O Linx Big traz uma forma simples de realizar entrada de mercadorias através do XML.

Inicialmente, para começar uma entrada, é preciso ter em mãos o XML para iniciar o processo de entrada

É  necessário salvar o XML na Pasta C:\NFe, para iniciar o processo.

Para saber como realizar a baixa do XML no site da SEFAZ acesse o artigo Como Baixar XML do Site da Sefaz - Linx Big.

No Linx Big vá até o menu Operacional > Entrada/Compra, ou através do botão  na barra de menu rápido.



Figura 01 - Entrada/Compra


Digite no campo Fornecedor, o CNPJ ou nome do fornecedor e pressione a tecla Enter, em seguida,  clique no botão .


Figura 02 - Importar NFe


Em seguida, clique no botão .

Na sequência irá abrir a tela Manutenção de NF-e/XML de Entrada.


Figura 03 - Manutenção de NF-e/XML de Entrada


Em uma situação onde não existem divergências, basta somente  clicar no botão , para dar continuidade à entrada.

Em casos onde existem divergências (como na Figura acima) será necessário corrigi-las antes de prosseguir com a entrada, para isso  clique no botão .


Figura 04 - Detalhes da NF-e/XML de Entrada

Verifique quais as inconsistências encontradas em cada produto, observando os status da legenda.

Corrija de acordo com a necessidade para que todos os produtos apresentem status de associado (em verde).

Ao término das correções, clique no botão .


No exemplo da Figura acima existe um produto sem associação que deverá ser verificado.

Se realmente não houver cadastro do mesmo, basta clicar no botão .


Figura 05 - Confirmação


Após essa mensagem, irá aparecer uma tela de produtos, que irá ser feito o cadastro dos itens não associados.

Após cadastrar os produtos não associados, clique no botão , em seguida feche a tela.

Para saber mais sobre Cadastro de Produtos na Entrada, acesse a página Como Cadastrar Produtos na Entrada.


Figura 06 - Diferença entre Entrada e NF-e


Todos os produtos que estão com sinal de +, são produtos que vão ser inclusos na nota NF-e, em seguida,  clique no botão  após , clique no botão .

Antes de confirmar verifique se está tudo correto.


Na tela Entrada/Compras verifique se não há nenhuma divergência, se tiver alguma, verifique e corrija, em seguida selecione o botão , em seguida é só confirmar os dados estão corretos, e  clique no botão .

Se houver configuração para lançamento do contas a pagar será visualizada a tela de fechamento da nota onde será possível inserir o número da nota fiscal, bem como os dados para financeiro como Plano de Contas, valor de despesas, tipo de título, etc. 

Nos campos amarelos poderão ser digitados com as informações do boleto. 

Se houver parcelamento no boleto basta  clicar no botão  ou pela tecla de atalho F2 e em seguida confirme com o botão  ou pela tecla de atalho F3.


Figura 07- Fechamento da Nota


Irá aparecer a tela com os lotes constantes na nota fiscal, se for necessário proceda com a correção dos itens divergentes.

Estando tudo correto,  clique no botão  ou pela tecla de atalho F3.


Figura 08 - Lotes - Entrada


Em seguida, irá aparecer uma confirmação se deseja continuar a entrada com os lotes informados, clique no botão.


Figura 09 - Confirmação


Confirme para o fechamento de nota fiscal,  clique no botão .


Figura 10 - Confirmação