Introdução

A partir da versão 2.6.10.0 o Linx Farma Big conta com uma nova ferramenta para auxiliar nossos clientes num momento de adaptação e reinvenção, onde a prioridade é continuar ofertando os produtos de modo seguro e com preços competitivos.

Essa ferramenta inicia com um modelo padronizado, desenvolvido para atender as necessidades básicas de venda OnLine, onde futuramente uma versão mais completa será ofertada, dando inúmeras possibilidades de configuração para o usuário da plataforma, porém, pela urgência da situação essa oferta foi realizada para atendimento emergencial, tendo algumas limitações em sua configuração.

Abaixo segue 5 passos para que o usuário possa deixar o site de vendas OnLine preparado para receber vendas.

Passo 01


Assista o DicaLinx de como criar os meios de entrega


Criação de Meios de Entrega

Para maiores informações acesse o link abaixo:


Assista o DicaLinx de como criar os meios de entrega

Não foi possível renderizar excerpt. Já incluída a página #DicaLinx Big - FastFarma - Criação de Meios de Entrega.

Para saber mais opções para as entregas, acesse o link https://docs.linxcommerce.com.br/docs/configurando-planilha-de-frete-personalizada.


A criação dos meios de entrega é necessária para os casos onde a loja envia o produto ao cliente por meios próprios, motoboy por exemplo, e cobra um valor determinado para o serviço.

Na plataforma de admin, já logado com os dados de usuário e senha, vá até o menu Configs > Meios de entrega.


Figura 01 - Meios de Entrega


Por padrão já serão visualizados 2 formas de entrega que são Retirada na Loja e Entrega em Casa

O meio a ser alterado deve ser o Entrega em Casa,  clicando no ícone de edição, como ilustrado abaixo:


Figura 02 - Edição Meios de Entrega


No menu Forma de Entrega  defina o campo Tipo com a opção "Envio pela loja".


Figura 03 - Forma de Entrega - Tipo


Em seguida será necessário definir a faixa de cep´s que serão atendidos e seus respectivos valores.


Figura 04 - Configurações do Gateway


Basta ir até o menu Configuração do Gateway e  clicar na opção "Baixar arquivo modelo" , e será baixado uma planilha em excel, como no exemplo abaixo:


Figura 05 - Planilha Modelo


Preencha com a sua UF, faixa de CEP inicial e final, Peso inicial e final (com a observação que o peso deve estar = 0 zero), o Valor e os dias para entrega.

A planilha deve ser preenchida da mesma forma como no exemplo, sem virgulas, traços, cifrões, pois poderá interferir nos valores apresentados ao cliente quando o mesmo digitar o CEP.


Depois de preencher a planilha, salve-a e importe para o admin, através do botão   e para finalizar  clique no botão .


Tarefas Agendadas

Para que a plataforma assuma as configurações realizadas é necessário aguardar a subida dos dados, e para acompanhar essas tarefas basta ir ao menu Configs > Tarefas agendadas.


Figura 05 - Tarefas Agendadas


Nessa tela será possível acompanhar o progresso das ações realizadas, não somente dos meios de entrega, mas de todas as tarefas para o site.


Figura 07 - Progresso de Tarefas


É necessário aguardar a conclusão do progresso das tarefas para que as informações sejam validadas no site de compras.


Para saber mais opções para as entregas, acesse o link https://docs.linxcommerce.com.br/docs/configurando-planilha-de-frete-personalizada.

A criação dos meios de entrega é necessária para os casos onde a loja envia o produto ao cliente por meios próprios, motoboy por exemplo, e cobra um valor determinado para o serviço.

Na plataforma de admin, já logado com os dados de usuário e senha, vá até o menu Configs > Meios de entrega.


Figura 01 - Meios de Entrega


Por padrão já serão visualizados 2 formas de entrega que são Retirada na Loja e Entrega em Casa

O meio a ser alterado deve ser o Entrega em Casa,  clicando no ícone de edição, como ilustrado abaixo:


Figura 02 - Edição Meios de Entrega


No menu Forma de Entrega  defina o campo Tipo com a opção "Envio pela loja".


Figura 03 - Forma de Entrega - Tipo


Em seguida será necessário definir a faixa de cep´s que serão atendidos e seus respectivos valores.


Figura 04 - Configurações do Gateway


Basta ir até o menu Configuração do Gateway e  clicar na opção "Baixar arquivo modelo" , e será baixado uma planilha em excel, como no exemplo abaixo:


Figura 05 - Planilha Modelo


Preencha com a sua UF, faixa de CEP inicial e final, Peso inicial e final (com a observação que o peso deve estar = 0 zero), o Valor e os dias para entrega.

A planilha deve ser preenchida da mesma forma como no exemplo, sem virgulas, traços, cifrões, pois poderá interferir nos valores apresentados ao cliente quando o mesmo digitar o CEP.

Depois de preencher a planilha, salve-a e importe para o admin, através do botão   e para finalizar  clique no botão .

Tarefas Agendadas

Para que a plataforma assuma as configurações realizadas é necessário aguardar a subida dos dados, e para acompanhar essas tarefas basta ir ao menu Configs > Tarefas agendadas.


Figura 05 - Tarefas Agendadas


Nessa tela será possível acompanhar o progresso das ações realizadas, não somente dos meios de entrega, mas de todas as tarefas para o site.


Figura 07 - Progresso de Tarefas


É necessário aguardar a conclusão do progresso das tarefas para que as informações sejam validadas no site de compras.

Passo 02

Após ter criado os meios de entrega, poderá ser feito a criação das promoções.

Nesse artigo será realizada a criação de uma promoção como teste para um grupo de produtos (genérico), sendo possível a criação de várias outras promoções.

Assista ao vídeo DicaLinx de como criar promoções


Criação de Promoções

Para saber mais sobre promoções na plataforma de vendas OnLine acesse o link https://docs.linxcommerce.com.br/docs/promocoes.


Na plataforma admin vá até o menu Marketing > Promoções. 


Figura 01 - Marketing Promoções


Para criar a promoção basta  clicar no botão , ou se já houver uma promoção cadastrada basta selecionar o ícone de edição para altera-la.


Figura 02 - Listas de Promoções


Selecione a promoção desejada, no exemplo será utilizada a Promoção em produtos e na sequência selecione o tipo de desconto do produto.

No exemplo será utilizado por categoria, ou seja, por grupo de produto.


Figura 03 - Desconto por Categoria


Nos menus laterais esquerdos deverá preencher os campos de acordo com a necessidade.

Defina o nome da promoção.


Figura 04 - Menu Dados Gerais


No próximo menu preencha os campos.


Figura 05 - Menu Disponibilidade


No menu Condições e Benefícios defina a categoria (grupo) do produto e na seção "Oferta: Desconto no item" defina o tipo de desconto e o percentual que será aplicado.


Figura 06 - Menu Condições e Benefícios


Ao término das configurações  clique no botão .

Verifique as Tarefas Agendadas para verificar se existem processos aguardando conclusão.

Passo 03


Assista o DicaLinx de como acompanhar o fluxo dos pedidos


Fluxo de Pedido

Para saber mais sobre fluxo do pedido acesse o link https://docs.linxcommerce.com.br/docs/entendendo-o-que-e-um-fluxo.


Nessa tela poderá ser observada todas as movimentações realizadas no site, todo o histórico dos pedidos e com eles o seu status.

Acompanhar o fluxo dos pedidos é extremamente importante, pois no momento toda a integração do site com a tela de vendas do Linx Big é manual, ou seja, depende de interação do usuário do sistema para realizar a conclusão das vendas.

Na plataforma Admin vá até o menu Backoffice > Pedidos.


Figura 01 - Pedidos


Será aberto a tela com todos os pedidos realizados, podendo ser feito uma pesquisa filtrando o status do pedido .

Para editar o pedido basta selecionar o botão de edição destacado na imagem abaixo com a seta azul.


Figura 02 - Acompanhamento Fluxo de Pedidos


Nesse momento é detalhado os dados do pedido, formas de pagamento, etc.


Figura 03 - Detalhes do Pedido


Com os dados do pedido será necessário realizar a venda para o cliente com as condições, valores, dados do cliente, etc, idênticos aos dados fornecidos nessa tela.

No destaque na figura acima, no botão  poderá ser modificado o status do pedido, isso quando o mesmo for realizado o processo de entrega no Linx Big. 

Muita atenção ao executar a alteração do fluxo do pedido, pois se o mesmo for feito de forma errada poderá por exemplo, cancelar e estornar o pagamento no PayHub.

Para saber mais sobre como realizar as vendas no Linx Big, acesse o artigo 4 - Vendas no Linx Big.

Para saber como realizar a finalização do pedido, após a concretização da venda no Linx Big, acesse o artigo 5 - Finalização de Pedidos no Admin.

Passo 04


Essa melhoria está disponível a partir da versão 2.6.10.0.

Assista ao vídeo DicaLinx de como realizar as vendas no Linx Big


Vendas no Linx Big

O procedimento exemplificado no vídeo DicaLinx refere-se à versões inferiores a 2.6.10.5.

As vendas realizadas com o FastFarma, terão que seguir todas as informações que foram incluídas no site, da descrição do cliente até o preço praticado, lembrando que a venda deverá ser realizada em modo entrega na tela de vendas.


Após o cliente realizar todo o fluxo de vendas no site do FastFarma, será necessário registrar a venda no caixa da tela de vendas como entrega.

Para isso é necessário ter todos os dados inseridos no site para conseguir concluir a venda.

Para saber mais sobre o fluxo dos pedidos realizados no site de compras, acesse o artigo 3 - Fluxo de Pedidos.

Configurações Antes da Venda

Antes de iniciar a venda no Linx Big, será necessário verificar o cadastro da credenciadora, para isso vá até o menu Cadastros > Financeiros > Credenciadoras de Cartões e observe se foi incluída a credenciadora Linx PayHub automaticamente.


Figura 01 - Credenciadoras de Cartão

Para os casos de multiloja a credenciadora será criada no escritório.

Em seguida vá até o menu Configurações > Filiais > Cartões e Convênios na aba Cartões e efetue a marcação do campo Solicitar dados das transações de cartão na seção "POS (Maquineta)"  e escolha a opção Ao emitir o Cupom Fiscal .


Figura 02 - Configurações da Filial


Verifique também se a credenciadora Linx Pay Hub está aparecendo na seção Credenciadoras Cadastradas .


Em seguida é preciso definir o tipo de autorização no fechamento da venda, para isso vá até o menu Configurações > Fechamento da Venda, e no tipo de pagamento escolhido defina a opção "Perguntar", como exemplificado abaixo.


Figura 03 - Configurações do Fechamento da Venda

Tela de Vendas

Depois de todas as configurações acima realizadas, basta efetuar a venda de acordo com os dados fornecidos no pedido feito.

Abra a tela de vendas no modo entrega e inclua os dados do cliente, endereço, produto, preço e na finalização tecle ESC e escolha a opção .

Confirme o endereço de entrega.


Figura 04 - Endereço para Entrega


E em seguida escolha a forma de pagamento (a mesma utilizada no site de venda), no exemplo abaixo será utilizado a forma de cartão de crédito.


Figura 05 -Tipo de Pagamento


Após escolher o tipo de pagamento (no exemplo citado "cartão de crédito") e clicar no botão selecione a opção Maquineta e seguirá para a tela de digitação dos dados da transação.


Figura 06 - Transação de Cartão


Preencha todos os campos  de acordo com o que foi especificado no site, Bandeira , credenciadora, NSU de autorização , Número de autorização , código da transação e o tipo de parcelamento e em seguida  clique na opção  a venda será finalizada e o cupom será emitido com as informações necessárias para a entrega ao cliente.

Após a finalização da venda será necessário realizar a movimentação do pedido no site admin.



Para saber como realizar a finalização do pedido acesse o artigo 5 - Finalização de Pedidos no Admin.

Na tela de venda, mude para o modo Entrega através das teclas de atalho Ctrl + F4 e inclua os dados do cliente obtidos no site, e o produto.

Pressione as teclas de atalho Ctrl + F5 para habilitar o pagamento com TEF Online.


Figura 04 - Venda Entrega - Forma de Pagamento OnLine


Após incluir o produto desejado finalize a venda através do botão "ESC".


Figura 05 - Finalizar Venda - FastFarma


Selecione a opção  e seguirá para a próxima tela.


Figura 06 - Endereço para Entrega


Selecione o endereço para realizar a entrega, onde terá a taxa que será cobrado para o determinado endereço.

Pressione  e seguirá para a próxima tela.

Escolha o tipo de pagamento cartão e aparecerá a seguinte tela:


Figura 07 - Pagamento da Venda


Após escolher o tipo de pagamento e clicar no botão seguirá para a próxima tela.


Figura 08 - Transação de Cartão


Preencha os campos necessários e em seguida  clique na opção  a venda será finalizada com sucesso.

Após a finalização da venda será necessário realizar a finalização do pedido no site admin.

Passo 05

A finalização do pedido deve ser feita manualmente.

Nessa manutenção do pedido será preciso a alteração do fluxo do pedido.

Essa alteração deve ser realizada a partir do momento que o status do pedido esteja como "Pagamento Aprovado", onde comprova-se que a venda no site teve todo o processo concluído, e o mesmo agora aguarda o recebimento da mercadoria por parte da farmácia.


Assista ao vídeo DicaLinx de como finalizar o status do pedido no site admin


Finalização de Pedidos no Admin

Para saber mais sobre fluxo do pedido acesse o link https://docs.linxcommerce.com.br/docs/entendendo-o-que-e-um-fluxo.

Acompanhamento do Pedido para Iniciar Venda

Para acompanhar o pedido em seu Status de Pagamento Aprovado, vá até o menu Backoffice > Pedidos e filtre os pedidos com esse status e selecione o botão de edição, como ilustrado na imagem abaixo:


Figura 01 - Pedidos com  Pagamento Aprovado


Em seguida realize a venda no Linx Big.

Venda no Linx Big

Para saber mais como realizar a venda no Linx Big acesse o artigo 4 - Vendas no Linx Big.

Finalização do Pedido no Admin

Após finalizar a venda e enviá-la para entrega, volte no detalhe do pedido e no botão  selecione o status (6) Pedido - Enviado e em seguida no botão  para que o cliente que realizou a compra possa acompanhar o andamento de seu pedido.


Figura 02 - Mudança do Status do Pedido


Depois que o pedido for entregue pela farmácia ao comprador, e retornar à loja com as documentações comprobatórias da entrega, o status do pedido poderá ser alterado para (7) Pedido - Entregue, finalizando assim o fluxo do pedido no site admin.