em arquivo de formato ".pdf" e enviá-lo por e-mail (informado no cadastro do cliente, no módulo Financeiro - Cadastro - Clientes - A prazo):

Monitoramento de Status de Boleto de Cobrança - Processos e Orientações

No Módulo Financeiro > Contas a receber > Lançamentos > Aba: Histórico duplicata, serão apresentadas as informações de alteração de status de boleto de cobrança.

Baixa de Boleto - Processos e Orientações

  • Quando um boleto de cobrança tiver seu status alterado para "Pago", deverá ser realizada a baixa do contas a receber e a sua movimentação bancária, mesmo processo realizado atualmente na Baixa de duplicata individual.

  • O status da duplicata será "1 - Liquidada Totalmente".

No Módulo Financeiro > Contas a receber > Lançamentos > Aba: Baixas, no processo de lançamento da baixa/quitação de um Boleto de Cobrança, foi adicionada a coluna "Dif. Taxa" para que seja atribuída uma possível diferença de valor entre o valor de taxa de emissão de boleto configurada no sistema e a taxa realmente aplicada na quitação do boleto.

(informação) A coluna será utilizada quando foi cobrada a taxa de emissão do cliente e ela está divergente da configuração feita no sistema.


  • Valor Taxa: taxa que foi efetivamente cobrada pelo banco e será recebida como "fee" no retorno de baixa.


  • Valor Dif Taxa: diferença entre a taxa que foi adicionada na geração do boleto e a taxa que efetivamente foi cobrada.

Acompanhamento de Cobrança Stone Banking - Processos e Orientações

No Módulo Financeiro > Contas a receber > Acompanhamento Cobrança Conta Digital Integrada, é realizada atualização do status, impressão do boleto, solicitação de cancelamento de boleto e envio do boleto via e-mail:


  • Botão : copia os dados da grid para que o usuário possa utilizá-los em outros aplicativos e/ou programas.

  • Botão : consulta e atualiza o status de cada boleto selecionado no grid.

  • Botão : ao executá-lo, o sistema validará a permissão de usuário (citado neste documento, no menu Itec Configuração) e os status do boleto. Se for pago ou possuir uma ordem de pagamento em progresso, o sistema não permitirá o cancelamento.

  • Botão : mesmo processo na geração do boleto, onde o usuário poderá salvá-lo em arquivo de formato ".pdf".

  • Botão : mesmo processo na geração do boleto, onde o boleto será enviado por e-mail (informado no cadastro do cliente, no módulo Financeiro - Cadastro - Clientes - A prazo).